A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis."— Transcrição da apresentação:

1 ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis. A Ansiedade não é um comportamento opcional. A pessoa está sempre numa tensão constante e com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir. Ela sente-se intranquila e as situações á sua volta criam-lhe muitas vezes um mal-estar que ela não consegue definir nem controlar.

2 Os sintomas da Ansiedade e do Stress são muito semelhantes
Fadiga Insónia Falta de ar ou sensação de sufoco Picadas nas mãos e nos pés Confusão Dores no peito e palpitações Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos húmidas Boca seca Contracções ou tremores incontroláveis Tensão muscular, dores Necessidade urgente de defecar ou urinar Sensação de ter um "nó" na garganta Leve tontura ou vertigem Vómitos incontroláveis Dificuldades para relaxar Os sintomas da Ansiedade e do Stress são muito semelhantes

3 CONSEQUÊNCIAS Patologicamente origina: Nos adolescentes pode levar a:
Transtorno da ansiedade generalizada Fobia social Transtorno do pânico Doença obsessiva compulsiva Stress pós-traumático Faltar às aulas Não completar os estudos Relações desemparelhadas Auto-estima reduzida Abuso de álcool e drogas ilícitas

4 O porquê do stress/ansiedade nos jovens
Não bastava os alunos se ocuparem durante a semana com a escola, por vezes também o fazem durante o fim de semana. Muitos alunos estudam durante o dia todo, à tarde e à noite, e para os mais exagerados e empenhados, pela madrugada fora, se for necessário. São imensas as horas que os adolescentes passam sentados a assistir às aulas, a fazer apontamentos e cálculos, por vezes até há quem tenha explicadores fora do horário de aulas. O que faz com que os adolescentes estejam quase sempre ocupados com a escola.

5 O dia-a-dia de um estudante pode parecer monótono mas tem um objectivo:
Ter os melhores resultados possíveis nas avaliações; Resistir à pressão feita pelos pais para que se obtenham melhores resultados; A entrada na universidade; Ultrapassar o medo de chumbar, em alguns casos. Sabias que: Pessoas ansiosas, ao se depararem com avaliações e exames importantes, podem desencadear problemas no organismo que vão desde a má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, que dependem da fragilidade de cada um.

6 Os alunos mais ansiosos são os que obtêm maior rendimento escolar.
A ÉPOCA DE EXAMES A época de exames escolares é o maior pico de stress para os alunos: Aumenta a frequência de consultas de psiquiatria, com imensos alunos a pedir a prescrição de medicamentos para melhorar concentração. Substâncias como vitaminas e fósforo são as preferidas. Há ainda quem vá directamente à farmácia sem receita médica pedir este tipo de substâncias. Dependendo dos níveis de ansiedade, há ainda quem comece a pedir ajuda psicológica logo em Janeiro. Os alunos mais ansiosos são os que obtêm maior rendimento escolar.


Carregar ppt "ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google