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Escola Relações Humanas
Elton Mayo ( ) Reação às teorias de Taylor e Fayol- • Ênfase nas pessoas • Desenvolveu-se a partir do início da década de 30 • Entender como os processos psicológicos e sociais interagem com o trabalho e influenciam o desempenho Homem racional Homem social
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Idéias Centrais • A Teoria das Relações Humanas se deve aos seguintes fatos: 1. Necessidade de humanizar e democratizar a administração, quebrar o excessivo controle hierárquico 2. Desenvolvimento das ciências humanas e sua aplicação na organização industrial 3. Idéias advindas da filosofia e da psicologia( Kurt Lewin- dinâmicas de grupo) 4. Conclusões da Experiência de Hawthorne: Elton Mayo (1927 e 1933)
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Realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas na fábrica da Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne, perto de Chicago, 1927 a 1933 • Coordenação de Elton Mayo A experiência de Hawthorne Grupo de mulheres especialmente selecionadas para a experiência foi colocada numa sala preparada, e o seu comportamento foi cuidadosamente acompanhado, à medida que as condições de trabalho eram alteradas. A descoberta Independente das ações relacionadas às condições de trabalho, melhorando ou piorando-as, a produtividade do grupo,a produtividade individual aumentava; Os integrantes do grupo desenvolveram um moral elevado durante as experiências, o que parecia influenciar positivamente seu desempenho.
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Experimento de Hawthorne (1927 a 1933) • Objetivo inicial: pesquisar a correlação entre a iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção, ou seja, a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores. Conclusão do experimento :demonstrou que entre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com os colegas e os administradores( na época foi revolucionário , nova filosofia de administração, em relação as idéias até então predominantes) O nível de produção depende de normas sociais e da integração do indivíduo em determinado grupo.
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Decorrências da Teoria das Relações Humanas
• Nova linguagem na administração: – motivação; – liderança; – comunicação; – organização Informal; dinâmica de grupo etc -abordagens participativas -preocupação com a satisfação no trabalho - encorajar espontaneidade dos trabalhadores • São contestados os conceitos clássicos de: – autoridade; – hierarquia; – racionalização do trabalho; – departamentalização - Alto grau de especialização do trabalhador. Contribuiu para construir as bases do enfoque comportamental na administração
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CRÍTICAS À TEORIA HUMANISTA
Oposição Cerrada à Teoria Clássica Inadequada Visualização dos Problemas das Relações Industriais Concepção Ingênua e Romântica do Operário-(o homem é motivado basicamente por recompensas sociais e simbólicas, pois as necessidades dos ser humano são mais importantes do que necessidade de ganhar dinheiro) Limitação do Campo Experimental Parcialidade das Conclusões Ênfase nos Grupos Informais
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Diferenças entre as Teorias Clássicas e a das Relações Humanas
Segundo Llatas(2005)
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