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Análise de Produção Textual III

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Apresentação em tema: "Análise de Produção Textual III"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Produção Textual III
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Educação a Distância - CEAD Curso de Pedagogia a Distância Análise de Produção Textual III cial

2 Ana Paula Pereira Hadlich Cleidi Fugazza Correia Marilene Luz
Acadêmicas: Ana Paula Pereira Hadlich Cleidi Fugazza Correia Marilene Luz Maristela Gutz Renata Vianna Brizolara  Turma: PEBLU-A - 6ª FASE – 2014/2 Professora: Maria Hermínia Schenkel

3 "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire Contribuições dos Espaços não-formais de Educação para a Formação da Cultura Cientifica

4 O que é um Espaço Formal? É a educação desenvolvida na escola – Educação Básica e ensino Superior. . Conta: Espaços; Objetivos; Cronogramas; Planejamentos Determinados

5 O espaço formal, que seria a escola é definido na Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sala de aula; Cantina; Pátio; Biblioteca; Laboratório; Dentre outros.

6 O que é um Espaço-não Formal.
Não conhecemos hoje em dia uma definição única ou consensual de “educação não-formal” ; Locais fora da escola que promovem educação; Não seguem currículo Pré Definido pelo governo; Atividade educacional, organizada com estrutura flexível; Aproveitar os espaços públicos de educação não formal como: museus, bibliotecas, parques, dentre outros espaços que propiciem somativamente no despertar para o aprender.

7 Importância dos Espaços não-Formais
“O campo da pedagogia vai muito além do âmbito escolar formal e das salas de aulas” Instituições onde pode ocorrer uma ação educativa. Planejar e desenvolver estratégias, compreender os diversos espaços do conhecimento, em prol do aprendizado e do desenvolvimento; Estimular as crianças, a conhecer e querer saber; Proporcionar interatividade, no processo de ensino-aprendizagem;

8 Espaços Não-Formal Institucionais Não Institucionais

9 Espaços Informais (...) entende-se que educação informal é toda gama de aprendizagens que realizamos (tanto no papel de ensinantes como de aprendizes), e que acontece sem que haja um planejamento específico e, muitas vezes, sem que nos demos conta (Trilla, 1996). Ou seja, não há a intenção de ensinar, o aprender ocorre naturalmente. Casa; Convívio Social; Interações; Brincadeiras;

10 Novos museus Exposição Interativas público interage
- toca nos objetos; Aperta os botões para receber informações; Brincar e se divertir; Dinâmicos Novo museu “é lugar de encantamento, de descoberta, de vivências únicas e agradáveis. Um lugar para voltar sempre.” exposições era dinâmica e interativa com o público visitante, sendo possível tocar os objetos, apertar botões para receber informações, brincar e se divertir com um mundo de aparatos coloridos, imagens fantásticas e ilustrações chamativas. O prédio do museu é de 1881, e, assim, para os desavisados, pode parecer uma construção que abriga obras antigas e um lugar para visitar em silêncio

11 Museus de ciências Apresentam - exposições e atividades para atraírem cada vez mais visitantes e possibilitar um retorno permanente das pessoas. Espaço Ciência Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional, onde estão situados laboratórios didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens. Ainda conta com o edifício da pirâmide – Pavilhão de Exposições, além de duas trilhas – a Ecológica e a das Descobertas que engloba cinco áreas: Água,Movimento, Percepção, Terra e Espaço. Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda, que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai além dos limites da sua sede, oEspaço Ciência desenvolve os programas itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que promovem oficinas, exposições e apresentações em vários municípios de Pernambuco e de estados vizinhos. Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do Espaço Ciência. Além de ser um local onde as pessoas podem explorar diversos aspectos da ciência, tem uma forte atuação social. São marcantes os programas sociais: CLICidadão (curso de informática e cidadania para comunidades), Projeto Gepetto (fabricação de jogos e brinquedos educativos com jovens de comunidades) e Jardim da Ciência (curso de jardinagem voltado para a formação de jovens de baixa renda). Oficinas de Meio Ambiente (entre Recife e Olinda).

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13 Referências BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasil. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 12 ed. RJ: Paz e Terra, 1999. JACOBUCCI, Daniela F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da Cultura Cientifica. MG: Extensão, 2008. TRILLA, Jaume. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social. - Barcelona: Editorial Ariel, 1996


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