Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Angelo Luiz Cortelazzo 3a Reunião sobre Legislação Educação Superior
2
Princípios Liberdade para compor carga horária e unidades de estudos a serem ministradas; Indicar tópicos ou campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem; evitar fixação de conteúdos e cargas horárias; Evitar prolongamento desnecessário da duração dos cursos; Incentivar sólida formação geral, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;
3
Princípios Estimular práticas de estudo independente, visando autonomia profissional e intelectual do aluno; Encorajar aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive experiência profissional; Fortalecer articulação teoria - prática, valorizando a pesquisa , estágios e participação em extensão, as quais poderão ser incluídas como parte da carga horária; Incluir orientações para condução de avaliações periódicas, com instrumentos variados e para informar docentes e discentes acerca do desenvolvimento das atividades didáticas.
4
Objetivos e Metas Conferir maior autonomia às IES na definição dos currículos de seus cursos; graduação como etapa inicial do processo de educação permanente Propor carga horária mínima em horas que permita a flexibilização do tempo de duração do curso Aluno faz sua formação de acordo com disponibilidade e esforço Otimizar a estruturação modular dos cursos Maior diversidade de organização (seqüenciais) Contemplar orientações para a integração do saber acadêmico à prática profissional; Estágios e reconhecimento de atividades profissionais Contribuir para inovação e qualidade do projeto pedagógico; Base para o processo avaliativo.
5
Duração dos Cursos Cursos Superiores de Tecnologia:
Parecer CNE/CES no 436/2001; Cargas horárias variam de 1600 a 2400 horas. Cursos de Licenciatura: Parecer CNE/CP no 28/2001 e Resolução CNE/CP no 03/2002: 2800 horas contendo 400 horas de estágio; 400 horas de práticas pedagógicas; 200 horas de atividades culturais. Exceção: Pedagogia – 3200 h, ; Cursos de Bacharelado: Parecer CNE/CES no 329/2004, de 11 de novembro de 2004 e no 02/07, de junho de 2007.
6
Cursos Superiores de Tecnologia
Diretrizes curriculares: Parecer CNE/CES no 436/2001, DOU de 06/04/2001. Parecer CNE/CP 29/2002, do Cons. Francisco Aparecido Cordão, DOU de 13/12/2002. Resolução CNE/CP no 3, DOU de 23/12/2002. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, de julho de 2006.
7
Quadro das áreas profissionais e carga horária (Parecer CNE/CES 436/01)
8
Normas internas Cursos com 2400 horas mínimas; Número de semanas;
Tempo de duração – 3 anos (eventualmente 4 anos à noite) Currículo Lattes Bibliografia na biblioteca Relação de livros (on line)
9
Proposta de Cronograma
Imediatamente: Formação dos grupos por curso, com participação da AESU Tarefa, como exemplo: português (?) comunicação e expressão (?) comunicação empresarial (?) Próximos 6 meses: Análise dos grupos de disciplinas básicas e comuns(?) – matemática/cálculo, física, química, trabalho de conclusão de curso, etc. Análise das disciplinas profissionalizantes Convite para grupos de 5 a 6 docentes da área para análise das propostas; Revisão; Disponibilização do material na página do Centro Paula Souza.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.