Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
2
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Deus é a fonte fundamental de toda a verdadeira aprendizagem, ensino e conhecimento. O maior Mestre de todos foi o Senhor Jesus. Seu ensino mudou o mundo.
3
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Grande parte do processo educativo acontece informalmente. Os cristãos têm a responsabilidade de ensinar através do seu falar e da influência das suas vidas. As Igrejas têm a responsabilidade de ensinar seus membros sobre Deus e sua Palavra.
4
OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO Educadores cristãos partilham do mesmo objetivo final: Glorificar a Deus promovendo o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas do seu ser (espiritual, moral, intelectual, social e física) numa relação de amor e conhecimento de Deus, com as outras pessoas e com a criação.
5
OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO Os Educadores cristãos partilham uma visão da educação como sendo para toda a vida
6
OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO Os Educadores cristãos vêem o desen-volvimento do verda-deiro conhecimento e da verdadeira sabedoria como estando intimamente relacionados.
7
OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO Os Educadores cristãos partilham o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a verdade de Deus e da Sua Palavra. 2. Tm. 3:14-17.
8
OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO Os objetivos e estratégias podem diferir de acordo com os diferentes contextos educacionais e culturais.
9
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO
Os métodos e estratégias devem ser baseados na visão cristã da natureza do ser humano, como indivíduos únicos criados à imagem de Deus para um relacionamento de amor com Ele, uns com os outros e com o mundo que Ele criou.
10
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO
Alguns métodos de ensino não devem ser aceitos pelos educadores cristãos na igreja, seja em que contexto for.
11
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO
Alguns métodos de ensino devem ser aceitos pelos educadores cristãos na Igreja Que desenvolvem os relacionamentos; Que produzam a sociabilização das crianças; Que usem a Bíblia como fonte primária da aprendizagem; Que apresentem Jesus como Senhor e Salvador. Centralidade de Cristo.
12
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO
valorizar a verdade acima de tudo em todos os contextos.
13
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO
Humildade deve caracterizar a abordagem dos educadores cristãos em todos os contextos porque somos aprendizes ao mesmo tempo em que somos professores.
14
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO
Oração com e pela criança.
15
CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO O conteúdo é tudo aquilo que os alunos captam em situações de ensino, quer sejam formais ou informais. É particularmente importante que encarnemos a nossa fé de uma forma integral nas nossas vidas como professores.
16
A Bíblia deve ser o centro do no ensino.
CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO A Bíblia deve ser o centro do no ensino. Contudo é importante e necessário a leitura e utilização de livros, revistas e apostilas com conteúdo teológico equilibrado.
17
Todas as coisas estão relacionadas e sujeitas a Deus.
CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO Todas as coisas estão relacionadas e sujeitas a Deus. Como educadores devemos, portanto ajudar nossas crianças a relacionar os conceitos aprendidos e o dia-a-dia, salientando, sempre que possível, os aspectos morais, sociais e espirituais.
18
CONCLUSÃO Glorificar a Deus promovendo o desenvolvimento das crianças em todas as áreas do seu ser , numa relação de amor e conhecimento de Deus, com as outras pessoas e com a criação.
19
CONCLUSÃO Por isso, precisamos de um ensino mais eficaz e contextualizado na Igreja. Neste sentido é de particular importância a formação, a capacitação e o conhecimento dos líderes das igrejas e dos professores cristãos.
20
Seja qual for o contexto as chaves para os educadores cristãos são:
CONCLUSÃO Seja qual for o contexto as chaves para os educadores cristãos são: O poder da oração; A intimidade com a Palavra de Deus; A condução do Espírito Santo; Dependência total do Senhor; Formação e Capacitação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.