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RH Contemporâneo e Perspectivas

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Apresentação em tema: "RH Contemporâneo e Perspectivas"— Transcrição da apresentação:

1 RH Contemporâneo e Perspectivas
O Profissional de Gestão de Pessoas Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

2 RH Contemporâneo e Perspectivas
O Profissional de Gestão de Pessoas É mais um propósito, uma intenção, que um cargo ou função. Não deixa de ser um Administrador de Recursos Humanos. Requer um conjunto de atitudes e práticas diferenciadas → empregados como pessoas. Parceria, investem na organização com seu capital intelectual e merecem expectativa de retorno de seu investimento. ►Profissão do futuro?◄

3 O profissional de Gestão de pessoas
Evolução: 1890 a 1930 → sólida base industrial. Do campo para as cidades. Trabalhadores europeus com conscientização política. 1930 a 1950 → CLT (43); imposto sindical (40). Seção de Pessoal, figura do Chefe de Pessoal → rotinas trabalhistas, obrigações, direitos e deveres dos trabalhadores, disciplina. Administrava papeis e não pessoas. 1950 a 1964 → expansão da indústria. Novas oportunidades de emprego, com maior nível de qualificação, de aspirações e de conscientização. Área de Relações Industriais (chefe de pessoal plus). Década de 60, maior politização → CGT (62). Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

4 O profissional de Gestão de pessoas
Evolução 1964 a 1978 → controle econômico e político da classe trabalhadora. Lideranças sindicais abafadas. Valorização do Administrador como profissional de RH → planificação, tecnologia, profissionais especializados. Alta inflação, mão-de-obra escassa. Movimento operário e maior atenção as determinadas áreas de RH → T&D, Cargos e Salários, Benefícios. 1978 a 1989 → ações reivindicatórias, negociações. Recessão econômica, inflação, desemprego. CF (1988) → carga semanal de 40 horas, ⅓ nas férias. Grandes perdas, diminuição quadros de pessoal, desativação setores de RH. Novas teorias e técnicas gerenciais → descentralização, downsizing, empowerment, excelência, gestão japonesa, just in time, reengenharia, remuneração variável. Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

5 O profissional de Gestão de pessoas
Evolução Década de 1990 → homogeneização cultural; popularização, tecnologias de informação. Globalização. Inicialmente, processo de integração ao mercado mundial → segunda “abertura dos portos”. Cresceu economia informal, migração de trabalhadores para esse mercado sem garantias trabalhistas. Sindicatos → ‘pacto social’, como defesa da mulher (assédio sexual, aleitamento materno), causas sociais. Aumento do salário mínimo, reposição perdas FGTS, reajustes acima da inflação. Áreas de RH diminuíram, menor fluxo contratação, terceirização, desenvolvimento informática. Inovação como tendência administrativa, diferencial na estratégia competitiva (p.59) Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

6 O profissional de Gestão de pessoas
De administrador de recursos humanos para gestor de pessoas Qual o papel a ser desempenhado? Nunca as empresas dependeram tanto das pessoas → excelência organizacional. Função do órgão de gestão de pessoas. Importância do RH definida pelo que é capaz de apresentar → resultados que agregam valor à empresa, clientes e empregados. Desafios competitivos → transições: Operacional → estratégica Administrativo → consultivo policiamento → parceria Foco na atividade → foco nas soluções Ênfase na função → ênfase no negócio Isolamento → benchmarking Eficiência interna → eficiência organizacional Administração de pessoal → gestão de talentos Controle → liberdade Aquisição de novas competências conceituais, técnicas e humanas. Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

7 O profissional de Gestão de pessoas
Novo perfil: Atender usuários internos e externos; Manter-se aberto para novas tecnologias administrativas; Proporcionar empregados capacitados e motivados; Preocupar-se com qualidade de vida; Agregar valores aos empregados, à empresa e aos clientes; Atuar como agente de mudança; Reconhecer pessoas como parceiras da organização; Proporcionar competitividade à organização; Manter comportamento ético e socialmente responsável. Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

8 O profissional de Gestão de pessoas
Papeis do profissional de RH: Comunicador – grupo 1 – Focus – Consultoria de Recursos Humanos, Selecionador – grupo 2 – Upgrade Gestão de Pessoas, Treinador – grupo 3 – Avaliador – grupo Motivador – grupo 5 – Consultoria NG, Líder – grupo Negociador – grupo Coach – grupo (leituras a partir da página 67) Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

9 O profissional de Gestão de pessoas
Consultoria na gestão de pessoas Busca de rapidez – produtos, serviços, entrega, informações, implementação. Trabalhadores sob contrato e temporários. Diversidade sendo encorajada; multifuncionalidade é regra. Assistência técnica em consultores externos. Identifica e analisa problemas: política, organização, métodos; Recomenda ações preventivas e corretivas; Remunerado por hora ou por projeto; Atividade mais constante: age diretamente nos projetos, implementa. Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

10 O profissional de Gestão de pessoas
Modalidades: consultoria organizacional → empresa de pequeno, médio ou grande porte; consultor autônomo → projeto de forma independente; consultor associado → atua onde empresa não tem experiência; consultor exclusivo → projeto especial para determinada empresa; consultor interno → empregado na própria empresa. Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

11 O profissional de Gestão de pessoas
Vantagens e limitações da consultoria interna: Conhecimento da cultura organizacional Diminuição de custos Enriquecimento de função Rapidez na resolução de problemas Proximidade com clientes Acompanhamento constante Resistências internas Envolvimento com empregados Menor grau de liberdade Competições internas Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3 Escolha quatro dos itens ao lado e justifique porque, na sua opinião, eles podem ser (des)vantajosos para a realização de um trabalho com competência e bons resultados para a organização. Grupos de até TRÊS participantes.

12 RH Contemporâneo e Perspectivas
1. Qual o perfil do profissional de RH esperado pelas organizações? 2. Como você se enxerga dentro deste perfil? (em dupla) Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3

13 RH Contemporâneo e Perspectivas
O Profissional de Gestão de Pessoas Fim desta parte. Antonio Carlos Gil, Gestão de Pessoas, cap. 3


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