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MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.

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1 MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.

2 Codificação, armazenamento e recuperação da MEMÓRIA
Existem duas tendências teóricas: 1. Centradas no modo como se processa a informação. 2. Supõe a existência de diversos sistemas de Memória que elaboram e armazenam a informação (tal como um computador).

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4 Tipos de MEMÓRIA MEMÓRIA SENSORIAL MEMÓRIA A CURTO PRAZO
MEMÓRIA A LONGO PRAZO

5 (Actua como uma fotografia instantânea que armazena informação.)
MEMÓRIA SENSORIAL Retenção de sensações que impressionaram o organismo. A informação desaparece fácil e rapidamente neste tipo de memória. Impressões sensoriais: som, sensação ou imagem que duram apenas uma fracção de segundo. (Actua como uma fotografia instantânea que armazena informação.)

6 MEMÓRIA A CURTO PRAZO Sistema de duração mediano entre a memória sensorial e a memória a longo prazo. Para que as informações passem da memória sensorial para a memória a curto prazo é preciso reter a atenção sobre elas momentaneamente e/ou interpretá-las. Não retém muita informação; Retenção temporária; Tem por função a transferência de experiências para a memória a longo prazo

7 MEMÓRIA A LONGO PRAZO Retém muita informação durante muito tempo.
Para transferir informação para a memória a longo prazo pode ser suficiente a repetição em alguns casos, mas normalmente é necessário um processamento profundo. Engloba diferentes módulos (ex. memória procedimental, declarativa, semântica, episódica).

8 Memória a Longo Memória a curto Prazo Prazo Informação
Memórias Sensoriais Vista (visual) Som (auditiva) Outras Memórias Sensitivas Perda de informação normalmente em 1 segundo - RECAPITULAÇÃO - RECAPITULAÇÃO ELABORADA (retém informação (transfere informação para a na memória a curto prazo) memória a longo prazo) Memória a Longo Prazo Memória a curto Prazo Perda de informação Dentro de 15 a 25 segundos Informação

9 PROCESSOS DA MEMÓRIA CODIFICAÇÃO ARMAZENAMENTO RECUPERAÇÃO

10 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
O que é a RECUPERAÇÃO? Mecanismo pelo qual as recordações disponíveis se tornam acessíveis. (imediatamente recuperáveis) (potencialmente recuperáveis)

11 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Segundo Peter Lindsay e Donald Norman: 1. Vemos se a informação existe; 2. Procuramos saber se é possível que tenhamos retido essa informação; 3. Procuramos saber qual vai ser a dificuldade do processo de Recuperação.

12 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Para recuperar as informação recorre-se à Memória de Reconstrução: Decomposição de perguntas: Fragmentação; Conjecturas Lógicas.

13 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
No processo de recuperação devemos ter presente que: 1. Não é uma questão de “tudo ou nada”. 2. Um fenómeno esquecido pode ser recuperado se forem fornecidos indícios. (Eg. Freud – “Associação Livre”)

14 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Esquecimento Motivado: pode resultar de uma retenção deficiente (e.g. recordações desagradáveis). Freud usou o termo RECALCAMENTO: tendência para evitar a lembrança de alguma coisa associada ao medo (ou ao desprezo).

15 RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO
Pistas de Recuperação Memória Fotográfica Processos Construtivos da Memória Memória Autobiográfica

16 O ESQUECIMENTO NA MEMÓRIA A LONGO PRAZO
Deve-se a: 1. Falhas durante a Codificação (e.g.falta de atenção, inexactidão) 2. Falhas de Retenção (e.g. passar do tempo; informação semelhante) 3. Falhas de Recuperação . Informação posterior não permite recuperar a anterior, . Esquecimento motivado;

17 MEDIDAS CORRENTES DA MEMÓRIA
RECORDAÇÃO – recuperação de um fragmento da informação. RECONHECIMENTO – confronto perante um estímulo. É mais fácil reconhecer do que recordar.

18 MEDIDAS CORRENTES DA MEMÓRIA
REAPRENDIZAGEM : utilizada quando não somos capazes de recordar algo que, no entanto, não está completamente esquecido.

19 Aprendizagem e Memória estão muito interligadas já que, geralmente, um alto nível de aprendizagem favorece a retenção na memória. Todavia: . Aprendemos bem e retemos de modo deficiente; . Aprendemos mal e retemos eficazmente.


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