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O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.

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1 O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web.
A página principal deste site está acessível a todos, e é composta por conteúdos gerais, bem como, por uma área de acesso à intranet. Os conteúdos gerais são apenas referenciados e não especificados, visto que, os conteúdos que interessam neste âmbito são os que estão contidos na área pessoal do Gestor de Frota.

2 Interface com a intranet Conteúdos gerais acessíveis a todos

3 De seguida, o Gestor de Frota efectua o seu login e acede, deste modo, à intranet.

4 Gestor de Frota efectua o seu login

5 Efectuado o login, o Gestor de frota acede à sua área pessoal
Esta área é composta não só pelos menus gerais já referenciados, como também pelos menus específicos que o Gestor de Frota utiliza para desempenhar as suas funções: área de trabalho e registo de viagens Esta área contem ainda um calendário de eventos, destaques e noticias

6 Área do Gestor de Frota Área de destaques e noticias
Aqui, o Gestor de Frota pode aceder aos registos das viagens Aqui, o Gestor de Frota acede aos menus com os quais trabalha Clicando aqui, o gestor de frota pode aceder a vários eventos programados

7 De seguida, o Gestor de Frota acederá à sua área especifica de trabalho, onde terá os menus com os quais trabalhará

8 Ao clicar aqui, o Gestor de Frota acede à sua área especifica de trabalho

9 Na área de trabalho do Gestor de Frota, existem então vários menus com os quais ele interagirá .
Com essa interacção pretende-se seleccionar os vários menus que serão de seguida especificados, e agrupá-los, sendo estes depois guardados numa base de dados. Esses menus dizem respeito aos serviços, chapas (serviço completo diário de um motorista), motoristas e autocarros. Um desses menus, é o menu serviços, o qual servirá para especificar os vários tipos de serviços a realizar

10 Clicando aqui, o Gestor de Frota poderá seleccionar qualquer tipo de serviço que a empresa preste

11 De seguida será apresentado o menu chapas.
As especificidades de cada tipo de serviço serão descritas mais à frente, na altura em que mostrarmos a forma como a selecção dos vários menus agrupa a informação. De seguida será apresentado o menu chapas.

12 Neste menu o Gestor de frota tem a possibilidade de seleccionar uma chapa.
A chapa uma vez seleccionada, será automaticamente agrupada nesta tabela, no campo “chapas”

13 Neste menu o G.F pode seleccionar o motorista que pretende para realizar determinado serviço
No menu autocarros, o G.F pode seleccionar o autocarro que achar mais adequado para determinado serviço

14 Depois desta breve apresentação dos menus existentes, convêm agora ver como seria na prática, a interacção do gestor de frota com os vários menus, e as vantagens que esta interacção lhe pode proporcionar

15 Por último, o autocarro 4493 é o escolhido para efectuar o serviço
Gestor de Frota clica no menu serviços ocasionais, podendo assim escolher qualquer um dos serviços ocasionais agendados De seguida, seleccionou o serviço especifico pretendido, neste caso a “visita de estudo a Marrocos Neste sentido, o G.F escolhe uma chapa que é automaticamente registada na tabela Por último, o autocarro 4493 é o escolhido para efectuar o serviço Esta informação, assim agrupada, deverá ser automaticamente guardada numa base de dados, e o G.Frota deve poder repetir esta acção para todas os serviços pretendidos Depois de seleccionado, o serviço é agrupado nesta tabela, no campo serviços De seguida, é seleccionado um motorista para realizar o serviço

16 Seguidamente, voltando ao menu principal, o Gestor de Frota vai seleccionar o item que diz respeito aos registos das viagens. Nesta parte da intranet, irá ter ao seu dispor várias informações relativas a todas as chapas diárias. Tendo ao seu dispor todas as chapas (uma chapa é sempre associada a um motorista, e diz respeito a todos os serviços que este realiza diariamente) o Gestor de Frota pode consultar todos os serviços inseridos nela, e assim ter uma melhor percepção do número de clientes de cada serviço, para deste modo poder fazer ajustes na escalonação do serviço, tanto ao nivel do pessoal, como do material.

17 Este item leva-o a uma página onde terá acesso a todas as chapas diárias existentes
Voltando ao menu principal, o Gestor de Frota clica no item “Registos de Viagens”.

18 Neste sentido, aqui o Gestor de Frota vai poder seleccionar qualquer uma das chapas, e desse modo ver a composição de cada uma delas, ou seja, ver quais os serviços que compõe cada uma delas. Saliente-se que a constituição das chapas é elaborada pelo Gestor de Frota, à priori, sendo que esta especificação tem por objectivo ajudá-lo a organizar essas chapas, e a fazer ajustes nas mesmas sempre que necessário.

19 Aqui o Gestor de Frota selecciona a chapa 2…
E de seguida abre-se logo uma janela com a composição dos vários serviços da chapa 2.

20 Tendo em conta a ultima especificação apresentada, convém referir que cada um daqueles horários diz respeito a um serviço, sendo que cada um deles pode dizer respeito a um serviço ocasional, a uma carreira, ou então um serviço regular especializado. A seguir o Gestor de Frota vai então seleccionar um determinado serviço da especificação da chapa, neste caso uma carreira regular, e ver a informação que o pode ajudar na execução das suas funções.

21 Clicando no serviço realizado às 11h, que neste caso seria uma carreira regular….
O Gestor de Frota acede ao número de bilhetes vendidos, cartões pré - pagos, e passes validados nesta carreira.

22 Estes dados seriam importantes, visto que permitiriam um melhor ajuste material e humano em relação às diversas chapas e serviços constantes das mesmas, permitindo ao Gestor de Frota consoante as características de determinada chapa, atribuir o autocarro mais correcto para fazer aquele serviço, bem como, o pessoal mais apropriado. Estes ajustes poderiam então ser feitos na Área de trabalho do Gestor de Frota, tendo em conta as especificações atrás referenciadas, respeitantes àquela parte do sistema.


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