A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energias Renováveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energias Renováveis."— Transcrição da apresentação:

1 Energias Renováveis

2 Objectivos do Projecto
Introdução Objectivos do Projecto Introdução ao tema Inquérito A nossa opinião Energias renováveis existentes em Sintra: Benefícios da utilização das energias renováveis Tipos de energias renováveis Conclusão Bibliografia

3 Introdução Razão da escolha do tema:
Este tema foi escolhido pelo grupo visto que os recursos renováveis existentes no concelho serem bastante reduzidos e o aquecimento global ser um assunto bastante em voga. Objectivos: - Sensibilizar a população de Sintra para a questão das energias renováveis; - Energias existentes no concelho e quais pode vir a ser implantadas; - No seguinte esquema estão representados os nossos principais objectivos com o trabalho: Pesquisas realizadas até o momento: - Definição, importância, e diferentes tipos de energias renováveis; - Existência de um projecto denominado Sunergy; - Projecto de construção de um parque eólico na Terrugem;

4 Tipos de energias renováveis:
Energia Solar -  energia da radiação solar directa, que pode ser aproveitada de diversas formas através de diversos tipos de conversão; Energia Eólica - energia cinética das massas de ar provocada pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Além da radiação solar, também são importantes na sua formação, fenómenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros; Energia da Biomassa -  consiste na combustão de resíduos biológicos, animais ou vegetais, para a obtenção de energia; Biogás - obtido pela degradação anaeróbia da matéria orgânica, serve para a produção de calor e electricidade; Geotérmica - proveniente do calor existente no interior da Terra; Hidrogénio - obtém-se energia através da conversão electroquímica, usando células de combustível; Energia Hídrica - energia cinética das massas de água dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos, devido à força gravítica; Energia obtida a partir do mar - existem três maneiras de produzir energia a partir do mar: as ondas; as marés ou deslocamento das águas; e as diferenças de temperatura dos oceanos:

5 A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar.
No exemplo da figura, a elevação da onda numa câmara-de-ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar faz girar uma turbina, a energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador. Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas. Esta é apenas uma das maneiras de retirar energia das ondas. Actualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida da onda para dar potência a um êmbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O êmbolo pode pôr um gerador a funcionar. - Energia das marés: A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique, ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. - Energia térmica dos oceanos: Este tipo de energia oceânica faz uso das diferenças de temperatura do mar. Podem ser usadas as diferenças de temperatura para produzir energia, no entanto, são necessárias diferenças de 38º Fahrenheit (21º Celcius) entre a superfície e o fundo do oceano

6 Benefícios da utilização das energias renováveis:
são praticamente inesgotáveis; possuem um impacto ambiental bastante reduzido; podem ser aplicadas em qualquer parte do globo; a sua produção tornaria os países auto-suficientes em termos energéticos.

7 Energias renováveis existentes em Sintra:
- existe apenas um parque eólico na região de S. João das Lampas; - projecto em curso para a construção de um outro parque eólico na Terrugem; - existência de um projecto conjunto entre a AMES e a EDUCA que pretende implantar painéis foto voltaicos e/ou solares nas escolas para a produção de energia eléctrica, e também para aquecimento; - eventual construção de parques eólicos no concelho de Sintra; - a empresa Sunergy tem a intenção de construir centrais de aproveitamento da energia das ondas, álcool (metanol) e biomassa.

8 - cumprimos as tarefas e os prazos das mesmas, por nós delineados;
A nossa opinião: - o tema das energias renováveis foi escolhido pelo facto de todos os membros do grupo se preocuparem com o ambiente que os rodeia; - cumprimos as tarefas e os prazos das mesmas, por nós delineados; - pretendemos, a partir de agora, e até ao final do 3º período, cumprir todos os objectivos, o que implica sensibilizar a população de Sintra para a questão das energias renováveis e averiguar quais as energias existentes no concelho, e quais podem vir a ser implantadas.

9 Introdução ao tema - Tipos de energia:
- Não Renováveis: carvão, petróleo, gás natural; - Renováveis: solar, hídrica, eólica, biomassa. - Não Renováveis: - 80% da energia que consumimos provém de combustíveis fósseis e 6,5% da nuclear; - Estas são responsáveis por 80% das emissões de CO2 para a atmosfera. - Consequências do crescente uso destas: - As emissões de CO2 aumentam; - Aquecimento global; - Chuvas ácidas; - Degelo nos pólos. - Renováveis: - Não poluentes; - A energia solar recebida pela terra por ano é dez vezes superior à contida em toda a reserva de combustíveis fósseis; - Estas energias provêm de ciclos da radiação solar.

