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Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP.

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1 Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP

2 Quem é o médico? Alguém que sabe? Alguém que sabe? Alguém que faz? Alguém que faz? Alguém que cuida? Alguém que cuida? Alguém que toma decisões. Alguém que toma decisões.

3 Como se tomam decisões? Com base em conhecimentos aprendidos na escola médica? Com base em conhecimentos aprendidos na escola médica? Com base na experiência pessoal – erros e acertos anteriores? Com base na experiência pessoal – erros e acertos anteriores? Com base na intuição e sensibilidade? Com base na intuição e sensibilidade? Com base nas condutas referendadas pela coletividade de médicos? Com base nas condutas referendadas pela coletividade de médicos?

4 O Paradigma Médico Tradicional pressupõe: A experiência clínica individual fornece a base para o diagnóstico, tratamento e prognóstico. A experiência clínica individual fornece a base para o diagnóstico, tratamento e prognóstico. A medida da autoridade é proporcional à experiência do indivíduo. A medida da autoridade é proporcional à experiência do indivíduo. A fisiopatologia fornece a base para a prática clínica A fisiopatologia fornece a base para a prática clínica O treinamento médico tradicional e o bom senso são suficientes para capacitar o médico a avaliar novos testes e tratamentos. O treinamento médico tradicional e o bom senso são suficientes para capacitar o médico a avaliar novos testes e tratamentos.

5 Deterioração da PERFORMANCE com o tempo Domínio do melhor tratamento da hipertensão Anos desde a graduação A rampa escorregadia...

6 MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS INFORMAÇÕES PARA A PRÁTICA CLÍNICA PACIENTE PESQUISA PACIENTE PESQUISA arte / ciênciamétodo / ciência arte / ciênciamétodo / ciência MARGEM DE INCERTEZA ERROS - aleatório, MARGEM DE INCERTEZA ERROS - aleatório, ERRO “positivo” sistemático, dedutivo ERRO “positivo” sistemático, dedutivo EXPERIÊNCIA CLÍNICA EVIDÊNCIAS EXTERNAS

7 Problema clínico Aplicação dos resultados para resolver o problema clínico 4 Avaliação crítica e síntese das evidências encontradas 3 Transformação do problema clínico em uma pergunta 1 Definição da estratégia de busca e seleção da literatura disponível 2 DECISÕES CLÍNICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

8 -sem experiência clínica, a prática corre o risco de se tornar tiranizada pela evidência externa; - sem a melhor evidência externa, a prática clínica corre o risco de, rapidamente, se tornar desatualizada. SACKETT, 1997 Evidência de pesquisas Estado clínico do paciente Preferências, valores e direitos

9 MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS IDENTIFICAR AVALIAR SINTETIZAR informações científicas de alta qualidade EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS... para apoiar a prática clínica e com isso, proporcionar melhores cuidados aos pacientes

10 Desafios atuais da Medicina Quantidade de informações científicas Qualidade de informações científicas Viés de publicação Falta de critérios no arquivamento das informações científicas Práticas e performances clínicas muito diversas Deterioração da performance com o tempo Campo de múltiplos interesses

11 17.000 novos livros Avalanche de informações 30.000 revistas biomédicas 2 milhões de artigos científicos MEDLINE - > 4.000 revistas LILACS - 670 revistas

12 Médicos generalistas, para conhecerem o que de interesse é publicado em revistas, teriam que examinar 19 artigos/dia durante 365 dias do ano Médicos generalistas, para conhecerem o que de interesse é publicado em revistas, teriam que examinar 19 artigos/dia durante 365 dias do ano. (Davidoff et al: Evidence based medicine: a new journal to help doctors identify the information they need. BMJ 310: 1085,1995)

13 INFORMAÇÃO CIENTÍFICA CONHECIMENTOS FONTES Como se produz a informação científica Pesquisa clínico- epidemiológica; pesquisa qualitativa Método científico; tipos de investigação Como se acessa a informação científica Estratégias para identificar e selecionar a informação científica; informática médica Bases de dados eletrônicas; estratégias de busca; filtros metodológicos Como avaliar a informação científica Epidemiologia clínica; bioestatística Métodos objetivos de avaliação crítica; níveis e força da evidência Como sintetizar a informação científica Todos acima Revisão sistemática; metanálise FORMAÇÃO MÉDICA NECESSIDADES CIENTÍFICAS


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