A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !"— Transcrição da apresentação:

1 CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
FIQUE SABENDO de nov a 1 de dez CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !

2 A CAMPANHA É UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE NO ENFRENTAMENTO DO DIAGNÓSTICO TARDIO EM NOSSO ESTADO
De cada 100 portadores do HIV acolhidos em nossos serviços de referência (SAE), 42 chegam com sinais e sintomas de aids, com a saúde e a imunidade já comprometidas!

3 METAS DA CAMPANHA Testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV na vida. Acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem teste, ajudando-as a superar o medo de realizá-lo! Acompanhar TODOS os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames.

4 O Município vai participar do Fique Sabendo 2012?
SIM 1º passo: cadastramento on-line do município participante na pág. do CRT DST/AIDS Prazo máx.: 21 de Setembro de 2012!

5 Municípios cadastrados nas campanhas Fique Sabendo 2008 a 2011
376 mun.-140 com PAM 2009 449 mun.-139 com PAM 2010 473 mun.-145 com PAM 2011 507 mun com PAM 41 milhões de habitantes municípios e destes 145 prioritários para o controle da aids.

6 AS 4 CAMPANHAS REALIZADAS

7 AS 4 CAMPANHAS REALIZADAS

8 AS PESSOAS QUE SÃO TESTADAS NA CAMPANHA E TÊM RESULTADO REAGENTE ESTÃO EM ACOMPANHAMENTO NOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA (SAE)?

9 FIQUE SABENDO 2009 E 2010 CASOS HIV + N= 815
151 mun 47% c/ PAM 2010 156 mun. 42% c/ PAM 221 mun. 39% c/ PAM

10 Situação de portadores do HIV testados nas campanhas Fique Sabendo 2009 e 2010 pelo método convencional com suporte do estado 815 Pessoas com resultado reagente para HIV 245 (30%) não realizaram exame de CD4 até dez/ de 2011 – PERDA !!!! Além destas, 183 Pessoas que se testaram durante a campanha tem passagem pelo SAE (registro de CD4 realizado). Destas 48% (88) não têm registro de realização de CD4 posteriormente à testagem na campanha. PERDA DE SEGUIMENTO!!!!

11 ABORDAGEM CONSENTIDA FOI REALIZADA???
Conclusão 333 pessoas com resultado reagente não têm registro de realização de CD4 pós campanha (até dezembro de 2011). Houve uma perda de 41%!!! ABORDAGEM CONSENTIDA FOI REALIZADA???

12 Que materiais foram enviados?
Materiais da Campanha Que materiais foram enviados? Quais são os critérios para distribuição em sua região?

13 a CE DST/AIDS iniciou a distribuição descentralizada de :
Em setembro de 2012, a CE DST/AIDS iniciou a distribuição descentralizada de : 30 mil camisetas 30 mil jalecos – coleta 500 mil folders para TRD HIV 5 milhões de folders Fique Sabendo 10 mil cartazes “Fique Sabendo” 10 mil cartazes “Preservativo”

14 Cartazes #tireopesodaduvida

15 Jalecos e Camisetas #tireopesodaduvida

16 Camisetas Fique Sabendo
#tireopesodaduvida

17 Critérios para distribuição dos materiais:
Cartazes sobre teste e preservativo – TODAS as unidades de TODOS os municípios de sua região que ofertam testes de HIV e preservativos masculinos na unidade. Camisetas, jalecos e folders Fique Sabendo devem ser distribuídos a TODOS os municípios cadastrados na campanha Folder de Teste Rápido HIV (TRD HIV) deve ser distribuído aos municípios que realizam o teste rápido como diagnóstico em sua região.

18 Como deve ser feito o atendimento da pessoa que deseja realizar o teste?

19 “TODO TESTE DEVE SER VOLUNTÁRIO E ESCLARECIDO”
É obrigatório o uso da abordagem consentida. Adolescentes acima de 12 anos têm direito a realizar o teste de HIV desacompanhados. Travestis e transexuais devem ser chamados pelo nome social. Todos têm direito a um atendimento com respeito e privacidade. Toda ação de testagem devem ter oferta de insumos de prevenção – material informativo, preservativos masculinos.

20 OUTRAS CONSIDERAÇÕES Todos têm direito a um atendimento individualizado e sigiloso, com tempo para tirar dúvidas, conversar sobre o que o levou a fazer o teste e alternativas para diminuir as chances de infectar-se. Todos os resultados devem ser entregues em atendimento individual por profissional capacitado. O laudo deve ser entregue exclusivamente à pessoa que buscou a testagem. O teste deve ser acessível o ano todo!

21 Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2012
TODO ATENDIMENTO DEVE SER REGISTRADO EM FICHA DE ATENDIMENTO Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2012 (2011 atualizada)

22 UMA ÚNICA MUDANÇA :

23 FICHA DE ATENDIMENTO Disponível no site a partir de 19 de setembro e
A ficha de atendimento pré e pós-teste Fique Sabendo destina-se : Aos serviços de saúde da rede de Atenção Básica Oferta de testagem em campo (extramuros) Disponível no site a partir de 19 de setembro e para digitação on-line a partir de 22 de novembro !!

24 Atenção! Disponibilizaremos no site a possibilidade dos municípios digitarem suas fichas de atendimento. Ao final do processo disponibilizaremos os bancos aos respectivos municípios.

25 PAPEL DO INTERLOCUTOR DE DST/AIDS - PRÓXIMOS PASSOS!
Articular, organizar e monitorar as diversas etapas da campanha estadual de testagem em sua região. Elaborar as grades de distribuição regional das camisetas, jalecos , folders e cartazes. Articular com o laboratório regional capacitações de profissionais de municípios para realização com qualidade de procedimentos relacionados a coleta, identificação e envio de amostras.

26 Coordenadores da campanha no município - PRÓXIMOS PASSOS!
Planejar estratégias para levar o teste a pessoas mais expostas à infecção pelo HIV com articulação local. Capacitar os profissionais de saúde envolvidos na campanha para realização dos procedimentos com qualidade; desde a coleta, registro e envio das amostras, até o aconselhamento pré e pós teste.

27 Coordenadores da campanha no município - Próximos Passos!
Planejar estrategicamente a utilização do TRD HIV durante a campanha - definindo locais e períodos adequados para a ampliação do acesso ao teste. Exemplos: Fora do horário comercial; tarde/noite Nos fins de semana Fora das unidades de saúde Em locais de concentração e socialização de jovens, gays, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, migrantes.

28 Fique Sabendo 2012 contato fiquesabendo@crt.saude.sp.gov.br


Carregar ppt "CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google