A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blocos econômicos mundiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blocos econômicos mundiais"— Transcrição da apresentação:

1 Blocos econômicos mundiais
Professor: Eduardo Elias de Oliveira Sobrinho.

2 União Europeia (UE) 1951 – BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo);
1957 – Mercado Comum Europeu (Europa dos seis – BENELUX, Alemanha, Itália e França; 1973 – Europa dos Nove – Reino Unido, Irlanda e Dinamarca; 1981 – Europa dos Dez – Grécia; 1986 – Europa dos Doze – Espanha e Portugal; 1991 – Tratado de Maastrich criou a União Europeia, passou a vigorar em 1993.

3 União Europeia (UE) 1995 – Europa dos Quinze – Áustria, Suécia e Finlândia; 2004 – Ingresso de dez nações oriundas da cortina de ferro: República Tcheca, Eslováquia, Estônia, Lituânia, Letônia, Polônia, Malta, Chipre, Croácia. e Eslovênia. – Europa dos vinte e cinco países integrados. 2007 – Europa dos 27 – Bulgária e Romênia. Atualmente é o exemplo de bloco e de integração política, econômica e militar.

4 União Europeia (UE)

5 NAFTA North American Free Trade Agreement – Acordo de Livre comércio da América do Norte, formado pelos EUA, Canadá e México. Surgiu em 1988 (EUA e Canadá) e recebeu a adesão do México em 1993, entrando em vigor em 1994. Possui livre circulação de mercadorias e serviços, ainda não possui um acordo para a livre circulação de pessoas.

6 NAFTA Uma das características econômica do NAFTA está na presença das empresas maquiladoras – são empresas norte-americanas que se instalam em território mexicano, porém próximo a fronteira com os EUA. Essas empresas possuem duas consequências: Diminuir a migração ilegal para os EUA; Melhorar as condições econômicas do México.

7 Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - APEC
Surgiu em 1993, com um projeto de até 2020 se tornar o maior bloco econômico do mundo; Em 2000 respondia por 47% de todas as mercadorias exportadas; Possui uma grande diversidade de país como EUA, China e de outro lado Vietnã, Malásia; Possui abundância de mão de obra, portanto atrai investimentos; Membro da APEC – EUA, Canadá, Australia, Coreia do Sul, China, Rússia, Japão, Chile, Peru, México, Filipinas, Cingapura etc.

8 MERCOSUL – MERCADO COMUM DO CONE SUL
Surgiu em 1991 com quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – membros efetivos; Chile, Bolívia e Peru são membros associados; A Venezuela está em processo de aceitação pelos países que são membros efetivos;

9 MERCOSUL – MERCADO COMUM DO CONE SUL


Carregar ppt "Blocos econômicos mundiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google