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2. Condicionamento operante ou instrumental:
Os comportamentos são mantidos pelas suas consequências. E.g. Thorndike (experiências com gatos) e Skinner (experiências com ratos e pombos).
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PUZZLE-BOX (THORNDIKE)
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CAIXA DE SKINNER
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CONCEITOS IMPORTANTES
Reforço: aumenta a probabilidade de ocorrência de certos acontecimentos: No condicionamento operante o reforço acompanha o acto. Comportamento é reforçado pelas consequências que se lhe seguem. O que serve de reforço varia de indivíduo para indivíduo e no mesmo indivíduo varia com o momento.
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Sempre que está presente a consequência do comportamento.
REFORÇO POSITIVO Sempre que está presente a consequência do comportamento. Positivo não significa, necessariamente, “agradável” mas apenas que a consequência está presente. A consequência pode ser desagradável mas reforçar o comportamento.
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REFORÇO NEGATIVO Sempre que a supressão da consequência aumenta a probabilidade de ocorrência do comportamento, ou seja, é reforçado o comportamento que evita consequências desagradáveis. Tipos de reforço negativo: Condicionamento de fuga Condicionamento de evitação
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O Reforço pode ainda ser:
Intrínseco - comportamento reforça-se por si mesmo Extrínseco - recompensas não fazem parte do comportamento - Primário – comportamento espontâneos - Secundário ou Social – comportamentos aprendidos Permanente – reforço acompanha todas as respostas correctas Intermitente ou Parcial – reforço acompanha apenas algumas respostas correctas
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Num mesmo comportamento podem combinar-se diferentes reforçadores.
→ Os estudos mostram que quando se pretende ensinar um comportamento novo, o uso do reforço permanente é mais eficaz. → Em comportamentos habituais que se pretendem manter é mais eficaz o reforço intermitente ou parcial. Assim é desejável para o ensino do comportamento operante a combinação: Reforço Contínuo Reforço Intermitente
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Dentro do Condicionamento Operante existem 4 programas parciais básicos:
I. PROGRAMAS DE RAZÃO Programa de razão fixa O reforço ocorre após um nº definido e invariável de respostas correctas. Programa de razão variável O reforço ocorre após um nº variável de respostas correctas.
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II. PROGRAMAS DE INTERVALO
O aparecimento do reforço depende da passagem do tempo. Programa de intervalo fixo O período de tempo entre os reforços é constante. Programa de intervalo variável O período de tempo entre os diferentes reforços varia aleatoriamente em redor de um valor médio.
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Conclusão: Os programas de razão tendem a produzir uma percentagem global de respostas ligeiramente mais elevada que os de intervalo; Os programas variáveis produzem poucas pausas enquanto que os programas fixos produzem pausas mais longas, mas previsíveis (após o reforço). Assim, normalmente estes programas combinam-se entre si
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CONCEITOS IMPORTANTES
PUNIÇÃO: ocorre quando um comportamento específico é acompanhado por uma consequência que reduz a sua frequência em situações semelhantes. TIPOS DE PUNIDORES: Positivos ou Negativos – consoante se apresente o acontecimento consequente ou se suprima o adie o reforço que acompanha o comportamento; Físicos ou Psicológicos Punidores Potenciais – a consequência ou efeitos do procedimento aversivo não é bem conhecido Intrínsecos ou Extrínsecos
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PUNIÇÃO = REFORÇO Mantêm o comportamento; Aumenta a probabilidade de manter uma resposta. → Elimina o comportamento; → Enfraquece a probabilidade de manter uma resposta. Aquilo que funciona como punidor varia de indivíduo para indivíduo. O que para um indivíduo é punidor para outro pode ser um reforço. Por vezes as punições passam a reforços.
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OUTROS CONCEITOS 1. Aquisição 2. Modelagem 3. Extinção
4. Recuperação espontânea 5. Generalização 6. Discriminação
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CONDICIONAMENTO CLÁSSICO OPERANTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM -Os actos são desencadeados por acontecimentos imediatamente antecedentes. - Os comportamentos são mantidos pelas suas consequências. REFORÇO - Precede o acto. - Acompanha ou segue-se ao acto. MÉTODO - O acto é reforçado combinando-se inicialmente estímulos neutros e incondicionados. - O acto é reforçado pelas consequências que se lhe seguem. AQUISIÇÃO - Aparecimento da resposta condicionada por combinações do estímulo incondicionado com o estímulo condicionado. - Aparecimento do comportamento devido ao reforço representado pelas consequências do comportamento. EXTINÇÃO - O comportamento decresce ou desaparece por deixar de se relacionar o estímulo incondicionado com o estímulo condicionado. - O comportamento decresce ou desaparece por ser retirada a consequência que se lhe seguia. GENERALIZAÇÃO - Produção da resposta condicionada em situações semelhantes à do estímulo condicionado. - Produção do comportamento em situações semelhantes àquela em que se deu o condicionamento operante. DISCRIMINAÇÃO - Distinção entre estímulos (mesmo que semelhantes) reagindo apenas aos estímulos presentes durante o condicionamento. - Distinção entre situações em que os comportamentos são reforçados e situações em que o não são.
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