A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma caloria, uma tortura!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma caloria, uma tortura!"— Transcrição da apresentação:

1 Uma caloria, uma tortura!

2 O que é a anorexia? Alguns médicos consideram a anorexia como uma doença física consequência duma disfunção cerebral ao nível do hipotálamo que comanda os estímulos da fome, sede e amadurecimento sexual.

3 Anorexia Nervosa A anorexia nervosa  é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anoréctica.

4 Quais sao as causas da Anorexia?
Não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa. Essa síndrome é considerada multideterminada por uma mescla de factores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Alguns estudos chamam atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada à ocorrência desses quadros.

5 A Anorexia nos rapazes A anorexia é cada vez mais uma doença também de rapazes. No entanto, comparando com raparigas, continuam a ser uma percentagem mínima. O que os leva a chegar até ao estado de anorécticos é também distinto das razões das raparigas: os rapazes pretendem obter um corpo musculado, trabalhado, tornando-se assim em homens mais leves, mais ágeis.

6 A anorexia masculina aparece numa faixa etária mais baixa que a das raparigas, situa-se entre os 10 e os 14 anos, enquanto que nelas é um pouco mais tarde, por volta dos 15 anos.

7 Principais Sintomas de Anorexia
Perda de peso; Amenorreia; Enfartamento, sensação de distenção abdominal, dor abdominal, obstipação; Intolerância ao frio; Cefaleias, tonturas, astenia; Hiperactividade, apatia;

8 Na anorexia… …perde-se a noção da própria realidade: por muito magra que se esteja, irá sempre ver-se no espelho uma gorda horrível!

9 Hoje em dia, os casos mais preocupantes em todo o mundo são as modelos, estas para desfilarem numa passarela, ou para quando vão fazer uma sessão fotográfica são capazes de deixar de comer e não só por algumas horas , deixam de comer por dias e semanas até, isto tudo porque pensam ser “gordas”. Em todo o mundo está a ser proclamado às agências, os cuidados a ter com as modelos! Felizmente algumas agências de modelos, aderiram bem a esta proclamação e proíbem modelos com menos de 55 kg.

10 Casos de adolescentes anorécticas
Ana Carolina ,de 21 anos, pesava apenas 40 quilos. A família da modelo brasileira Ana Carolina, que morreu vítima de anorexia, espera que o seu caso sirva de exemplo para outros jovens. A agência que a representava garante que se preocupa com a saúde dos manequins. Ana Carolina, de 21 anos, pesava apenas 40 quilos e morreu ,com uma infecção generalizada depois de ter passado 22 dias internada num hospital de São Paulo. O caso da jovem, que sofria de anorexia nervosa, reavivou o debate sobre o emagrecimento exagerado de algumas modelos e um ideal de beleza que pode conduzir a desordens alimentares, especialmente em adolescentes.

11 Casos famosos Ocorrências de anorexia podem ser encontrados no cinema, na música, no desporto e até na família real. A actriz Jane Fonda, por exemplo, conviveu com a anorexia dos 15 aos 40 anos. Ela conta que queria "agradar e ser perfeita", o que na época queria dizer "esquelética". Na música, um dos exemplos mais conhecidos de problemas relacionados a distúrbios alimentares é o da cantora e baterista Karen Carpenter, que morreu em 1983, aos 32 anos, depois de ter sofrido um ataque cardíaco decorrente de anorexia. Ela formava com o irmão, Richard, o grupo The Carpenters, famoso nos anos 70. Outro caso emblemático é o da princesa Diana ( ), que assumiu que foi anoréctica e que já tinha tentado suicidar-se.

12 Trabalho elaborado por:
Joana Paixão Sara Egli Sofia Macedo Ângela Lourenço 8ºA E.B 2,3 Manuel de Figueiredo 2007/2008


Carregar ppt "Uma caloria, uma tortura!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google