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De 38 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes Aula.

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1 de 38 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes mafm@cin.ufpe.br Aula 02 - Ambiente Java e Delphi http://www.ufpa.br/sampaio/bd2003/lpoo  Prof. Marco Fagundes

2 de 38 2 Roteiro l Por que Java e Delphi? l Histório e Características (Java e Delphi) l Ambiente Java e Delphi l Básico da Linguagem Object Pascal l Básico da Linguagem Java l Passos para Criar uma Aplicação l Tratamento Simples de Entrada e Saída

3 de 38 3 Java e Delphi Por que Java e Delphi? l Java tem adquirido popularidade juntamente com o crescimento da Internet. Considerada uma linguagem ideal para o desenvolvimento de sistemas Web, permite também que se desenvolva aplicação standalone/cliente-servidor modulares e portáveis de forma fácil l Por outro lado o Delphi, é largamente utilizado no desenvolvimento cliente-servidor, o qual possibilita rapidez e facilidade na construção de GUIs (Interfaces Gráficas com o Usuário) bem elaboradas l Em suma, Java e Delphi são linguagens largamente utilizadas no meio acadêmico e industrial, em se tratando de aplicação de conceitos teóricos da orientação a objetos

4 de 38 4 Java l Histórico A Sun Microsystems financiou o projeto Green em 1991 que resultou no desenvolvimento de uma linguagem baseada em C e C++ Com a popularidade da WWW (World Wide Web) em 1993 a equipe da Sun viu o potencial de usar Java para criar páginas Web com o chamado conteúdo dinâmico Em maio de 1995, a Sun anunciou Java formalmente em uma conferência importante l Características Simples e Familiar Orientada a Objetos Robusta Suporte a Programação Concorrente

5 de 38 5 Java Características l Compilada e Independente de Plataforma

6 de 38 6 Java Características l Compilada e Independente de Plataforma Programa Java Compilador Interpretador

7 de 38 7 Delphi l Histórico Pascal foi desenvolvido originalmente por Nicklas Wirth no final dos anos 60, mas é considerada uma das primeiras linguagens da década de 70 Em 1984 a Borland lançou o Turbo Pascal, o qual era superior a muitos compiladores Pascal disponíveis O Object Pascal, como encontrado no Delphi, é um superconjunto da versão anterior do Pascal, Borland Pascal with Objects 7.1 O próprio Delphi foi escrito em Object Pascal e o ambiente inteiro é uma aplicação Delphi l Características Executáveis puros, sem a necessidade de bibliotecas run-time para a distribuição de aplicações Orientada a objetos (Object Pascal) Ferramentas visuais, two-way tools Tratamento de erros com exceções

8 de 38 8 Delphi l Versões do Delphi Standard Professional Client/Servidor

9 de 38 9 Ambiente Java

10 de 38 10 Ambiente Java Preparando o Ambiente Java da Sun l A configuração mínima necessária para a confecção, compilação e execução de programas Java consta do seguinte [herder2]:  Java Development Kit (JDK), obtido gratuitamente do site da Sun (http://java.sun.com) e um editor de textos (e.g., Notepad ou Vi); ou  Um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) para a linguagem Java (e.g., JBuilder, Forte for Java, Visual Café) l O JDK consiste basicamente do seguinte:  API Java: todas as classes e interfaces organizadas em pacotes  As fontes classes, interfaces e métodos da API  Applets demonstrativos com exemplos de utilização  Máquina Virtual Java (java)  Visualizador de Applets (appetviewer)  Ferramentas de desenvolvimento: compilador Java (javac), gerador de métodos nativos C (javah), gerador de documentação (javadoc), jar e etc

11 de 38 11 Ambiente Java Preparando o Ambiente Java da Sun l De posse do JDK deve-se efetuar sua instalação e em seguida configurar a variável de ambiente CLASSPATH, para indicar o caminho para as classes da API. Por exemplo, CLASSPATH=C:\Java\lib\tools.jar;. l Incluir na variável PATH o caminho “java\bin\”

