A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Argumentação e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Argumentação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Argumentação e Comunicação
Introdução O discurso é comunicação, é utilização de uma determinada linguagem para transmitir uma mensagem. Assim, a linguagem resulta da utilização de um sistema de signos (ex: os signos verbais) que visam transmitir ideias, saberes, conhecimentos. Deste modo, é fundamental ter em conta os seguintes aspectos: o sentido do nosso discurso para que o receptor nos possa compreender; A utilização de uma língua : conhecimento da gramática, significado dos termos; Os sujeitos participantes – receptor – auditório.

2 Lógica e argumentação O pensamento e a linguagem
O homem vive, sente, experiencia e transforma a experiência em pensamento que se transmite pela linguagem. O pensamento é, por vezes, considerado como algo formal, desprovido de conteúdo Objecto da Lógica Perspectiva histórico-filosófica : existiu, desde cedo, a preocupação em estabelecer uma relação entre o pensamento e a linguagem no sentido de uma interdependência. Ex: Parménides, Sofistas, Aristóteles Séc.XX– Heidegger e Wittgenstein- desenvolvimento da filosofia da Linguagem.

3 Síntese O pensamento serve para dar sentido às palavras; a linguagem permite a organização e a transmissão do pensamento. Linguagem e Comunicação: Expressão e comunicação são duas actividades complementares: Assim, transmitimos saberes às gerações seguintes através da linguagem; Mas esta também tem uma função representativa– designar, identificar o objecto através de uma sucessão organizada de sinais.

4 Função Argumentativa da Linguagem
Para além de outras funções ( poética, apelativa, expressiva, etc), a linguagem possui uma vertente argumentativa presente em múltiplas situações da nossa vida quotidiana. O que é Argumentar? É apresentar argumentos; ou seja, razões a favor ou contra uma determinada tese. A Argumentação é pessoal, dirige-se a indivíduos em relação aos quais o locutor se esforça por obter a adesão, o acordo. Mas querer persuadir implica reconhecer no outro capacidades e, ainda, liberdade para aderir ou discordar do nosso ponto de vista. Portanto, argumentar pressupõe o diálogo e a controvérsia,logo,o respeito pelo outro, a intersubjectividade. Campos de Aplicação: Política, Direito, Publicidade Distinção Demonstração Lógica e Argumentação: ver Quadro comparativo do manual Desde Platão e Aristóteles que existe esta distinção entre um discurso formal, lógico e um discurso de opinião– dialéctica. Actualmente, os estudos de Perelman permitem uma certa autonomia e desenvolvimento das condições e técnicas da argumentação.

5 O Acordo

6


Carregar ppt "Argumentação e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google