A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
Sistema de Informação Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos

2 Objetivo Apresentar os elementos básicos que compõem o ambiente informacional e o gerenciamento da informação em sistemas de informação e sua utilização na gestão de recursos hídricos.

3 Tecnologia da Informação e Gestão de Recursos Hídricos
A complexidade da Gestão dos Recursos Hídricos e sua necessidade no tratamento das informações, tornam clara a necessidade de utilização da tecnologia da informação para que os gestores consigam dar um tratamento satisfatório às suas informações e, consequentemente, tenham a possibilidade de utilizá-las corretamente.

4 POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO
LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

5 POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 CAPÍTULO IV DOS INSTRUMENTOS Art. 5º São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos: I - os Planos de Recursos Hídricos; II - o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água; III - a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; IV - a cobrança pelo uso de recursos hídricos; V - a compensação a Municípios; VI - o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

6 SEÇÃO VI DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Art. 25. O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos é um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão. Parágrafo único. Os dados gerados pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos serão incorporados ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos. Art. 26. São princípios básicos para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos: I - descentralização da obtenção e produção de dados e informações; II - coordenação unificada do sistema; III - acesso aos dados e informações garantido à toda a sociedade.

7 SEÇÃO VI DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Art. 27. São objetivos do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos: I - reunir, dar consistência e divulgar os dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos no Brasil; II - atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território nacional; III - fornecer subsídios para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos.

8 Descrição de Sistemas Objetivo do Sistema : O que se espera do sistema
ASPECTOS BÁSICOS Objetivo do Sistema : O que se espera do sistema Escopo : Limites do sistema Ambiente : Fronteiras com o meio exterior Componentes : Elementos essenciais para seu funcionamento Finalidades Atividades Recursos : Insumos necessários para executar transformações Administração : Métodos e componentes que utilizam os recursos para atingir os objetivos

9 Benefícios esperdos com a utilização de Sistemas de Informação na Gestão de Recursos Hídricos
maior segurança e precisão; vantagens competitivas; produtos de melhor qualidade; aperfeiçoamento das comunicações; maior eficiência e produtividade; custos reduzidos; maior e melhor controle sobre as operações; apoio ao processo decisório através da obtenção de dados e conteúdos relevantes.

10 Categorias de Sistemas Computadorizados para a Gestão de Recursos Hídricos
Sistemas de Banco de Dados (hierárquicos, relacionais, OO, espacial,suporte a decisão); Sistemas Estruturados (Transacionais sob medida ou Pacote); Sistemas Web; Sistemas de Inteligência Artificial (sistemas especialistas); Sistemas Científico e de Engenharia (CAD, SIG); Sistema de Tempo Real (controle inteligente de tráfego).

11 Estágios do Ciclo de Vida de um Sistema de Informação

12 Exemplos de Sistemas Sistema de Apoio a Decisão
Sistema de Apoio a Decisão com Abordagem Multiobjetivo para a Decisão de Alocação e Outorga de Água. Desenvolvido pelo Grupo de Recursos Hídricos-UFBA Sistema Web Hidro Web – Sistema de Informações Hidrológicas Desenvolvido pela Agência Nacional de Águas Sistema de Informação Geográfica SAUA – Sistema de Apoio ao Usuário de Água Sistema de Cadastro Sistema de Cadastro de Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - Desenvolvido pelo CBHSF

13 << retornar

14 << retornar

15 << retornar

16

17 Grato pela atenção ! Julio Cesar S.Pelli


Carregar ppt "Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google