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PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES

2 Apresentação As organizações são as pessoas É uma questão de liderança
Administração Científica Escola Sociotécnica Perspectiva Sociológica e suas limitações Teoria geral contra teorias específicas

3 Qual a imagem que temos das Organizações?

4 As organizações são as pessoas

5 Pessoas e Organizações

6 As pessoas são fontes de problemas

7 Em outro período da história...
Problemas tecnológicos Problemas de recursos Inexistência de concorrência ou escassez

8 Novos níveis de recursos com o desenvolvimento

9 A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de 2001
A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de Em apenas 9 anos tornou-se a segunda maior companhia aérea do Brasil.

10 As Organizações são as pessoas
As pessoas tem características diferentes.

11 As Organizações são as pessoas

12 Outras questões a serem analisadas
Nem sempre os problemas são representados pelas pessoas. Outros Fatores devem ser avaliados.

13 Perspectiva: A Liderança
“O ponto crítico, nas organizações, é o tipo de liderança.” “Nada é possível sem uma boa liderança.” “O problema desta organização é que ela carece de boa liderança.”

14 A liderança depende das circunstâncias
Relações Humanas Técnica Planejador e Organizador

15 A liderança depende do meio
Época Combinação das Especialidades de Supervisão e Liderança Prática de acordo com o nível de Supervisão

16 É uma questão de liderança

17 É uma questão de liderança
Época Técnica Planejador e Organizador Relações Humanas

18 É uma questão de liderança
Maradona

19 É uma questão de liderança
Maradona

20 É uma questão de liderança
Quartas de Final: Alemanha 4x0 Maradona Alemanha 4 x Argentina 0

21 Outra perspectiva para o problema

22 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
F. Taylor H. Fayol

23 Como surgiu e base de pensamentos
- Aumento da Industrialização, necessidade de maximização da produção.

24 Tarefas e Processos com
F. Taylor - The Best Way - Recompensa Financeira - Trabalhador ideal

25 Estrutura Organizacional com
H. Fayol - Base dos modelos militares e eclesiásticos - Hierarquias bem definidas - Departamentização - respeito de fluxos

26 Papel dos Gestores - Não se ocupa com rotina
- Trata as exceções à rotina - Realiza o planejamento - Mantêm sobre os subordinados a ordem

27 Críticas ao modelo - Resume-se a pouca valorização do “ser humano” como “ser pensante”

28 Organizações ainda aplicáveis
- Mesmo com todas as críticas, o modelo por cargos e funções ainda é base de muitas empresa: - Taylor: “estudo de tempos e movimentos” ou o fazer da maneira certa. - Fayol: Organização por departamentos (cargos/funções)

29 Escola Sócio-Técnica

30 Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão

31 Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia

32 Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca

33 Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca
Alemanha

34 Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca
Alemanha Itália

35 Greves Sabotagens Um pouco de história Difusão Combatendo
Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca Alemanha Itália Combatendo Greves Sabotagens

36 Escola Sócio-Técnica Anos 80 Contra a simplificação da realidade

37 Escola Sócio-Técnica Anos 90 Demanda por flexibilidade

38 Fundamentos da Escola Sócio-Técnica

39 Romper com o Taylorismo
Escola Sócio-Técnica Romper com o Taylorismo Considerar a complexidade emocional

40 Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características

41 Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico

42 Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta

43 Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional

44 Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto

45 Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto Preocupação com o aprendizado contínuo

46 Finalizando O Trabalho deve gerar... Escola Sócio-Técnica Satisfação
Fonte de experiências de relações humanas Garantia de segurança na sobrevivência

47 A Perspectiva Sociológica e suas Limitações

48 O que é sociologia?

49 História O termo sociologia surgiu no século XVIII, com Auguste Conte . Revolução Industrial Revolução Francesa

50 Principais Pensadores
Karl Marx : ( ) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico. Émile Durkheim : ( )Acadêmico, sociólogo, antropólogo, filósofo, foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Weber Karl Durkheim Max Weber : ( ) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia e é o pensador mais recente dentre os três, conhecedor tanto do pensamento de Comte e Durkheim quanto de Marx.

51 Visão do Sociólogo

52 Uma Teoria Geral contra Teorias Específicas

53 A busca feita pelos diversos campos do conhecimento tem criado várias teorias clássicas de Administração. O modelo de ciência natural, entretanto, preconiza que as teorias sejam aplicadas de modo geral Entretanto...

54 Como teorizar de modo geral sobre as organizações, se há diferentes organizações e sabemos que elas podem se comportar de maneira completamente diferente entre si?

55 As diversas contradições surgidas com o Modelo de Administração Científica fizeram surgir a necessidade de um modelo de Administração que seja mais adequado à realidade de uma organização específica.

56 Por exemplo, de que forma a comunicação deverá transcorrer dentro da Organização? De forma Vertical? Ou de forma lateral?

57 Isso vai depender do tipo de trabalho realizado
Isso vai depender do tipo de trabalho realizado! Acredita-se haver perigo potencial nos trabalhos rotineiros comunicar-se de maneira lateral, ao invés de os subordinados reportarem-se aos seus superiores, ainda mais se há normas cristalizadas a serem seguidas. Conforme ditado pela Administração Científica. Contudo...

58 Existem situações em que é mister que haja comunicação entre os colegas de trabalho, e não somente dos subordinados com os superiores, para que a coordenação das atividades não seja prejudicada. Nisto prevalece a Escola de Relações Humanas. Em suma, esses são alguns dos conflitos existentes entre a Teoria da Administração Científica e a Escola de Relações Humanas.

59 desde que se prevaleça o bom senso do administrador.
Cada uma das ideias apresentadas pelas duas Escolas têm lugar nas organizações, assim como quaisquer outras que surgirem, desde que se prevaleça o bom senso do administrador.


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