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Histórico e Tendências das Teorias Administrativas

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Apresentação em tema: "Histórico e Tendências das Teorias Administrativas"— Transcrição da apresentação:

1 Histórico e Tendências das Teorias Administrativas
Prof. Artur Motta

2 ÊNFASE NAS TAREFAS Preocupação Central Eliminar o desperdício e as perdas daquilo que constitui sua principal fonte de riqueza: as máquinas, a matéria prima, a mão de obra e o capital.

3 Retira-se do trabalhador a autoria do seu trabalho, impondo-lhe um modo correto (the best way) de fazer o que deve ser feito. Consequência

4 ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Desdobra-se em 3 correntes Teoria Clássica de Fayol Teoria da Burocracia de Weber Teoria Estruturalista

5 TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL
Preocupação Central Apresenta princípios que se baseiam numa abordagem orgânica e estrutural das organizações.

6 TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL
Consequência Prescreve e normatiza as ações do administrador (prever, organizar, comandar, coor-denar e controlar).

7 TEORIA DA BUROCRACIA DE WEBER
Preocupação Central Tem a intenção de prever o comportamento das pessoas, visando a utilização adequada dos meios utilizados em relação aos objetivos a que se propõe.

8 TEORIA DA BUROCRACIA DE WEBER
Faz com que, na prática, a administração se defronte com disfunções próprias das características que cada indivíduo apresenta. Consequência

9 TEORIA ESTRUTURALISTA
Preocupação Central Tem como ponto de partida a limitação do modelo anterior, que trata a organização como um sistema fechado.

10 TEORIA ESTRUTURALISTA
Consequência Introduz na teoria administrativa a abordagem da organização como sistema aberto, isto é, que interage com o ambiente ao seu redor e supõe a existência de conflitos internos que, bem conduzidos, podem constituir-se em fator de inovação e mudança.

11 Desdobra-se em 2 correntes
ÊNFASE NAS PESSOAS Desdobra-se em 2 correntes Escola das Relações Humanas Teoria Comportamental

12 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Preocupação Central A ênfase passa a ser colocada nas pessoas, substituindo os elementos centrais das teorias anteriores por conceitos desenvolvidos a partir da Psicologia e da Sociologia do Trabalho.

13 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Costuma, ser criticada, principalmente, pelas possibilidades de manipulação de seus pressupostos, dando uma aparência de democracia a posturas, na verdade, demagógicas. Consequência

14 TEORIA COMPORTAMENTAL
Preocupação Central A organização é vista como um sistema de decisões, onde indivíduos e grupos são estimulados a um constante movimento de diagnosticar situações e intervir para mudá-las, a partir de iniciativa própria e decisão.

15 TEORIA COMPORTAMENTAL
Cabe ao administrador motivar as pessoas e elevar ao máximo o seu potencial para desenvolver o processo. Consequência

16 ÊNFASE NO AMBIENTE Preocupação Central
É a perspectiva mais atual no campo administrativo. Baseia-se na Teoria da Contingência, isto é, as características estruturais das organizações dependem das circunstâncias do ambiente em que atuam.

17 TEORIA COMPORTAMENTAL
Consequência Há dificuldades em adotá-la em determinadas instituições, como a escola, sem uma profunda crítica a vários de seus aspectos.

18 Deixar a escola ao sabor das necessidades do ambiente pode trazer uma profunda descaracterização de seus fins e princípios, tornando inviável a construção de uma identidade institucional capaz de diferenciá-la dentro desse mesmo ambiente ao qual se propõe oferecer respostas.


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