A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte no Mundo Ocidental Pré- História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte no Mundo Ocidental Pré- História"— Transcrição da apresentação:

1 A Arte no Mundo Ocidental Pré- História

2 A Arte do Paleolítico Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C.)
Paleolítico Superior (cerca de a.C.) Neolítico (cerca de a.C.)

3 A Arte do Paleolítico Superior IDADE DA PEDRA LASCADA
PINTUTA RUPESTRE Mão em Negativo O NATURALISMO Traços Simples; Pintavam os seres como os viam. Reproduz a natureza tal qual sua vista captava. Pinturas encontradas nas cavernas de Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França e Altamira, na Espanha.

4 Possíveis motivos que levaram o homem a fazer essas pinturas:
Arte realizada por caçadores; Fazia parte de um processo de magia para interferir na captura do animal; O pintor-caçador supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse sua imagem; Acreditava que mataria o animal verdadeiro se o representasse ferido mortalmente em um desenho. Bisonte. Pintura Rupestre encontrada em uma das grutas de Altamira, na Espanha.

5 Esculturas Predominam as figuras femininas;
Cabeça surgindo do prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas; A Vênus de Willendorf tem 11 cm de altura e foi encontrada na Áustria. Exposta no Museu de História Natural, Viena. Vênus de Willendorf

6 A Arte do Neolítico Último período da Pré-História, também chamado de Idade da Pedra Polida (técnica de construção de armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito); Revolução Neolítica (cultivo da terra e manutenção de manadas) Aumento da população e desenvolvimento das famílias e divisão do trabalho. Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmica e construiu as primeiras moradias. Produziu o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.

7 Neolítico: Progresso da Arte
Os temas das artes mudaram; Representações da vida coletiva; Idéia de movimento através da imagem fixa; A preocupação com movimento fez com que os artistas criassem figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor; Desses desenhos surgiram as primeiras formas de escritas (pictográfica), representando seres e idéias através do desenho. Pintura rupestre encontrada em Tassili, Região do Saara (cerca de 4500 a.C.).

8 Na cerâmica, a preocupação com a beleza.
Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto. Dois belos exemplos dessa cerâmica são a Ânfora em terracota da Dinamarca e o Vaso Escandinavo em terracota. Ânfora em cerâmica. Museu Nacional, Copenhague.

9 Esculturas em metal Progresso: os artistas começaram a usar o metal em seus trabalhos; Método: Fôrma de barro ou técnica da cera perdida; Representações de guerreiros e mulheres ricas em detalhes; Constitui um precioso documento das roupas e atividades do Neolítico; Esculturas encontradas sobretudo na Escandinávia e na Sardenha. Escultura Neolítica em bronze. Museu Pigorini, Roma.

10 Como eram feitas as primeiras esculturas em metal?
Método da Fôrma de Barro: Após construção da fôrma, era despejado o metal já derretido em fornos. O ferro fundido era deixado na fôrma de barro até que esfriasse. Depois de frio, a fôrma era quebrada. Obtinha-se, assim, uma escultura com a configuração dada ao barro. Técnica da cera perdida: Construção de um modelo em cera. Esse modelo era revestido de barro aquecido. Com o calor do barro, a cera derretia-se e escorria por um orifício propositalmente deixado na peça de cerâmica. Obtinha-se assim um objeto oco. Depois, por esse mesmo orifício, preenchia-se o objeto com metal fundido.Quando este estivesse endurecido e frio, quebrava-se o molde de barro. Dentro dele estava a escultura em metal, tal qual moldada anteriormente em cera.

11 Arquitetura Neolítica
O homem do Neolítico começou a abandonar as cavernas e a construir suas próprias moradias. Dessas construções são conhecidos os Nuragues, edificações em pedra, sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado. Nuragues. Aldeia de Barumini, na Sardenha.

12 Arquitetura Neolítica
São também desse período as construções denominadas Dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. São dispostos em forma circular e de ferradura. O círculo exterior tem 100 m de diâmetro e os pilares medem 4,20 m de altura. São consideradas uma das primeiras obras de arquitetura que a História registra. Dolmens. Detalhe do Santuário de Stonehenge, Inglaterra. Planta do Santuário

13 Agora é com você. Mostre o que aprendeu respondendo o questionário
Agora é com você! Mostre o que aprendeu respondendo o questionário! BOM TRABALHO!!


Carregar ppt "A Arte no Mundo Ocidental Pré- História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google