Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheushenrique Patricio Alterado mais de 11 anos atrás
1
Redes Sociais
2
Uma das funções que está cada vez mais aparente na apropriação dos sites de redes sociais é seu uso como filtro de informações.
3
Rede de informações que filtra, recomenda, discute e qualifica a informação que circula no ciberespaço.
4
Rede social é gatekeeper.
5
A internet proporciona uma imensa quantidade de informações disponíveis e acessíveis, mas quando tudo é acessível, pouco é relevante.
6
Neste universo, as redes sociais parecem organizar-se como filtros, no sentido de auxiliar na organização dessas informações.
7
Os atores sociais estão construindo relevância a partir de valores sociais, como reputação, para nichos, escolhendo informações do ciberespaço para publicar, distribuir, compartilhar.
8
Quando um determinado ator social seleciona sua lista de leituras de feeds, por exemplo, está filtrando as informações a partir de outros filtros. E se as republicar em outras ferramentas, também será, ele mesmo, um filtro para os demais. O papel de gatekeeper é mais amplo.
9
Exemplo: uma informação que é passada adiante no Twitter raramente o é sem uma qualificação, um julgamento de valor ou observação daquele que a passa. O próprio "retweet" é um instrumento que qualifica uma informação, lida e considerada relevante pela rede.
10
Trata-se de uma nova estrutura informacional, onde o trabalho de filtragem de informações é realizado pelos próprios atores para os próprios atores sociais.
11
Fonte: Raquel Recuero, doutora em Comunicação e consultora em mídias sociais.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.