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“Análise dos impactos ambientais da infra-estrutura de transporte na bacia do Purus - AM.”
Andrés Leandro Gumiero Jaime – Mestrando (ITA) Wilson Cabral de Sousa Júnior – Professor Doutor (ITA) Demerval Aparecido Gonçalves – Doutorando (ITA) Manaus, AM. 17 a 20 de Novembro 2008
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Premissas O investimento em infra-estrutura apresenta-se como um dos maiores responsáveis pela destruição dos ecossistemas brasileiros (REID & SOUSA JÚNIOR, 2005); Na região Amazônica, as estradas foram identificadas como os principais vetores de ocupação (BRANDÃO JÚNIOR et al., 2007); As obras de infra-estrutura de transporte, em especial as rodovias, ao serem implantadas, determinam uma série de operações que causam grandes impactos ambientais, entre eles, pode citar o desmatamento ambiental, alterações na forma de escoamento das águas, assoreamento de rios e expansão urbana associada (SPEGLICH, 2004);
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Premissas A principal conseqüência das grandes obras de infra-estrutura de transporte é tornar acessível uma região até então preservada por seu difícil acesso (MEIRELLES FILHO, 2006); A reconstrução das rodovias BR-163 e BR-319, sistematicamente superestima os benefícios da rodovia e subestima seus impactos (FEARNSIDE e GRAÇA, 2006); Como umas das principais conseqüências da expansão das rodovias “não-oficiais”, têm-se a fragmentação da floresta em mosaicos, facilitando o processo de desmatamento (PERZ et al., 2008).
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Área de estudo: bacia do rio Purus
A bacia do rio Purus envolve 31 municípios brasileiros nos estados do Acre, Rondonia e Amazonas. A área total da bacia é de km2.
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Métodos Cenários: SOARES-FILHO et al., (2004 e 2005) – governança - PERZ (2008), e PRODES database (INPE, 2007); Regras de desflorestamento por estradas: Brandão et al. (2007); Valoração ambiental: Sinisgalli et al. (2008).
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BRANDÃO JUNIOR et al. (2007) – Modelagem ambiental
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SINISGALLI et al. (2008)
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Simulação de estradas, conectando municípios com a BR-319
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Desflorestamento acumulado – simulação por tipo de estrada
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Cenários de desflorestamento
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Evolução do desflorestamento (real) : 1997, 2003 e 2006 – até 20 km ao longo das estradas existentes
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Cenários de desflorestamento – 50 anos – para a bacia: otimista, realista, pessimista e catastrófico.
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Valoração ambiental (perdas com o desflorestamento a partir das estradas na bacia)
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Conclusões A bacia do Purus está no limite da pressão de fronteira agrícola, e os impactos na parte sul-ocidental da bacia (estado do Acre) indicam cenários preocupantes em termos de perda da cobertura vegetal original; A infra-estrutura viária é o principal eixo de degradação na bacia e a implementação de mecanismos de governança é necessária para reduzir os impactos destas vias; Os resultados mostraram perdas – em termos de serviços ambientais – da ordem de US$415 mi à US$6 bi como custos de oportunidade da conservação.
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