A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Teve origem na necessidade de humanizar e democratizar a administração; A escola das relações humanas começou a enfatizar a importância da satisfação humana para a produtividade. Questões como sentimentos, atitudes e relações interpessoais passaram a ser enfocadas, uma vez que teriam uma relação direta com o atingimento dos objetivos pretendidos pela organização. Surgiu nos Estados Unidos em um bairro de Chicago chamado Hawthorne;

3 EXPERIÊNCIA EM HAWTHORNE
Desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores; Elton Mayo: nascido em Adelaide (Austrália em 1880). Psicólogo que trabalhou a maior parte de sua vida na Harvard Business School. Responsável pela coordenação e realização da experiência de Hawthorne entre 1923 e Pesquisas realizadas na fábrica da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago;

4 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE (DE 1924 A 1932)
1a. Fase - Os estudos da iluminação: nível de iluminação x produtividade

5 CONCLUSÃO Não foi identificado nenhuma relação direta entre a produtividade e estes fatores físicos; Observou-se, também, que os fatores físicos e a eficiência dos operários podiam ser influenciados por condições psicológicas.

6 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE (DE 1924 A 1932)
2a. Fase - Eram acrescentados algumas variáveis nos períodos de trabalho: Horário de Descanso; Intervalos no meio da manhã e da tarde; Modificação na forma do pagamento; Mudança de local de trabalho.

7 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE (DE 1924 A 1932)
3a. Fase - Programa de entrevistas (entre 1928 a 1930): Eram entrevistados anualmente todos os funcionários. As entrevistas inicialmente tinham perguntas preestabelecidas. Processo passou para uma conversa informal entre o supervisor e operário. Constatou-se que os fatores psicológicos alteravam de maneira significativa o comportamento dos funcionários. Existência dos Grupos Informais.

8 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE (DE 1924 A 1932)
4a. Fase - Sala de montagem de terminais (suspenso em maio/1932): Visava analisar a Organização Informal dos Operários. Os salários somente poderiam ser elevados se a produção total aumentasse. O pagamento era baseado na produção do grupo. Verificou-se o movimento de uma solidariedade grupal e uniformidade de sentimentos. .

9 Princípio do grupo: ninguém deveria trabalhar demais ou de menos; não dizer aos superiores algo que prejudicasse algum membro do grupo; todos deveriam aceitar as ordens do grupo informal a que pertenciam.

10 CONCLUSÕES DE HAWTHORNE
Os empregados não eram motivados somente por fatores externos. Havia fatores psicológicos e não só fisiológicos; Pausas no trabalho demonstraram bons resultados, mas não poderiam ser analisadas isoladamente; Relacionamento social entre as operárias e a supervisão provocava condições de trabalho favoráveis; Tendência de liderança em grupos mais sociáveis havendo maior cooperação do grupo para superar as dificuldades; Satisfação e insatisfação afetavam produção e a intenção dos operários

11 CONCLUSÕES DE HAWTHORNE
Grupos informais afetavam mais os resultados do que determinações da alta administração; Grupo exercia enorme poder sobre o indivíduo; Volume de produção não dependia da sua habilidade ou inteligência, mas da restrição do grupo; Inovações e melhorias técnicas introduzidas pela administração não eram bem vistas pelos operários que achavam ser explorados

12 CONSEQÜÊNCIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
MOTIVAÇÃO: Necessidades fisiológicas; Necessidades Psicológicas; Necessidade de auto realização; LIDERANÇA; TEORIA DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE; COMUNICAÇÃO; TRABALHO EM EQUIPE.

13 O que está errado? Teoria Clássica Teoria da Relações
Trata a organização como uma Máquina Trata a organização como um grupo de pessoas Enfatiza as pessoas Autoridade Centralizada Inspirada em sistemas de engenharia Inspirada em sistemas de psicologia Dinâmica grupal e interpessoal Delegação plena de autoridade Linhas claras de autoridade Especialização e competência Técnica Confiança nas pessoas Confiança e abertura Acentuada divisão do trabalho Ênfase nas relações humanas entre as pessoas; Autonomia do empregado Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Clara separação entre linha e staff Confiança nas regras e nos regulamentos

14 Resposta: Teoria Clássica Teoria da Relações
Trata a organização como uma Máquina; Trata a organização como um grupo de pessoas; Enfatiza as tarefas ou a tecnologia; Enfatiza as pessoas; Inspirada em sistemas de engenharia; Inspirada em sistemas de psicologia; Autoridade Centralizada; Delegação plena de autoridade; Linhas claras de autoridade; Autonomia do empregado; Especialização e competência Técnica; Confiança e abertura; Acentuada divisão do trabalho; Ênfase nas relações humanas entre as pessoas; Confiança nas regras e nos regulamentos; Confiança nas pessoas; Clara separação entre linha e staff. Dinâmica grupal e interpessoal.

15 RESUMO

16 Críticas Oposição cerrada à Teoria Clássica;
Inadequada visualização dos problemas das relações industriais; Concepção ingênua e romântica do operário; Limitação do campo experimental; Parcialidade das conclusões; Ênfase nos grupos informais; Enfoque manipulativo das relações humanas;

17 Ao receber tantas críticas, a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental.

18 Bibliografia Teoria das Relações Humanas:
– Acessado em 30/08/10. pt.wikipedia.org – Acessado em 30/08/10.


Carregar ppt "ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google