Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Information Technology Infrastrucuture Library
ITIL Information Technology Infrastrucuture Library
2
ITIL - Histórico Desenvolvido no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications) do governo inglês hoje controlada pela OGC (Office for Government Commerce) Inicialmente composta por 31 volumes que cobriam todos os aspectos do gerenciamento de serviços de TI ITIL foi reconhecido como padrão de fato em meados dos anos 90 ITIL v2 consiste em 7 volumes que viraram anexos da norma ISO 20000 ITIL v3 lançado em 2007 também consiste em 7 volumes ainda não traduzidas para a língua portuguesa.
3
ITIL – O que não é Metodologia Objetivo e sim um ponto de partida
Norma como ISO ou BS Não é estático e pode ser adaptado Não é teoria já que ele foi feito baseado em melhores práticas Não é estratégico, portanto, ele não dita normas e nem metodologias para gestão de TI.
4
ITIL – O que é? Se preocupa com o operacional
Subdivisão da Gestão de TI: 1 Função Operacional 5 Processos Operacionais 5 Processos Táticos
5
ITIL – Conhecendo... Livros da Biblioteca ITIL
Service Support (Suporte ao serviço) Service Delivery (Entrega do serviço) Planning to Implement Service Management (Planejamento) ICT Infrastructure Management (Gerenciamento da infra-estrutura) Applications Management (Gerenciamento das aplicações) Security Management (Gerenciamento da Segurança) The Business Perspective (Perspectiva de negócio)
6
ITIL – Conhecendo... Service Support (Suporte ao serviço)
Incident Management (Gerenciamento de incidentes) Problem Management (Gerenciamento de problemas) Configuration Management (Gerenciamento de configuração) Change Management (Gerenciamento de mudanças) Release Management (Gerenciamento de liberações)
7
ITIL – Conhecendo... Service Delivery (Entrega do serviço)
Availability Management (Gerenciamento de Disponibilidade) Capacity Management (Gerenciamento de Capacidade) Service Level Management (Gerenciamento de Nível de Serviços) Service Continuity Management (Gerenciamento de Continuidade de Serviços) Financial Management for IT Service (Gerenciamento Financeiro para TI)
8
ITIL – Para tirar certificação
Para que serve? Quais vantagens? Como obter? Observações: Níveis. Caso tenha certificação na versão 2? Prazo da certificação.
9
ITIL - Referencias bibliográficas
3.pdf isso-e-para-que-serve/ que-eacute-o-itil.aspx
10
ITIL - Obrigado Duvidas ou Sugestões? Unibratec
CTDS – 5º Período – Noite Alunos: Jefferson Carvalho Pedro Boudoux Brunno Carvalho Fábio Machado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.