A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência - Conhecimento/saber/poder

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência - Conhecimento/saber/poder"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência - Conhecimento/saber/poder
Trabalho elaborado por: Andreia Oliveira Nº ºC Cláudio Costa Nº ºC Dulce Brites Nº ºC Vânia Bernardino Nº ºC

2 Caracterização da cultura Científico-tecnológica
Ao falarmos de cultura científico-tecnológica estamos a referir-nos: À cultura contemporânea À cultura ocidental À cultura dos povos industrializados À cultura que assenta em processos científicos-tecnológicos A ciência e a técnica determinam a mentalidade e o modo de viver do homem. A ciência está sempre presente na nossa vida através de todas as situações por que se passa na vida quotidiana, tornando-se como algo familiar para os humanos visto que dependem dela. A técnica e a ciência proporcionam ao homem conforto e bem-estar.

3 Ciência – uma forma de saber e uma forma de poder
A ciência é vista por nós como algo de dilemático (aspectos que nos fascinam e outros que nos amedrontam) a ciência é a manifestação reveladora do que é novo e do progresso. Do século XV ao XVII, o conhecimento científico passa por uma grande expansão, possibilitando a descoberta de determinadas coisas até então desconhecidas. A ciência é considerada o instrumento do domínio da natureza, com a invenção da máquina, o homem concretiza o sonho de dominar a natureza e de a controlar de um modo seguro e eficiente. A ciência é como um saber superior Com o Iluminismo e o Positivismo a ciência é transformada numa quase religião; É separada completamente do conhecimento vulgar; A ciência apresenta uma complexidade de linguagem e complexidade de teorias; A ciência é algo de inacessível ao comum das pessoas; O cientista é visto como um ser superior, diferente dos outros homens. A Ciência é um agente transformador das nossas vidas Tanto pode fabricar coisas benéficas para a nossa vida como coisas de enorme potencial destrutivo; A ciência apresenta aspectos bipolares e contraditórios.

4 Pressupostos do cientismo
Antigamente A ciência era um mito Acreditava-se que o homem adquiria conhecimento absoluto Criou-se o cientismo – confiança absoluta no homem em resolver questões teórico-práticas, através da racionalidade científica. Pressupostos do cientismo: A ciência é um conhecimento verdadeiro; A ciência é a única forma de acesso à realidade; A ciência é autónoma; As ciências da natureza são ciências por excelência; A ciência só aceita conclusões que se obtêm a partir do método cientifico; A ciência fornece explicações causais; Os objectivos da ciência são a previsão e o controlo exacto dos fenómenos que ocorrem.

5 Aspectos positivos da ciência
A ciência trouxe enormes benefícios para a humanidade entre os eles destacam-se estes: Criação de máquinas capazes de fazer tarefas humanas; Progressos na medicina e a democratização dos recursos; Possibilitou um acesso à instrução, à cultura e à informação a um nível planetário e em tempo real. Possibilitou o aumento da população; O aumento dos recursos naturais; Refutação de antigos medos, doenças, crenças e mitos. A ciência invadiu a sociedade dando-lhe um caris cientifico e hierarquizado de interesses. É usada para validar ideias e teorias.

6 Factores da queda do cientismo
Os principais factores que contribuíram para a queda do cientismo foram: O desenvolvimento das investigações científicas revelou que as leis nem sempre são verdades indubitáveis, mas sim relativas, e revisíveis; Constatou-se que a ciência e a tecnologia não fornecia aos homens a felicidade desejada; Os homens aperceberam-se de que, com a ciência, surgiam novas situações que se constituíram como áreas problemáticas.

7 Análise do conceito de tecnociência
Antigamente: A realidade era caracterizada em termos dualistas: Pensamento / Acção Espírito / Matéria Inteligível / Sensível Saber / Fazer Teoria / Prática Intelectual / Manual Com o desenvolvimento da civilização industrial começou-se a fortalecer a relação entre a ciência e técnica. O conhecimento passa a ter características tecnológicas.

8 Tecnociência consiste assim na relação que existe entre tecnologia e ciência. Uma depende da outra. Existe assim uma actividade interventiva e imprescindível por parte da tecnologia para a ciência. A ciência já não é um saber, mas sim uma forma de dominar, transformar, controlar, manipular e agir. A tecnologia possibilita assim ao homem um poder sem limites. Já não há oposição entre: Pensamento / Acção Espírito / Matéria Inteligível / Sensível Saber / Fazer Teoria / Prática Intelectual / Manual


Carregar ppt "Ciência - Conhecimento/saber/poder"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google