Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThiago Galaz Alterado mais de 9 anos atrás
1
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE ARTE 1º SEMESTRE - 2013
2
- Quem são os sujeitos com os quais trabalhamos na escola? - Objeto de estudo da disciplina?
3
ÁREAS DO CONHECIMENTO EM ARTE: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO ABORDAGEM METODOLÓGICA / EXPECTATIVAS
4
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PPC Faz parte do PPP Apresentação da disciplina: Importância histórica da disciplina como área de conhecimento, apresentar objetivos de forma clara (marco situacional PPP), contemplar as Leis que competem à disciplina.
5
Conteúdos Metodologia Avaliação Referências
6
OBSERVAÇÕES Conforme parecer CEE/CEB nº 219/09 aprovado em 04/06/09 o nome da disciplina é ARTE tanto para o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Lei 11.769/08 Obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.
8
ÁREA: DANÇA CONTEÚDO: DANÇA CONTEMPORÂNEA TODO MUNDO DANÇA?
9
DANÇA CONTEMPORÂNEA PENSAMENTO DE DANÇA PROBLEMATIZAÇÃO PESQUISA/IMPROVISAÇÃO CRIAÇÃO COMPARTILHADA DIÁLOGO COM AS MÍDIAS
10
http://d.i.uol.com.br/diversao/2012/03/08/ceu-na-boca-espetaculo-da-quasar-cia-de-danca-discute-a-relacao-entre-o-paraiso-que-sonhamos- e-a-realidade-que-vivemos-1331245570739_956x500.jpg
11
Sobre a Dança Contemporânea na escola Experimentar, sentir, articular e pensar a arte como criadores e sujeitos do mundo; Criar diferentes possibilidades da relação corpo- espaço-tempo; Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança ampliando o repertório de movimento, propiciando autoconhecimento e possibilitando diálogos corporais.
12
Improvisação Investigação do movimento. Pesquisa em dança se dá através da improvisação. Problematizações que são respondidas corporalmente. Individual ou em grupo são lançadas problemáticas onde o aluno por meio de seu repertório de movimentos busca respostas ou novos questionamentos.
13
Construção Coletiva A iniciativa da construção coletiva é oportunizar a criação de movimentos e/ou coreografias cooperativas comprometidos com as ideias e princípios da dança contemporânea, mas principalmente compreendidos como apropriação individual ou grupal.
14
Construção Coletiva (cont.) Nas aulas de dança o momento da criação é fundamental para construção de conhecimento, pois é nesse momento que identificamos no aluno a apropriação de conhecimento, como ele conheceu, reconheceu e transformou toda informação adquirida no processo.
15
ATIVIDADE 1 Problematização: O homem na dança - Espaços/ambientes - Corpos que dançam Vídeo DV8
16
http://www.mydancealliance.org/component/acajoom/mailing/view/listid-1/mailingid-14/Itemid-999.html
17
GRUPO DE DANÇA DV8 (Londres) www.youtube.com/watch?v=EayAmhSsBZI
18
ATIVIDADE 2 Problematização: “Onde dobra o meu corpo?” Investigação de movimentos corporais partindo dos conhecimentos de localização, reconhecimento e funções dos ossos e articulações relacionando com os níveis, planos e direções (ESPAÇO) e diferentes velocidades do movimento (TEMPO). Mostra do vídeo SOLO – Phelippé Dècouflé
19
http://www.conectedance.com.br/admin/files/quem_e_quem/dani_lima.jpg
20
Vídeo SOLO – Phelippé Dècouflé (França) www.youtube.com/watch?v=LwPGiRryI30
21
ATIVIDADE 3 Problematização: Formas corporais e criação compartilhada Os alunos divididos em pequenos grupos têm que criar uma forma estática com seu corpo dialogando com as outras formas. Eles podem utilizar os diferentes níveis, planos e linhas e como esses elementos se relacionam. Os alunos vivenciam nessa proposta o construir em grupo, o pensar coletivamente e o expor suas ideias, aceitarem a dos outros e criarem estratégias para resolver as problemáticas lançadas.
22
http://1.bp.blogspot.com/-nwTJhIflrt4/TVVOZsSWg-I/AAAAAAAAABM/U6NuflUTvlk/s1600/danc2.JPG
24
MATERIAIS SOBRE DANÇA CONTEMPORÂNEA Texto : “Essa tal de dança contemporânea” Histórico da Dança: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=102 http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=102 Portal MEC: Dança: linguagem do corpo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120 Livros: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=240 (retirado da HAI- hora atividade interativa) http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=240 Página da HAI - dança contemporânea: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=238#videos http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=238#videos
25
MATERIAIS DE APOIO SOBRE DANÇA Vídeo Companhia Urbana de Dança do Rio de Janeiro http://www.youtube.com/watch?v=0fTtPrrKEPo A morte do cisne: http://www.youtube.com/watch?v=RM2Aio9mvNE Cia de Dança-Formas/SP: http://www.youtube.com/watch?v=w766W4-8W40
26
Documentário Pina Bausch: http://www.youtube.com/watch?v=StaeF3- Czew&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=StaeF3- Czew&feature=related Trailer do Filme Pina Bausch: http://www.youtube.com/watch?v=R-J1FXg-awA http://www.youtube.com/watch?v=R-J1FXg-awA MARTA GRAHAN: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/de baser/singlefile.php?id=20465 http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/de baser/singlefile.php?id=20465
27
MATERIAL DE APOIO: FILMES SOBRE DANÇA Direção: Stephen Daldry Elenco: Jamie Bell, Jean Heywood, Jamie Draven, Gary Lewis, Stuart Wells, Mike Elliot Nome Original: Billy Elliot Duração: 110 minutos Ano: 2000 País: Reino Unido Classificação: 12 anos Gênero: DramaDrama
28
Filme: Vem Dançar Estúdio: Playarte Cor: Colorido Elenco: ANTONIO BANDERAS Recomendação: livre
29
MATERIAL DE APOIO: Relação Dança/Artes Visuais Heitor dos Prazeres. Frevo, s/d. http://www.pinturasemtela.com.br/heitor-dos-prazeres-pintor-compositor-e- cantor-brasileiro http://www.pinturasemtela.com.br/heitor-dos-prazeres-pintor-compositor-e- cantor-brasileiro
30
Matisse. A dança,1909. Museu Hermitage. http://www.naincerteza.com/perola s/danca-matisse http://www.naincerteza.com/perola s/danca-matisse Edvard Munch. A dança da vida, 1900. http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post s/2008/04/17/pintura-danca-da-vida-de- edvard-munch-98079.asp http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post s/2008/04/17/pintura-danca-da-vida-de- edvard-munch-98079.asp
31
Pintura egípcia representando dança. http://mol-tagge.blogspot.com.br/2009/04/historia- da-arte-da-danca-i-da- pre.html#!/2009/04/historia-da-arte-da-danca-i- da-pre.html http://mol-tagge.blogspot.com.br/2009/04/historia- da-arte-da-danca-i-da- pre.html#!/2009/04/historia-da-arte-da-danca-i- da-pre.html http://www.google.com.br/imgres?um=1&cli ent=firefox-a&rls=org.mozilla:pt- BR:official&hl=pt
32
REFERÊNCIAS TOMAZZONI, Airton. Essa tal de Dança Contemporânea. Disponível em: http://idanca.net/lang/pt- br/2006/04/17/esta-tal-de-danca-contemporanea/2992 MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez,2003 MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: Textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999 Site idança – www.idanca.net
33
CONTATOS Telefone: (41) 3340-1719 artedeb@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.