A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos"— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Reconhecer aspectos da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação no Ensino Superior Identificar princípios que contribuem para uma avaliação mais eficaz; Decidir acerca da modalidade de avaliação mais adequada com base nos objetivos pretendidos; Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

2 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
AVALIAÇÃO É um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. ( Luckesi, 1978). Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

3 Avaliação na escola, ainda hoje, está voltada
para confirmar o fracasso, sem identificar causa e sanar defasagem do aluno. PEDAGOGIA DO EXAME Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

4 Avaliação da Aprendizagem Escolar
apontamentos sobre a pedagogia de exame Atenção na Promoção Atenção nas Provas Se os alunos estão indo bem nas provas e obtêm boas notas, o mais vai... Os Pais estão voltados para a promoção O sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

5 AVALIAÇÃO TRADICIONAL
Não informa como cada aluno opera a sua aprendizagem ou constrói os conhecimentos. Apenas identifica seus erros e acertos, sem buscar compreendê-los e trabalhá-los. OS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL: Prova escrita ou oral após termino do programa; . Faz-se uma síntese através de uma média; Notação ou apreciação qualitativa (levada ao conhecimento dos pais); Obtenção ou não de um certificado Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

6 PRÓPOSITOS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA FORMATIVA SOMATIVA DIAGNÓSTICA A função diagnóstica, atualmente, detecta o nível geral de conhecimento dos alunos, as suas dificuldades e as medidas necessárias para supri-las. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

7 FORMATIVA Ocorre durante o processo ensino-aprendizagem
“Ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar. É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo. Talvez, então, seria melhor falar em observação formativa do que avaliação”.   Philippe Perrenoud Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

8 SOMATIVA Ocorre no final de uma unidade de ensino, período
ou programa: Fornece informações quanto ao rendimento do aluno em termos parciais ou finais . O ensinar sem o aprender não tem sentido Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

9 INSTRUMENTO DA AVALIAÇÃO
SÃO MEIOS USADOS PARA OPERACIONALIZAR A AVALIAÇÃO Na Avaliação Diagnóstica pode-se utilizar o pré-teste, o teste diagnóstico, a ficha de observação. Na Avaliação Formativa ou de Processo, temos: as observações, os exercícios, os questionários,as dinâmicas, as pesquisas etc. Na Avaliação Somativa ou de Produto Final usa-se, em geral, testes objetivos e os subjetivos. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

10 PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO
É necessário considerar: Habilidades e competências relacionadas ao processo de aprendizagem está relacionada a desenvolvimento: MOTOR COGNITIVO AFETIVO SOCIAL Processo: “ O que avaliar “Para que avaliar “ “Como avaliar “ Resposta ao: “ O que e “ Para Que “ avaliar Deve-se ter como base: objetivos do curso / disciplina - conteúdos programáticos : programas / planos Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

11 Propósitos e objetivos da avaliação tipo de instrumento medida
" Como " avaliar : Deve-se ter como base: Propósitos e objetivos da avaliação tipo de instrumento medida Relação : professor x aluno Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

12 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR: PARA ALÉM DO AUTORITARISMO
Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

13 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
QUESTÃO: Indique as frações correspondentes: RESPOSTA DO ALUNO: a) 2/8 b) 2/4 c) 1/2 CORREÇÃO DO PROFESSOR: a) 6/8 b) 2/4 c) 1/2 Questão que deveria ser elaborada: Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

14 A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE UMA PEDAGOGIA
PARA A HUMANIZAÇÃO: UMA PROPOSTA E ULTRAPASSAGEM DO AUTORITARISMO Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

15 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
" AVALIAR PARA ENSINAR NÃO PARA DAR NOTA " Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

16 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
DO ERRO COMO FONTE DE CASTIGO..... NO PASSADO EM NOSSA PRÁTICA ESCOLAR, CASTIGAVA-SE FISICAMENTE E HOJE ? Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

17 HOJE É USADA A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Vocês vão ver o que é que eu vou fazer com vocês no dia da prova... Se forem bem, neste trabalho, acrescento um ponto na nota para todos os alunos ; se forem mal... Gozação com um aluno que não foi bem; A ridicularização de um erro; A ameaça de reprovação... Teste relâmpago... Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

18 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
PROFESSOR BABINHA Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

19 O USO DO ERRO COMO FONTE DE VIRTUDE
Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

20 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
O USO DE ERRO COMO FONTE DE VIRTUDE ... Tomas Edison Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

21 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
REFLEXÃO Ocorrendo o insucesso ou o erro,aprendamos a retirar deles os melhores e os mais significativos benefícios, mas não façamos dele uma trilha necessária de nossas vidas. Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados. Cipriano C. Luckesi Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

22 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR : UM ATO AMOROSO
Avaliar com amor é crer na capacidade do educando, é estar sempre disposto a dar-lhe outra oportunidade...” Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

23 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR COMO UM ATO AMOROSO
O ato amoroso de avaliar tem a característica de não julgar. A avaliação da aprendizagem escolar como ato amoroso,na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre toda sua experiência de vida. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

24 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
Cuidados necessários com a prática da avaliação escolar: 1)Propiciar a auto compreensão: onde educando e educador sejam aliados na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem; 2)Motivar o crescimento através do reconhecimento de onde está e pela visualização de possibilidades ( evitar comentários desabonadores na hora de devolver as avaliações); Quanto a correção: Não fazer um espalhafato com cores berrantes. Quanto a devolução dos resultados: Devolver os instrumentos de avaliação de aprendizagem aos educandos. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

25 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
PROFESSOR SOFRE !!! Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

26 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
PROFESSOR SOFRE !!! Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

27 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins
PROFESSOR SOFRE !!! Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins


Carregar ppt "OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google