12 de 38 12 Ambiente de Desenvolvimento Delphi Terminologia l Design vs Run time; Formulários; Propriedades; Métodos; Componentes

13 de 38 13 Ambiente de Desenvolvimento Delphi Terminologia l Design vs Run time; Formulários; Propriedades; Métodos; Componentes

14 de 38 14 Ambiente de Desenvolvimento Delphi Convenção de Nomes para Componentes l Uma propriedade que é comum a todos os componentes, é a propriedade NAME. O Delphi sugere nomes para os componentes baseado em seu tipo, inserindo um quantitativo no final. l Alterar o nome do componente torna seu código muito mais legível. Utilize seguintes as regras: Mantenha sempre o mnemônico do tipo como primeira parte do nome do componente Após o nome mnemônico, adicione um nome descritivo indicando o uso do componente Crie mnemônico do componente removendo suas vogais(exceto quando o componente começar com uma vogal ou se esta auxiliar na expressão do seu significado) Retire consoantes duplicadas subsequentemente Caso o nome do componente conflite com outro criado através destas regras, comece adicionando vogais da esquerda para a direita

15 de 38 15 Ambiente de Desenvolvimento Delphi Manipulando Componentes l Inserindo/Excluindo l Movendo (ctrl+seta mov.cursor) l Redimensionando (shift+seta mov.cursor)

16 de 38 16 Ambiente de Desenvolvimento Delphi l Projetos l Units (Arquivos.pas) l Forms (Arquivos.dfm) obs: Convenção de nomes

17 de 38 17 Básico da Linguagem Object Pascal l Arquivo de Projeto program ; uses ; const = ; type = ; var : ; begin ;... end.

18 de 38 18 Básico da Linguagem Object Pascal l Arquivo de Unit interface uses ; const = ; type = ; var : ; implementation uses ; const = ; type = ; var : ; initialization ; finalization ; end.

19 de 38 19 Básico da Linguagem Object Pascal l Relação Projeto/Unit Program Uses... Program Uses... Unit A Unit B Unit C Unit D Unit E

20 de 38 20 Básico da Linguagem Object Pascal l Procedure procedure ( :, : ); const = ; var : begin ;... end; l Function function ( :, : ): ; const = ; var : begin ;... end;

21 de 38 21 Básico da Linguagem Object Pascal l Identificadores: Utilizados para identificar units, procedimento e variáveis (utilizar padrão de codificação) l Literais: Valores utilizados em atribuição, passagem de parâmetro l Variáveis: Posição de memória (utilizar padrão de codificação) Sintaxe declaração: var nome_variável: tipo; Escopo l O escopo de uma variável se refere à visibilidade e tempo de vida. A visibilidade é determinada pelo local onde a variável pode ser acessada(public, private, protected e published). O tempo de vida especifica por quanto tempo ela manterá seu valor e permanecerá acessível Comentários l (*texto*) { texto} //texto Instruções l Simples(;) e Compostas (begin...end;)

22 de 38 22 Básico da Linguagem Object Pascal Tipos Primitivos de Dados Delphi é uma linguagem fortemente tipada Numéricos ( Integer,Longint,Byte, Real, Double ) Boolean (true e false) Char(‘.’) e String (‘...’) Operações: Length(String); Copy(String,IndiceInicial,Quantidade); UpperCase(String); LowerCase(String); Pos(String,SubString); S1 + S2 ou concat(S1,S2); Estrutura de Dados l Array Type TintList = array[1..100] of integer; Para utilizar o array declara-se uma variável=> var arList: TintList;

23 de 38 23 Básico da Linguagem Object Pascal Estruturas de Controle l Estruturas de Decisão if(condição) then...else case of valores: ; else ; end; l Estruturas de Repetição while(condição) do repeat...until(condição) for := to do l Break e Continue

24 de 38 24 Básico da Linguagem Object Pascal l Atribuição (‘:=’) versus Igualdade(‘=’) l Operadores Ariméticos

