A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson Júnior – 09/88308 Carolina Torma – 09/91694 Subgrupo Y: Adso Oliveira – 07/43372 Willie Macedo – 07/55451 Camila Wanderley – 09/91163 Responsável: Camila Wanderley

2 R09 Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição

3 1. A performance das fábricas de classe mundial foi medida segundo dois critérios. Quais são eles? I. Produtividade – representada como output anual de unidades acabadas, dividas por horas de mão de obra anual; II. Qualidade – medida em vários pontos ao longo do supply chain. A principal medida foi representada pelo número de unidades defeituosas reclamadas pelas montadoras e é expresso em partes por milhão (ppm).

4 2. Qual é o maior desafio para as fábricas que não são de classe mundial? O maior desafio para essas fábricas é quebrar o círculo vicioso de apagar incêndios que drenam recursos, energia, tempo e dinheiro fora das melhorias de processos.

5 3. Cite duas características marcantes das fábricas de classe mundial. I. Essas fábricas produzem um volume maior de produtos acabados e beneficiam-se dessa vantagem de escala; II. Essas fábricas conseguem a proeza de operar próximo do limite de capacidade, mantendo alta produtividade e altos níveis de qualidade.

6 4. Porque as fábricas consideradas de classe mundial apresentam menores níveis de inventários? Os números de inventários são afetados pela simplicidade ou complicação dos fluxos de produção e incerteza de demanda e fornecimento. Como as empresas de classe mundial têm as características de ter toda a cadeia de supply chain integrada com os fornecedores e clientes e o fato de apresentarem maior qualidade e produtividade que suas concorrentes, reduzindo os defeitos, conseqüentemente é necessário menos nível de inventários para proteger alguns estágios do processo de produção.

7 5. Explique o motivo pelo qual as fábricas de classe mundial têm freqüência muito maior de recebimento de matéria prima e de despacho ao cliente. Essas fábricas apresentam um diferencial competitivo de coordenação de toda a cadeia integrada de logística, ou seja, essas fábricas apresentam desempenho duas vezes melhor que as demais, apresentando um lead time entre receber pedido e fazer o produto sendo cinco vezes menor, fabricam pequenos lote, adaptam-se às mudanças mais rapidamente e trabalham com níveis menores de estoque. Todas essas características fazem com que a freqüência de recebimento de matéria prima e do despacho ao cliente seja maior.

8 6. Como a programação no supply chain pode atender as demandas dos clientes? A programação do supply chain traz a vantagem às fábricas de classe mundial de operar em baixos estoques, poder mudar rapidamente o processo de produção e produzir lotes pequenos aos clientes, adaptando as reais necessidades e pedidos peculiares dos clientes e diminuindo o tempo de produção e os custos do mesmo.

9 7. Em que consiste produção enxuta? Fluxo integrado de produção, com baixo inventário, pequenos lotes feitos em just in time; Prevenção de defeitos em oposição a correção; Produção puxada pelo cliente (Pull) e não empurrada para atender a demandas de fábricas (Push); Trabalho em equipe com operadores multifuncionais e flexíveis com pouco staff interno; Ativo envolvimento na solução de problemas-raiz para eliminar etapas que não agregam valor; Estreita integração de todo o fluxo de valor desde matéria-prima até cliente final, por meio de parcerias com fornecedores e distribuidores.

10

11 Bibliografia CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. GOOGLE Imagens. Disponível em:. Acesso em: 30 out. 2009.


Carregar ppt "Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google