Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathalie Reposa Alterado mais de 9 anos atrás
1
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2003 Apresentador: Prof. Enio Giotto Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
2
UFSM Pontos fortes do Programa 12 Docentes com dedicação exclusiva ao PPGG respondem por 73% de orientações. (Oportunidade a novos doutores participarem de PG) Demanda alta pelo curso - Multidisciplinariedade - Perfil de Candidatos com alta qualificação profissional (+ 50% dos alunos, são profissionais já inseridos no mercado de trabalho) - Procura pelo curso por alunos de diversos países da América Latina ( Bolsas convênio CNPQ) Estrutura Adequada de Salas de Aula, Laboratórios e Equipamentos de alta tecnologia Integração com o Colégio Politécnico- Curso de Graduação em Geoprocessamento. ( Participação na Criação), e no Mestrado Profissionalizante em Agricultura de Precisão Periódico Científico – Revista Geomática QUALIS B3 – vinculada ao programa
3
UFSM Pontos fracos do Programa Baixa Produtividade expressa em artigos publicados em Revistas de conceito Qualis A e B1, por parte do corpo docente vinculado, em contrapartida com alta produção técnica que não é reconhecida como Prod. Científica Projetos desenvolvidos pelos docentes não vinculados a linhas de pesquisa. Grande número de projetos de extensão desenvolvidos pelos docentes e que não são vinculados a pesquisa. Baixa expressividade na participação de alunos na produção científica. Os alunos buscam a titulação Evasão de alunos: O Curso tem conceito 3, e assim alunos fazem créditos no curso e migram para cursos com conceito maior. Falta de financiamento para projetos discentes (O CNPQ não apóia cursos com conceito 3 na região sul). Parte dos docentes não encaminha projetos em função de diversas razões, como por exemplo, são iniciantes em atividades de Pós Graduação, e mesmo no ensino superior
4
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar o Conceito de 3 para 4. ALTA Corpo docente qualificado, infraestrutura física (laboratórios e salas de aula). Forte inserção social do curso (alta demanda de procura). Integração com a Graduação (Tecnólogo de Geoprocessamento). Existência de uma Revista vinculada ao Curso, com conceito atual de Qualis B-3. Número de bolsas Baixa Produtividade Científica em Periódicos qualificados por parte dos docentes do curso. Evasão de Alunos. INPE – Manifestou interesse de implantar um mestrado nesta área em SM. CAPES. Avaliadores que não são da área. 1 Criação do Nível de Doutorado Experiência de parte do corpo docente em orientações, infraestrutura existente Não aumentar o Conceito do curso ou até mesmo fechar 2
5
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estabilizar o corpo docente permanente, com aumento da produção científica individual. Vinculação dos Professores com dedicação exclusiva ao curso. Infraestrutura de pesquisa disponibilizada aos professores, por parte do Curso, do Departamento de Engenharia Rural (70% do corpo docente), e do Colégigo Politécnico da UFSM- Curso de Graduação em Geoprocessamento. Dois Periódicos Científicos vinculados ao Curso. Participação de professores do curso, em outros programas diminuindo a dedicação ao PPGGeomática 1 DP - 2007200820092010 1517 20
6
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estimular o desenvolvimento tecnológico de Softwares e Equipamentos de Geomática Alta: Histórico já existente de desenvolvimento 1 Incrementar o registro de projetos das teses de mestrado em GAPs, com a sua respectiva vinculação a linha de pesquisa, e o acompanhamento de desenvolvimento destes. Alta2 2007200820092010 49 Número de projetos de pesquisa
7
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 : Consolidar a Revista Geomática como meio de publicação científica do curso Alta. Esta crescendo a procura para publicação na revista. Não existe outra similar no Brasil 1 Realizar um evento científico (Seminário/Simpósio/Congresso) por ano, patrocinado pelo curso, com apresentação de trabalhos científicos oriundos de projetos de pesquisa e dissertações defendidas Alta. Anualmente o Curso Promove Eventos Científicos em parceria com o Col.Politécnico 2 2007200820092010 101620 Trabalhos completos em periódicos
8
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Apoiar/Incentivar com recursos a publicação de artigos científicos do corpo discente e docente em periódicos qualis. Apoiar/Incentivar com recursos o desenvolvimento tecnológico de equipamentos e softwares de geomática Alta. Demanda de Sistemas
9
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 50535874 Número de titulados em cada ano 1016117 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reduzir a evasãoNão aumentar o conceito do curso 1 Aumentar o número de bolsas acadêmicas CAPES/CNPQ2
10
UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos91 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 20% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG ------ Demais destinos relevantes dos egressos-Cursos de Doutorado -Mercado de Trabalho
11
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Os alunos relatam que a estrutura física do curso em termos de laboratórios, salas de aula e acervo bibliográfico é adequada. - Alunos com formação profissional de áreas de conhecimento que não contemplam atividades de geomática, enfocam dificuldades de entendimento de conteúdo de disciplinas básicas como Cartografia, Sensoriamento Remoto, GPS, SIG entre outras, o que leva ao desmotivamento. - Alunos com formação profissional de áreas de conhecimento que contemplam atividades de geomática, reclamam que o nível das aulas é baixo, devido obrigatoriamente ao fato de que na mesma turma há alunos com conhecimento básico reduzido ou nulo nas disciplinas.
12
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter atualizados os laboratórios do curso em termos de equipamentos e softwares Recursos de Projetos de Convênios Externos. Consolidação do Curso de Geoprocessamento do Politécnico Recursos Orçamentários do Programa e Depto Eng.Rural
13
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL Meta Viabilidade Ameaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Readequar a grade curricular a uma formação multidisciplinar Alta, em função da experiência acumulada de 7 anos de curso, e conhecimento das dificuldades encontradas. Falta de entendimento por parte do corpo docente com a multidisciplinariedade do programa.
14
UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Aumentar o Conceito de 3 para 4 Consolidar a Revista Geomática como meio de publicação científica do curso Apoiar/Incentivar com recursos a publicação de artigos científicos do corpo discente e docente em periódicos Qualis A e B1 Apoiar/Incentivar com recursos a produção de softwares e equipamentos de geomática Reduzir a evasão PRINCIPAIS METAS
15
UFSM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.