A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges
Cultura Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges

2 O que é cultura? Cultura é toda manifestação material e não material de um povo ou grupo. É tudo aquilo que o homem faz. É aquilo que é transmitido de geração em geração por meio da língua falada ou da simples imitação. Sua função é dar unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos e costumes, os mesmos valores.

3 Diversidade Cultural Globalização = padronização cultural.
Resistência = Preservação cultural = preservação de identidade. As multinacionais “respeitam” a diversidade cultural de cada povo, visando vender mais.

4 Antropologia Ciência Social que estuda as manifestações culturais dos grupos humanos, sua origem e evolução. Estudam a organização familiar; religiões; magia; ritos; casamento; costumes entre outros. Estrutura física e evolução física do seres humanos também são seus objetos de estudo.

5 Projeções: como será o homem no futuro?
Foto: Nickolay Lamm/MyVoucherCodes.co.uk / Divulgação Em 20 mil anos Em 100 mil anos Em 60 mil anos

6 Pré-antropologia (século XVI)
Grandes navegações = primeiros contatos dos europeus com outros povos e culturas. O ‘outro’ visto como diferente, exótico, atípico, estranho. Visões diversas sobre essas culturas = positivas ou negativas.

7 Antropofagia entre os nativos brasileiros

8 Discursos sobre os nativos brasileiros
Visão negativa: “São ociosos, preguiçosos, de pouco trabalho, melancólicos, covardes, sujos, de má condição, rústicos, bestiais e vegetam na escuridão das florestas.” Hans Staden – séc. XVI Visão Positiva: “As pessoas são nuas, bonitas, de pele escura e corpo elegante, são mansos e vivem em condições de igualdade, são cordiais e amáveis.” Bartolomé de Las Casas – séc. XVI

9 Etnocentrismo Concepção errada, parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. “EU” = único correto, absoluto (Superior). “OUTRO” = exótico, excêntrico, anormal e primitivo (Inferior).

10

11

12 Quais problemas podem ser gerados pelo etnocentrismo?
Exemplos de conflitos decorrentes do etnocentrismo: Portugueses X índios brasileiros. Brancos X negros africanos. Nazistas X judeus. Conflitos religiosos pelo mundo.

13 Antropologia como ciência
Surgiu como ciência no Século XIX = utilizada como mecanismo de dominação dos europeus sobre os povos asiáticos e africanos = conhecer suas culturas para dominar.

14 Antropologia Evolucionista
Sociedades industriais modernas = cultura superior, evoluídas. Baseados na teoria de Darwin. Método comparativo = classificavam as culturas não europeias como exóticas, atrasadas, arcaicas, primitivas, irracionais. Primeiros Antropólogos = de gabinete.

15 Darwinismo Social O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos. Durante o século XIX as potências européias também usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo.

16 Evolucionismo Elaborada pelo naturalista Charles Darwin. Afirma que a vida se adapta ao meio ambiente o que não se adapta desaparece. Charles Darwin (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de Abril de 1822)

17 Antropologia Funcionalista
O pesquisador deve conviver com o com a cultura e grupo a ser estudado. Compreender as especificidades de forma exata e neutra as diferentes culturas. Toda sociedade tem lógica, pois são sistemas sociais afim de satisfazer suas necessidades.

18 Contracultura e a sociedade contemporânea
Teve início nos anos 1950, mas seu auge foi nos anos 60 e 70; Tidos como anti-sociais, possuíam um “espírito libertário”, visando transformar a consciência da sociedade consumista capitalista ocidental, seus valores e comportamentos; Pela mudança de consciência desejavam a transformação na atitude política por meio do protesto.

19 A década de 60: O movimento Hippie
Foi o principal e mais influente movimento contra cultural já existente; Os hippies se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão. Defendiam a paz: lema “paz e amor”. Anti-cosumistas, valorizavam a natureza;

20 O Festival de Woodstock ocorrido em 1969 em Bethel nos EUA;
Reuniu os principais nomes da música da época, reunindo vários estilos musicais; Reuniram cerca de 400 mil pessoas em trêss dias de shows.

21

22

23 O movimento Punk Lema: “Faça você mesmo”. Surgidos nos anos 70 nos EUA; Possuíam aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo aos valores morais e éticos; Subversão cultural; Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Em geral são apartidários, antihomofobia, antifascismo, amor livre, antidiferenças, liberdade individual, liberdade religiosa etc. Em cada país o movimento punk assumi características muito particulares.

24

25


Carregar ppt "Disciplina de Sociologia/Filosofia Prof.°Renan Borges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google