25 de 38 25 Básico da Linguagem Object Pascal l Operadores Relacionais

26 de 38 26 Básico da Linguagem Java

27 de 38 27 Básico da Linguagem Java Estrutura mínima de um Programa em Java class { public static void main ( ) { } Obs: sensitividade no Java Básico da Linguagem Java l Identificadores: Utilizados para identificar classes, métodos e atributos (utilizar padrão de codificação) l Literais: Valores utilizados em atribuição, passagem de parâmetro l Variáveis: Posição de memória (utilizar padrão de codificação) Sintaxe declaração: tipo_retorno nome_variável

28 de 38 28 Básico da Linguagem Java Escopo l O escopo de uma variável se refere à visibilidade e tempo de vida. A visibilidade é determinada pelo local onde a variável pode ser acessada(public, private, protected e de pacote). O tempo de vida especifica por quanto tempo ela manterá seu valor e permanecerá acessível Comentários l /*texto*/ /** texto*/ //texto Instruções l Simples(;) e Compostas ({...})

29 de 38 29 Básico da Linguagem Java l Tipos Primitivos de Dados Java é uma linguagem fortemente tipada Numéricos (byte, short, int, long, double e float) –obs: Não confundir com as Classes Integer, Double... Boolean (true e false) Char (Unicode - 2Bytes - 32.768 caracteres diferentes - ‘’ ) l Caracteres sem representação visual (‘\’) Ex: \n \t \’ \” \\

30 de 38 30 Básico da Linguagem Java l String Sequência de caracter tratada como unidade única. Java fornece a classe String Exemplo: String s1 Inicialização de String: s = “Bem vindo!!”; ou s = new String(“Bem vindo!!”) s.length(); s.charAt(Indice); s.getChars(IndiceInicial, IndiceFinal, ArrayRetorno, IndiceInicialArray); s1.equals(s2); s1.equalsIgnoreCase(s2); s1.substring(IndiceInicial, IndiceFinal); Concatenando Strings: s1 + s2 ou s1.concat(s2) Métodos diversos: s1.toUpperCase(); s1.toLowerCase(); s1.trim()

31 de 38 31 Básico da Linguagem Java l Estrutura de Dados Array: –Ex: int a[ ] Vector: –Ex: Vector v = new Vector (1) Métodos Principais: v.addElement (el); v.removeElement(el); v.firstElement(); v.lastElement(); v.isEmpty(); v.contains(key)

32 de 38 32 Básico da Linguagem Java Estruturas de Controle l Estruturas de Decisão if if/else switch(variável)...case(valor) l Estruturas de Repetição while(condição) do...while(condição) for (tipo_variável nome_variável_controle = valor_inicial; condição_de_continuação_laço; incremento da variável) l Break e Continue

33 de 38 33 Básico da Linguagem Java l Atribuição (‘=’) versus Igualdade(‘==’) l Operadores Ariméticos l Operadores Relacionais

34 de 38 34 Básico da Linguagem Java l Operadores Lógicos

35 de 38 35 Passos para Criar uma Aplicação l Criar a estrutura de diretórios do projeto l Crie a interface de usuário l Ajuste as propriedades dos objetos da interface l Escreva código para os eventos l Salve o projeto (convenção de nomes) l Teste e depure a aplicação l Crie o programa de instalação da sua aplicação

36 de 38 36 Java e Delphi (Prática)

37 de 38 37 Entrada e Saída de Dados l Exibindo Mensagem para o Usuário Em Delphi Application.MessageBox(,, ); Ex:Application.MessageBox(‘Registro Encontrado.’,’Informação’,MB_ICONINFORMATION); Em Java JOptionPane.showMessageDialog(null,,, ); Ex: JOptionPane.showMessageDialog (null,”Registro Encontrado”,”Informação”,JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); obs: Atentar para sensitividade do Java Delphi Java

38 de 38 38 Entrada e Saída de Dados l Recebendo Entrada de Dados Em Delphi inMsg:= InputBox(,, ); Ex: inMsg:= InputBox(‘Entrada de Dados’,’Digite Código:’,’-1’); Em Java inMsg = JOptionPane.showInputDialog( ); Ex: inMsg:= JOptionPane.showInputDialog(“Digite Código”); obs: Atentar para sensitividade do Java


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