10 Inquérito 1 – Conhece algum tipo de energias renováveis? Sim  Não 
1.1 – Se sim, quais? ___________________________________________________________________ 2 – Acredita que as energias renováveis podem trazer vantagens a nível ambiental? Sim  Não  3 – Pensa que o aproveitamento destas energias pode porventura trazer algum tipo de desvantagem? 4 – Tem conhecimento da existência de alguma central de aproveitamento de energias renováveis em Sintra? 4.1 – Se sim qual/quais? ______________________________________________________________________________ 5 – Pensa que deveria haver uma maior aposta, por parte das autarquias, quanto à implantação destas energias? Sim  Não  6 – Possui algum tipo de aparelho de aproveitamento de energias renováveis na sua residência? 6.1 – Se sim, qual? 6.2 – Se não, por que razão?

11 1 - Conhece algum tipo de energias renováveis?
1.1 - Se sim, quais? 2 - Acredita que as energias renováveis podem trazer vantagens a nível ambiental? 3 - Pensa que o aproveitamento destas energias pode porventura trazer algum tipo de desvantagem? 4 - Tem conhecimento da existência de alguma central de aproveitamento de energias renováveis em Sintra? 5 - Pensa que deveria haver uma maior aposta, por parte das autarquias, quanto à implantação destas energias?

12 1 - Conhece algum tipo de energias renováveis?

13 1.1 - Se sim, quais?

14 2 - Acredita que as energias renováveis podem trazer vantagens a nível ambiental?

15 3 - Pensa que o aproveitamento destas energias pode porventura trazer algum tipo de desvantagem?

16 4 - Tem conhecimento da existência de alguma central de aproveitamento de energias renováveis em Sintra?

17 5 - Pensa que deveria haver uma maior aposta, por parte das autarquias, quanto à implantação destas energias?

18 6 - Possui algum tipo de aparelho de aproveitamento de energias renováveis na sua residência?
6.1 - Se sim, qual? 6.2 - Se não, por que razão?

19 6 - Possui algum tipo de aparelho de aproveitamento de energias renováveis na sua residência?

20 6.1 - Se sim, qual?

21 6.2 - Se não, por que razão?

22 Objectivos do Projecto
A escolha deste tema foi consequência de uma decisão conjunta e unânime que foi tomada, não apenas devido ao facto de os recursos renováveis existentes no concelho de Sintra serem praticamente inexistentes, mas também devido à actual questão do Aquecimento Global que provoca, a cada dia que passa, uma maior preocupação por parte de todas as nações, por todo o mundo, bem como um pouco de polémica e controvérsia. Como propósito do nosso projecto encontra-se, num primeiro plano, a sensibilização da população residente na área de Sintra no que concerne a questão das Energias Renováveis, e igualmente a averiguação de quais as energias que poderão vir a ser implantadas no nosso concelho, bem como aquelas que já existem actualmente. Até ao momento foram já encontrados inúmeros resultados relativos à nossa pesquisa. Encontrámos já informação em relação à definição de energias renováveis, sua importância, diferentes tipos (energia solar, eólica, biomassa, hídrica etc.), achámos ainda a existência de um projecto que está a ser levado a cabo pela empresa Sunergy. Foi ainda constatado um projecto de construção de um parque eólico na região de Terrugem tendo dado a DGE, um prazo de dois anos para a construção desse mesmo parque. Hoje em dia o sector da energia renovável encontra-se ainda em precárias condições de desenvolvimento, nomeadamente no concelho de Sintra, existindo apenas um único parque eólico na região de S. João das Lampas. O que advém deste facto é uma maior utilização de combustíveis fósseis, que se irão esgotar dentro de um prazo de 100 anos, e que prejudicam bastante o ambiente, sendo que a questão do ambiente é de uma enorme importância na zona de Sintra devido à existência da Serra de Sintra que alberga uma extraordinária diversidade de fauna e flora. De modo a realizar o nosso projecto da melhor maneira possível, pretendemos realizar um inquérito à população, visitar a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) e também produzir uma maqueta.

23 Bibliografia http://www.ambienteonline.pt http://pt.wikipedia.org

24 Conclusão Podemos admitir que este 1º período foi extremamente rentável e produtivo pois conseguimos encontrar informação suficiente acerca do nosso tema, e também realizar um questionário à população com o intuito de averiguar qual o conhecimento e opinião da mesma no que diz respeito ao tema em estudo. Nos dois próximos períodos, teremos como principais objectivos, a visita à Agência Municipal de Energia de Sintra de modo a verificarmos com maior exactidão quais os projectos no âmbito do nosso tema que estão em curso e que virão a ser postos em prática, a realização e montagem de um vídeo elucidativo dos potenciais locais de aproveitamento de energias renováveis e também a produção de uma maqueta na qual estarão representadas as diferentes centrais de energia renovável. FIM


Carregar ppt "Energias Renováveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google