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BUS POSITIONING SYSTEM

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Apresentação em tema: "BUS POSITIONING SYSTEM"— Transcrição da apresentação:

1 BUS POSITIONING SYSTEM
Orientador: Luiz Antônio Pereira Integrantes: Douglas Fiório Dias Fernando Sedrez Jander Soares Nunes Luiz Cunha Alves Luiz Filipe Absalão

2 Tópicos abordados Introdução Motivação Contexto BPS – O Sistema
Objetivos Plataforma Custos Benefícios do projeto Características do projeto Implementação Conclusão Plano de teste Implantação Pontos de melhoria Protótipo 26/03/2017 APS - Projeto Final

3 Introdução::Motivação
Motivadores “Quanto tempo irei esperar pelo ônibus?”. Muitas vezes o horário e o dia influenciam na expectativa desta resposta. Outro fator seria pessoal, pois a sensação de atraso que cada indivíduo pode ter ajuda a subjugar o tempo e influenciar em suas decisões entre esperar um ônibus e fazer uso de outro meio de transporte. Desta forma acredita-se que, para um conjunto de pessoas e fatores, conhecer o tempo de espera pelo seu ônibus faz toda diferença no dia-a-dia. 26/03/2017 APS - Projeto Final

4 Introdução::Contexto
“Muitas vezes, quando estamos usando o transporte público, os minutos que ficamos parados esperando parecem uma eternidade. Até então, a única informação disponível era o horário que um ônibus estava marcado para chegar. A partir de agora, nós iremos informar quando realmente o ônibus vai chegar baseado em dados transmitidos em tempo real” Quarta-feira, 08 de junho de h21. Um dos nossos motivadores fez parte de texto publicado (originalmente em inglês) pelo Google, em seu blog, onde a empresa mostra que já está trabalhando para disponibilizar o mesmo serviço que há quase 1 ano antes já discutíamos. INOVAÇÃO: A conversa e o interesse sobre o assunto possibilitou que o grupo buscasse informações de como atingir o objetivo do sistema. Discutiu-se as tecnologias e viu que era possível ter um sistema arrojado e distribuído por diversos meios. EXEMPLO: -- sistema similar, disponível na cidade de Busan, na Korea. (mais sobre seu sistema de transportes: 26/03/2017 APS - Projeto Final

5 BPS – O Sistema::Objetivos
Bus Positioning System 26/03/2017 APS - Projeto Final

6 BPS – O Sistema::Objetivos
Bus Positioning System Identificar o tempo médio de espera por ônibus Disponibilizar consulta por dispositivos móveis OBJETIVOS: Utilizar aplicação em sistema operativo móvel assistido por interfaces de programa que auxiliarão por atingir a finalidade do sistema, que é identificar o tempo médio de espera por ônibus cujas linhas estejam cadastradas em base de dados e que pontualmente servirá de listagem para que o usuário encontre qual é de seu interesse e possa escolhê-la para os cálculos. 26/03/2017 APS - Projeto Final

7 BPS – O Sistema::Plataforma
Web Service Empresa de Ônibus J2EE TOMCAT MySQL Android JSP Javascript 26/03/2017 APS - Projeto Final

8 BPS – O Sistema::Custos
Tabela de custos de Hardware e Software *Todos os softwares possuem licenças gratuitas. Sem custo. Software Qtde. Ubuntu Desktop 64 bits 3 Ubuntu Server 64 bits 2 MySQL 7 Apache HTTP Server 2 Apache Tomcat 6 Android SDK Hardware Qtde. Total Servidor Homologação 1 R$ 2.120 Servidor de Aplicação R$ 2.210 Plataforma low end R$ 699 Plataforma middle end R$ 1.500 Plataforma hight end R$ 2.499 ADSL Router 2 R$ 220 TOTAL: R$ 9.248 Menor custo: Software -> R$ 0,00 Hardware -> R$ ,00 Infra-estrutura -> R$ 2.527,60/ano Recursos-Humanos -> R$ ,60 26/03/2017 APS - Projeto Final

9 BPS – O Sistema::Características
Padrões de Projeto Singleton Facade Strategy TemplateMethod Arquitetura MVC Singleton: Controlar as conexões ao banco de dados. Facade: Facilita o acesso das classes clientes ao banco de dados do sistema. Strategy: Define os algoritmos de acesso aos dados do banco de dados. Interface DAO que será implementada pelas Classes DAO do sistema. TemplateMethod: Define os passos de um algoritmo e permite às subclasses implementarem um ou mais passos. MVC: Provê uma separação do sistema entre camadas, de modo que a camada de visualização, controle e dados do sistema interoperem com um baixo acoplamento. 26/03/2017 APS - Projeto Final

10 BPS – O Sistema::Implementação
Sistema web J2EE - linguagem de programação Java SGBD mysql Servidor Web tomcat 7.0 Web Services AXIS Sistema operacional Linux API’s Hibernate, Logback, SLF4J (Simple Logging Facade for Java) Sistema Android Plataforma tecnológica J2EE banco de dados sqlite SDK Android API’s KSoap (cliente web service), GoogleMaps O sistema web foi implementado utilizando uma empresa de hospedagem de site, ficando a cargo dessa empresa a responsabilidade com relação à infra-estrutura utilizada para o desenvolvimento. O sistema para Android fez uso da infra-estrutura existente nos próprios aparelhos celulares. 26/03/2017 APS - Projeto Final

11 Conclusão::Plano de teste
Propõe-se a realização dos testes abaixo, utilizando em cada um tanto a técnica estrutural (caixa branca) quanto a funcional (caixa preta): Desempenho; Segurança e controle de acesso; Configuração. Teste Estrutural (Caixa Branca) Abordagem para projetar casos de teste na qual os testes são derivados do conhecimento da estrutura e da implementação do software. Teste Funcional (Caixa Preta) Os testes de caixa preta analisam os requisitos funcionais do sistema. Avaliam o comportamento externo do componente de software, sem considerar detalhes de codificação. . 26/03/2017 APS - Projeto Final

12 Conclusão::Implantação
Infra-estrutura necessária Carga de Dados Instalação do Hardware e do Software Acesso ao Sistema Treinamento Entrada em Produção Instalação da versão final do sistema web diretamente no servidor da empresa de hospedagem contratada Disponibilização da aplicação android no Android Market para download do aplicativo pelos dispositivos móveis Manuais do usuário do sistema web / android 26/03/2017 APS - Projeto Final

13 Conclusão::Pontos de melhoria
Inteligência dinâmica Tempo de resposta Estatísticas Segurança Acessibilidade 26/03/2017 APS - Projeto Final

14 Conclusão::Pontos de melhoria
Tecnologias GPS Celulares Internet Serviços Integração das tecnologias Sistema BPS TECNOLOGIAS: Avanço em tecnologias que se utilizam dos dispositivos móveis e do sistema de GPS permite abordagens inovadoras. O público-alvo passa a ganhar proporções mundiais, uma vez que através da Internet é possível disponibilizar aplicativos e obtê-los por toda a rede. SERVIÇOS: Os serviços então passam a ter um mapa muito mais diversificado. A gama multidisciplinar não tem limites. Podem haver aplicações que juntem serviços/tecnologias distintas e consigam sanar uma antiga necessidade. SISTEMA: O sistema BPS é um exemplo de como é possível atender uma necessidade antes apenas intrínseca aos questionamentos: “que horas meu ônibus irá passar ?”. 26/03/2017 APS - Projeto Final

15 Conclusão::Protótipo
Vamos à prática? Cadastrar Consultar Obter tempo 26/03/2017 APS - Projeto Final


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