A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
As TIC no mundo profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho. PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

2 Introdução O meu trabalho incide sobre uma realidade que, embora não seja um dado adquirido, passa por ser incontornável: a globalização, o desenvolvimento tecnológico e científico e a “abertura” comunicacional. Quer dizer num mundo em constante mutação e transformação, as TIC são a base nuclear e o suporte para todo o possível desenvolvimento.

3 As TIC no mundo profissional: O sistema educativo e empresarial
O termo tecnologias da informação e da comunicação (TIC) é normalmente utilizado para definir uma vantagem de serviços, aplicações e tecnologias, utilizando uma diversidade de softwares e de hardwares; Requer um esforço continuado de investigação, desenvolvimento curricular e avaliação;

4 As TIC no mundo profissional: O sistema educativo e empresarial
No desenvolvimento curricular a realização de unidades de ensino (materiais escritos ou páginas Web) as TIC adquirem um papel muito importante; É de referir também os novos dispositivos de ensino aprendizagem, como por exemplo, o ensino à distância para públicos escolares específicos (alunos com incapacidade física, doentes, atletas, Universidade Aberta…)

5 Tele-trabalho As TIC proporcionam o advento de novas modalidades de trabalho. A característica fundamental desta realidade é uma grande carga de inovação das tecnologias e conhecimentos na produção de bens e serviços: O Tele-trabalho: há uma inversão na dicotomia empresa - trabalhador, já não é a deslocação deste para aquela, mas, daquela para a casa deste, ou seja, a actividade profissional pode ser desenvolvida fora do local de trabalho.

6 Tele-trabalho São ultrapassadas todas as diferenças inibidoras ao exercício da actividade profissional: cor, raça, sexo, incapacidades físicas… Há uma maior mobilidade física e temporal, o que permite uma poupança em termos físicos, deslocações, capacidade de executar o trabalho individualmente, tempo para o lazer e a família; Leva a uma motivação e conforto e a uma redução dos custos por parte da empresa.

7 Tele-trabalho As Desvantagens: Isolamento social e profissional;
Mão de obra excedentária; Obsessão e viciação pelo trabalho; Diminuição da coesão no seio das empresas; Info-exclusão.

8 Tele-Medicina As TIC influenciam toda a realidade social, inclusive a saúde. A Tele-Medicina introduz uma nova forma de assistência na saúde, aplicando o desenvolvimento tecnológico para a troca de informação e experiências. A Tele-Medicina como campo de consulta; Apoio e assistência ao idoso, doente crónico e de alto risco, e ao paciente na sua própria casa; Assistência primária em regiões geográfica e sócio culturalmente desfavorecidas.

9 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho

10 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
A tecnologia serve, e serviu sempre, toda a relação que o homem estabelece com o meio envolvente. Desde tempos imemoriais, a época sedentária/agrária, as revoluções renascentista e industrial, a tecnologia esteve ao serviço do Homem no aproveitamento dos recursos disponíveis, no saber, no conhecimento científico, no aumento da produtividade e realização pessoal, qualidade de vida, extracção de recursos naturais, cujo fim último era o bem estar colectivo. No século XX e XXI chegámos à grande revolução tecnológica designada de múltiplas formas, desde pós-moderna, da aprendizagem, em rede, Sociedade da Informação. Desta multiplicidade de designações, aquela que me parece mais correcta é a de compressão do tempo/espaço, quer dizer, rapidez.

11 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
As mutações das TIC: O efeito de espiral: necessidades - respostas – necessidades novas; Globalização da economia e do trabalho; Alto crescimento económico; O mundo do trabalho flexível e competitivo.

12 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
O retorno das mutações das TIC: Fraca coesão social; Individualização e egoísmo; Dependência social; Alto controlo sobre as pessoas; Países desenvolvidos (poucos) e subdesenvolvidos (quase todos).

13 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
A Rede das TIC: Informação rápida; Individualização e isolamento; Dependência psicossocial;

14 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
Como consequências as TIC provocam … O isolamento; Escassa coesão social; Ausência de solidariedade; Afastamento dos homens e mulheres de uma causa comum…

15 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
No entanto, as TIC dão: A difusão dos saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos; Difusão da cultura e do ensino; O que demorava horas ou anos, hoje está ao alcance de um “click”…

16 As TIC e a Info-Exclusão
A desigualdade, provocada pela Educação na utilização das TIC está a aumentar consideravelmente entre grande parte da população mundial, pois arrasta consigo uma rede complexa de relações económicas de dependência, culturais de auto-afirmação, e de identidades próprias. O velho mundo está a ser ultrapassado, só lhe resta ser cínico, se não quer adaptar-se aos ventos da mudança/TIC.

17 As TIC e a Educação Há quem afirme que sem educação não existe desenvolvimento. Mas, como explicar o subdesenvolvimento do Terceiro Mundo e de Portugal no conjunto dos países Europeus? Daqui decorre o carácter elitista das TIC, e o seu uso na Educação, pois uma minoria vai tirar vantagens sobre uma imensa maioria, aumentando o fosso de inclusão social.

18 As TIC e a Educação A Comissão Europeia lançou o Plano de Acção E-learning 2004, cujos objectivos eram os seguintes: Infra-estruturas e equipamento; Formação/ TIC; Redes e plataformas Europeias de cooperação; Conteúdos e serviços de qualidade;

19 As TIC e a Educação Mais, o programa de desenvolvimento educativo para Portugal, PRODEP III, no prazo de 2000/2006, tinha como objectivos, entre outros, “o guiar e promover o desenvolvimento da Sociedade de Informação e do conhecimento em Portugal”; Há quase o imperativo de integrar as TIC no currículum, e conhecer e avaliar software educacional.

20 As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho
CONCLUSÃO De tudo o que foi dito, há um número infindo e infinito de oportunidades e possibilidades permitidas pelo uso, lúcido e claro, das TIC. Portanto, convém não fazer das TIC a essencialidade do saber, conhecer e Ser Humano (s), pois de contrário, poderíamos afirmar, socorrendo-nos da máxima cartesiana “faço click, logo existo”, que arrasta consigo a ideia de que quem não faz “click” está à margem, e na margem, da sociedade. Seria uma pena!!!

21 Trabalho elaborado por:
António Ferreira nº * * Com a colaboração preciosa e amiga da Rolanda Duarte.


Carregar ppt "PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google