A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores ecológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores ecológicos."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores ecológicos

2 Fatores ecológicos Qualquer elemento do meio seja físico, químico ou biológico que pode atuar diretamente sobre os organismos. Esses fatores vão determinar a capacidade do organismo em se estabelecer no ambiente.

3 Fatores ecológicos Exemplo - clima MICROCLIMA MACROCLIMA MESOCLIMA

4 Fatores ecológicos MICROCLIMA
Alterações de luminosidade e temperatura.

5 Fatores ecológicos Abióticos – conjunto de características físicas e químicas (ex: salinidade de um solo ou de um corpo d’água). Bióticos - Conjunto de interações que se realizam entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes (ex: competição).

6 Fatores ecológicos Condições do meio – propriedades do ambiente que determinam a sobrevivência do organismo. Não pode ser consumida pelo organismo. Ex: temperatura, pressão osmótica, umidade, pH. Recursos – são consumidos pelos organismos vivos. Ex: água, radiação solar, dióxido de carbono, nutrientes.

7 Fatores ecológicos Fator ecológico é um fator limitante quando: a) o fator está ausente; b) reduzido abaixo de um mínimo crítico; c) exceda o nível máximo tolerável; d) eliminam as espécies - ambientes não favoráveis; e) modificam as taxas de natalidade e de mortalidade; f) determina o sucesso das espécies (extinção).

8 Fatores ecológicos Os fatores ecológicos atuam sobre os seres vivos de diversas maneiras: 1 - distribuição geográfica. Ex.: conteúdo de nutrientes no solo pode intervir na distribuição de espécies vegetais; 2 – densidade das populações; 3 – proporciona o aparecimento de modificações (adaptações). Ex.: fisiologia; hibernação e aclimatação.

9 Fatores ecológicos A influência dos fatores ecológicos sobre os organismos vivos são regidos por duas leis: 1) Lei do mínimo (lei de Liebig ou lei dos Fatores Limitantes) 2) Lei da tolerância ecológica (Shelford, 1913).

10 Lei do mínimo de liebig “Um elemento químico desempenha papel de fator limitante quando está ausente ou abaixo do mínimo crítico” – é o mínimo requerimento de um nutriente para que o organismo se desenvolva (individual). Ex: o cálcio e o fósforo são indispensáveis para o bom desenvolvimento dos ossos. Quando estes faltam na alimentação de uma criança ela desenvolve certos problemas (raquitismo).

11 Lei do mínimo de liebig Os nutrientes podem ser: Micronutrientes: são necessários em quantidades extremamente pequenas. Ex: Molibidênio, sódio, silício, alumínio, níquel, cobalto, cloro, zinco, ferro, manganês, cobre, boro, etc.

12 Lei do mínimo de liebig Os nutrientes podem ser: Macronutrientes: são componentes fundamentais para os organismos. Ex: Proteínas, carboidratos, lipídeos, nitrogênio, fósforo, magnésio, cálcio, potássio e enxofre.

13 Lei do mínimo de liebig

14 LEI DE TOLERÂNCIA ECOLÓGICA
Seres vivos apresentam faixas de tolerância para cada um dos fatores ecológicos; Quando o fator fica fora dessa faixa limite ↓ a sobrevivência (populacional). Fatores limitantes bióticos: competição, predação e parasitismo. Fatores limitantes abióticos: temperatura, água, luz e nutrientes.

15 LEI DE TOLERÂNCIA Um pouco mais sobre a Lei de tolerância – Lei de Shelford. Para cada espécie, existem amplitudes de tolerância (com limites mínimos e máximos) aos fatores ecológicos, dentro das quais sua existência é possível. Amplitudes de tolerância

16 LEI DE TOLERÂNCIA

17 LEI DE TOLERÂNCIA

18 LEI DE TOLERÂNCIA Amplitudes de tolerância – Valência ecológica
É a capacidade de uma espécie em povoar os ambientes. Euriécia – é uma espécie de grande valência ecológica → suporta grandes variações nos fatores ecológicos. Estenoécia – é uma espécie de fraca valência ecológica → suporta pequenas variações nos fatores ecológicos.

19 CONSIDERAÇÕES 1 - Uma mesma espécie pode ter ampla tolerância a um fator e estreita a outro. 2- Espécies euriécias provavelmente apresentam distribuição mais ampla. 3 - Condições não ótimas de um fator podem causar alterações na amplitude de tolerância a outros fatores. Ex.: combinação de poluentes X temperatura (sinergia e antagonia).

20 CONSIDERAÇÕES Para uma espécie, o limite de tolerância de diversos fatores são variáveis. Ex: a truta pode ser estenotérmica mas eurífaga. Um fator ecológico pode interferir sobre outro fator ecológico. Ex: Penman (1956) – quando o N do solo é limitante, a resistência da planta а seca diminui. É necessário mais H2O para evitar que a planta murche com níveis baixos de N.

21 LEI DE TOLERÂNCIA

22 LEI DE TOLERÂNCIA

23 Exemplo Grupo de Atherina prebyster que não suportou a mudança radical de salinidade. Estenohalino


Carregar ppt "Fatores ecológicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google