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Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.

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Apresentação em tema: "Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat."— Transcrição da apresentação:

1 Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat

2 Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância, com o apoio de 20 empresas 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

3 Experiência no Sistema Unimed Consultoria de 3 anos à Unimed Sistemas (Confederação Unimed) entre 1992 e 1994, para implementação da primeira rede VSAT de satélite IP do sistema Unimed Assessoria à Presidência, Vice-Presidências e setores da Confederação Unimed para informatização das cooperativas, cooperados, Fundação CEU, etc.

4 Equipe Edumed Prof.Dr. Renato Sabbatini Presidente Profa. Dra. Silvia H. Cardoso, Vicepresidente Prof. Dr. Elson Montagno Diretor Médico Eng. Alexandre Sabbatini Diretor de Tecnologia

5 Consórcio EduMed Universidade Federal do Amazonas Escola de Saúde Pública do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Goiás Universidade Federal do Ceará Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas...

6 Parcerias e Apoios B&CTec

7 Realizações Rede Edumed Biblioteca Digital Multimídia (MINC) Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de 4.000 alunos em 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas Centro corporativo em Campinas

8 Objetivos Estruturar uma operação de oferta de cursos a distância via satélite e Internet para o Sistema Universidade Unimed: Educação continuada superior e pós-graduação em várias áreas do saber Especialmente criados para este formato, certificados pelas universidades de origem Educadores de alto nível (USP, UNICAMP, etc.) em estúdios centrais de geração de aulas Para esta finalidade, criar a Edumed Sat, uma rede integradora das singulares

9 Tecnologias EaD utilizadas Teleconferência Internet Videoconferência

10 Conexão via satélite Internet TV Videoconferência

11 Necessidade e Vantagens do Satélite Bidirecional Apenas 10% das cidades brasileiras têm acesso em banda larga à Internet 90% dos municípios brasileiros têm menos de 50.000 habitantes, e 63% têm menos de 20.000 habitantes O satélite pode ser colocado virtualmente em qualquer lugar do país, dando acesso tanto à programação de vídeo, quanto o acesso à Internet, através da mesma antena Antena de pequeno porte (96 cm a 1,3 m), de fácil instalação Modelo de serviço (equipamento colocado em comodato, taxa mensal inclui conectividade, serviço, suporte e manutenção)

12 O formato dos Cursos Aulas expositivas por teleconferência Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa Monitor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

13 Projeto Técnico e Pedagógico Edumed Sat

14 Componentes Centro Gerador de Conteúdo, formado por um centro de controle técnico, call center de apoio e estúdios geradores de aulas, e que envia para: Teleporto, onde se encontram o datacenter, o hub e a antena de subida, e o acesso à Internet O satélite geoestacionário, fixo a uma altitude de 38.000 km As salas de recepção, que contam com unidade de acesso satelital, com antena e decodificador

15 Componentes Satélite Antena parabólica de subida Terminal de acesso

16 Teleporto Equipamento Hub Datacenter Componentes

17 Componentes Centro de Operações de Rede Estúdio de geração de aulas

18 IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2

19 Antena e decodificador satélite TV Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone sem fio Modem satélite Vídeo IP Sala de Recepção de Aulas - Bidirecional Telefone Scanner Impressora

20 Antena e decodificador satélite TV Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone sem fio IRD satélite Vídeo IP Sala de Recepção de Aulas - Unidirecional Telefone Scanner Impressora

21 Videocassete Camara video Estúdio de Geração de Aulas MPEG Encoder Computador professor Computador assistente Camara de documentos Microfone lapela Monitor TV Satélite

22 Centro de Geração de Conteúdo O CGC terá vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores crescerá gradativamente respondendo à demanda O CGC contará com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

23 Como se dá a interação em aula (multicasting interativo)

24 Software de Videoconferência Professor recebe perguntas e comentários em tempo real através de batepapo (chat) de texto, comandados pelos monitores Perguntas podem ser respondidas no ar Periodicamente, uma classe pode enviar sua imagem de vídeo (webcam) e áudio (microfone sem fio) para dialogar diretamente com o professor em tempo real

25 Transmissão da aula EstúdioSalas remotas

26 Solicitação de interação EstúdioSalas remotas

27 Cessão da interação EstúdioSalas remotas

28 Retomada da aula EstúdioSalas remotas

29 Protagonistas Coordenador educacional Coordenador do curso Educador: ministra a aula, interage com o monitor e alunos, etc. Assistente: auxilia o professor no intercâmbio com os monitores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Monitor local: coordena as atividades da sala, mantém a ordem, intermedia as ações do professor, passa exercícios e provas, etc. Tutor on-line: gerencia e treina os monitores, responde a perguntas feitas pelo fórum, etc.

30 EaD pela Internet Uso pelos monitores, a partir da sala de aula ou pelos alunos, na sala de micros; Acesso por senha individual; Uso de ambiente on-line de apoio ao ensino e aprendizagem;

31 Ambiente TelEduc Inscrição on-line do monitor e do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, email) Aprendizado independente e colaborativo

32

33 Controle de Acessos

34 Contato Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed (19) 3295-8191 sabbatini@edumed.net


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