A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção e arquitectura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção e arquitectura"— Transcrição da apresentação:

1 Construção e arquitectura
Curso EFA – Secundário Profissional Técnico de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 Construção e arquitectura A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Dela saíram os mais famosos arquitectos. Início da arquitectura moderna

2 Características fundamentais da construção moderna:
    Características fundamentais da construção moderna: - Relação íntima entre arquitectura e urbanismo;     - Corte radical com o passado: abolição da forma natural, eliminando tudo aquilo que se oponha à arte pura;     - Simplificação dos volumes, formas geométricas: predomínio das linhas rectas, sólidos geométricos;     - Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo-se a decoração e realçando-se a estrutura do edifício;     - Coberturas planas, geralmente transformadas em terraços;     - Amplas janelas, em fita, ou fachadas cortina em vidro;     - Elevação do edifício sobre pilares (pilotis), dando a ideia de estar suspenso;     - Utilização de novos materiais, pré-fabricados: aço, betão, vidro;     - Renovação do espaço – casa prática e funcional; abertura de espaços interiores – é a planta livre;     - Interligação com as artes ditas menores, ou aplicadas: escultura, cerâmica, tecelagem, metalurgia, marcenaria;     - Nascimento do design industrial

3 Gerrit Thomas Rietveld, Casa Schröder, Utreque, 1924 Esta é uma das obras mais importantes do funcionalismo racionalista: linhas simplificadas, estrutura reduzida a formas elementares, intersecção de planos diversos, superfícies sem ornamentação, telhado em terraço e varandas A forma básica é cúbica. As paredes são brancas, mas os elementos lineares verticais estão pintados de preto, vermelho e amarelo. De la Sota Os seus projectos permitiram-lhe a defesa da industrialização da construção e da apresentação da arquitectura moderna enquanto alternativa estética e construtiva à arquitectura clássica em Espanha. A sua arquitectura é também precursora de muitos projectos que se iriam realizar por arquitectos modernos em Portugal e Espanha.

4 Com uma arquitectura moderna e métricas puristas, a Casa Moderna com três ou quatro quartos possui abundantes vistas de mar e foi desenhada para ter uma óptima funcionalidade - a fusão perfeita entre forma e função, onde cada espaço comunica e se funde com os que lhes estão próximos. A casa da música no Porto do arquitecto Rem Koolhaas, e verdadeiro "ex-líbris" da Porto 2001-Capital Europeia da Cultura.

5 Arquitectura moderna com influências tradicionais portuguesas
Continuamos a ter telhados com telha e chaminés tradicionais janelas grandes e pilares. São as vulgares moradias modernas…

6 Arquitectura tradicional minhota
CASA DO AVELAR Que remontará à primeira metade do século XVI, era certamente na época, uma das construções civis mais importantes. Ao longo do tempo sofreu várias influências e intervenções e em 1942 foi objecto de grandes obras de restauro. A Casa dos Coimbras tem nas suas origens uma construção que já em 1471 servia de residência. A casa dos Coimbras, possui as janelas e as portas do antigo palacete, tendo no entanto sido alterado o formato do edifício manuelino

7 As casas tradicionais do Douro fazem parte da nossa arquitectura tradicional, sendo o rés do chão para arrumos e o andar de cima para habitação Património arquitectónico situada em Paradela de Guiães, no concelho de Sabrosa: Casa com balaustrada de cimento que provavelmente substituirá uma original que seria igual à da varanda sob a empena: É esse corpo de empena virada para a rua, com os andares superiores em tabique, que dá todo o carácter a esta bela construção.

8 Casas tradicionais das Beiras
As casas das beiras variam de acordo com a abundância de materiais de construção nas respectivas zonas. É utilizado o xisto e granito no interior serrano ou madeira no litoral. Também aqui as casas são de dois pisos acolhendo em baixo os animais e em cima os seus donos. Os telhados são geralmente de duas águas com pouca inclinação e as coberturas variam entre xisto e telha de barro assentes em estruturas de madeira. Nesta zona do país as chaminés são, geralmente, curtas. As casas possuem varandas ou alpendres com escadaria exterior. O soalho do piso inferior é constituído por xisto miúdo, laje de granito ou mesmo terra batida, sendo o piso superior invariavelmente de madeira.

9 Arquitectura Tradicional do sul
As casas do baixo Alentejo são de piso único. A construção é feita com paredes em tijolo ou taipa que é um material formado por terra húmida comprimida entre taipais de madeira desmontáveis, removidos logo após a secagem. Estas paredes são assentes em alicerces de xisto que se prolongam até ao nível do chão. As paredes são caiadas de branco com rodapé colorido, normalmente em azul ou ocre. As janelas são pequenas para manter a casa fresca. O telhado é de duas águas com um forro de canas para isolar do calor e uma chaminé geralmente grande. A arquitectura tradicional algarvia, sofreu uma forte influência árabe e reflecte as necessidades desta região quente. São ornamentadas com bonitos e pitorescos, pormenores como as chaminés decoradas e platibandas coloridas com motivos geométricos. São frequentes telhados com terraços revestidos com mosaicos de barro, chamadas de açoteias, que tinham como função servir de espaço para secar peixe e frutos como os figos.

10 Arquitectura contemporânea
Projectada para mudar a maneira de ver o mundo. "A janela grande curva é o vórtice declaração do plano, da casa fora do comum. Cria um caminho visual , como uma câmara de viajar, revela a imagem da paisagem." A fachada minimalista em branco apresenta janelas expansivas, permitindo uma vista do exterior a partir de qualquer ponto da casa. Funcionalmente, esta arquitectura moderna dispõe de uma planta em forma de Y com uma visão diferente de vida, lazer e áreas de trabalho, que se ramificam da ala principal de vida. No final de cada ala do presente plano de casa inovadora, uma janela panorâmica deslumbrante oferece um instantâneo da natureza.

11 As casas contemporâneas inteligentes devem produzir a sua própria energia para executar o aquecimento, ar condicionado, água quente e iluminação. Além de energia extra necessária para conduzir um veículo eléctrico. A casa inteligente pode ter muita versatilidade que permite a mudança dos quartos da casa através de um sistema de painéis móveis e a tecnologia avançada que permite a desmontagem e transporte para nova localização. A construção desta casa inteligente deve incluir: -Turbina eólica; - Painéis solares foto voltaicos; - Painéis solares térmicos (aquecimento de águas); - Painéis solares termodinâmicos (aquecimento central da casa); - Lâmpadas florescentes; - Sensores que acendem e desligam automaticamente as luzes; - Interior da casa pintado com cores claras; - Janelas com vidros duplos; - Paredes duplas; - Portas e janelas calafetadas; Central de compostagem: Para valorização dos resíduos orgânicos domésticos. Reservatório para recolha da água da chuva:

12 Casas de sonho práticas energeticamente sustentáveis, sem escadas!!!
Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga." Albert Einstein

13 Quando sonho com a casa ideal, penso num lugar agradável, luminoso, quente no Inverno e fresca no Verão, com o ar puro, de fácil manutenção, respeitando o meio ambiente e que seja capaz de produzir a energia que consome. Um pequeno jardim ou horta e acordar com os pássaros; talvez situada numa vila.

14 CASAS FANTÁSTICAS

15 Bibliografia Trabalho elaborado por: Maria dos Anjos Aguilar Turma Sec D Formadores: Lúcia Mota e Carlos Vinhais


Carregar ppt "Construção e arquitectura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google