Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIago Cabanas Alterado mais de 11 anos atrás
1
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DEPEM
2
A GESTÃO DO PET : PASSADO, PRESENTE E FUTURO
X INTERPET RIO UFRJ - Outubro/2007 Iguatemy Maria de Lucena Martins – MEC/SESu/DEPEM
3
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
4
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
CAPES SESu/MEC NOVOS PARADIGMAS
5
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET
DIRETRIZES ORIENTADORAS EDUCAÇÃO TUTORIAL ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
6
EDUCAÇÃO TUTORIAL METODOLOGIA DE ENSINO COM SÉRIOS COMPROMISSOS EPISTEMOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS, ÉTICOS E SOCIAIS. ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO SISTEMÁTICA DE GRUPOS DE ALUNOS, POR PESSOAS EXPERIENTES NA ÁREA DE FORMAÇÃO ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMPLEMENTARES À FORMAÇÃO ACADÊMICA ALUNO COMO SUJEITO DE CUIDADO PELA ESCOLA
7
INDISSOCIABILIDADE - PET
ENSINO- APRENDIZAGEM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA ONDE PROFESSORES SOCIALIZAM O CONHECIMENTO. JUNTO COM OS ALUNOS SÃO CO-ENSINANTES E SE TRANSFORMAM MUTUAMENTE. MODOS DIFERENTES E RECÍPROCOS – EXPERIÊNCIAS ACONTECE O TEMPO TODO E EM TODO LUGAR ENSINO COM PESQUISA E NÃO PARA A PESQUISA
8
INDISSOCIABILIDADE - PET
EXTENSÃO PRINCÍPIO EDUCATIVO QUE PROMOVE A SOCIALIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA DIMENSÃO INVESTIGATIVA DA REALIDADE SOCIAL. ÊNFASE NO PROCESSO REFORÇO NO COLETIVO INSTITUCIONAL NÃO AO ASSISTENCIALISMO MATERIAL E INTELECTUAL
9
INDISSOCIABILIDADE - PET
NÃO É FIM. É MEIO PESQUISA INTEGRA O PLANEJAMENTO DO PET E TEM INTERFACE COM O PPP DO CURSO PRINCÍPIO EDUCATIVO QUE ATRAVESSA A FORMAÇÃO DO ALUNO NA SALA DE AULA E NAS TAREFAS ACADÊMICAS OBJETIVA AMPLIAR OS CAMPOS DE AÇÃO, DE REFLEXÃO E DE AUTONOMIA INTELECTUAL DOS ALUNOS OBJETIVA DESENVOLVER O ESPÍRITO INVESTIGATIVO, A CULTURA DA EXCELÊNCIA, DA VERDADE E DA ÉTICA
10
VERTENTES PREDOMINANTES
PET ENSINO SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PESQUISA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EXTENSÃO RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO E SUA APLICAÇÃO VERTENTES PREDOMINANTES
11
PET - PONTOS DE CONVERGÊNCIA
EDUCAÇÃO TUTORIAL INTERAÇÃO EFETIVA ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONCEITOS CONVERGENTES ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS CONHECER: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO EDUCAÇÃO TUTORIAL
12
ELEMENTO ESTRATÉGICO PARA REFLETIR, CONCEITUAR E OPERACIONALIZAR A EDUCAÇÃO TUTORIAL E A INDISSOCIABILIDADE COMPREENDENDO ESSES CONCEITOS DIALETICAMENTE E TRABALHANDO - OS COMO ASPECTOS BASILARES DO PROGRAMA
16
O QUE DEVE SER EVITADO CONFUNDIR O PET COM OUTROS PROGRAMAS
VENDER SERVIÇOS EM NOME DO PET USAR A MARCA PET EXACERBAR A IMPORTÂNCIA DO PET USAR O PET PARA FINS NÃO ACADÊMICOS DELEGAR RESPONSABILIDADES O QUE DEVE SER EVITADO
17
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PERÍODO: Maio 2005 a Outubro de 2007
18
Distribuição Nacional de Bolsistas
Federal 7,46% Federal 19,05% Estadual 2,52% Particular 0,10% Federal 7,56% Federal 17,04% Federal 19,96% Estadual 5,95% Estadual 14,82% Municipal 0,60% Particular 3,13% Particular 1,81%
19
REGIÃO SUDESTE Total 1.504 135 Unidade da Federação Nº de Alunos
Nº de Grupos Federação Bolsistas Grupos 7 Espírito Santo 8080 7 Minas Gerais 552 51 Rio de Janeiro 192 18 São Paulo 680 59 Total 1.504 135
20
INSTITUCIONALIZAÇÃO 1. RETOMADA DO DIÁLOGO SESU/ IES/ PET 2. BASES LEGAIS DO PROGRAMA LEI /2005 PORTARIA 3.385/2005 PORTARIA Nº 1.632/2006 – ART.2º 3. CONSELHO SUPERIOR DO PET 4. INSERÇÃO DO PET NAS IES – GRADUAÇÃO/COMITÊS 5. PÁGINA ELETRÔNICA
21
CONSOLIDAÇÃO Recomposição dos Grupos Atualização das bolsas e cadastro
Veículo oficial de comunicação – MEC/SESu Bases Teóricas e Conceitos Publicação - Educação Tutorial e Indissociabilidade Estudo de Egressos
22
.Comissão Nacional de Avaliação . Relatórios - Página do MEC
EXPANSÃO Avaliação Nacional – 2006 . Banco de Avaliadores .Comissão Nacional de Avaliação . Relatórios - Página do MEC .Visitas in loco Editais 2006 e 2007 – 77 Novos Grupos
23
OBRIGADA. www.mec.gov.br/pet
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.