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Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007
PROJETO DE PESQUISA: ANÁLISE E CONTROLE DE CUSTOS NO SETOR DE VAREJO DO GRANDE ABC: DIAGNÓSTICO NO SEGMENTO DE LOJAS DE DEPARTAMENTO. Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007
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Introdução é possível observar que a vocação exclusivamente fabril da região do Grande ABC está sendo modificada pelo forte investimento de grandes, médias e pequenas empresas do setor de serviços. não necessariamente implica no desaparecimento da indústria de manufatura da região
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Introdução latente e urgente a necessidade de formação de recursos humanos qualificados para assumirem posto de gestão dessas empresas ou divisões de empresas de manufatura; para planejar, controlar e melhorar as atividades envolvidas na prestação de serviços;
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Introdução novos desafios para o setor de varejo no Brasil;
a integração crescente da produção de insumos e da distribuição / comercialização de produtos – supply chains, as constantes mudanças nos hábitos dos consumidores;
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Introdução verifica-se um número pouco expressivo de trabalhos que abordam a adaptação das modernas técnicas de gerenciamento (controle de custos, gestão de operações, gestão da qualidade, marketing, etc.) às especificidades deste conjunto de empresas; Um sistema para controle e análise de custos eficiente e confiável é ferramenta indispensável de apoio a decisão gerencial.
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Introdução Um sistema de custo que seja útil deve ser capaz de exercer, no mínimo, as seguintes funções: avaliação dos estoques; determinação da estrutura de custos da empresa e comparação com a concorrência; determinação dos custos operacionais como um dos critérios de fixação de preços; elaboração de orçamentos; análise de rentabilidade das diversas atividades e produtos comercializados; simulações relativas a variações nas condições de compras de matérias-primas, terceirizações, investimentos, eliminação de produtos, etc.
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Objetivos Gerais Pesquisar os sistemas de análise e controle de custos utilizados atualmente nas lojas de departamentos na região do Grande ABC e, a partir da crítica deste estudo inicial e levando em consideração as especificidades das firmas, propor e adaptar metodologias de custeio adaptadas à elas. As pesquisas tendem a privilegiar metodologias que, a princípio, parecem pouco exploradas e que são potencialmente importantes para a solução de suas necessidades.
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Objetivos / Metodologia
1. Revisão bibliográfica dos principais conceitos e metodologias de análise e controle de custos potencialmente aplicáveis; 2. Estabelecimento de uma tipologia para as lojas de departamento visando estabelecer os limites para o trabalho; 3. Diagnóstico sobre o estágio atual da aplicação de metodologias de custeio nas empresas pesquisadas; 4. Considerações sobre o estado atual dos sistemas de custeio no âmbito das empresas pesquisadas e desdobramentos em outras pesquisas para trabalhos futuros.
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Metodologia / Etapas do Projeto
ETAPA 1 - Revisão bibliográfica: ETAPA 2 - Delimitação dos limites do trabalho: ETAPA 3 - Diagnóstico dos sistemas atuais de análise e controle de custos nas firmas estudadas: ETAPA 4 - Tratamento dos dados obtidos e confrontação dos modelos teóricos propostos na literatura versus a situação real nas empresas: ETAPA 5 - Proposição de diretrizes relativas ao desenvolvimento e a implantação de sistemas de custeio:
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Bibliografia BERANGER,P. Les nouvelles régles de la production. Dunod Entreprise, Paris, 1991. BRINSON, J.A. Contabilidade por Atividades, São Paulo, Ed. Atlas, 1996. HORNGREN,C. T. & FOSTER, G. Cost accouting: a managerial emphasis. Prentice-Hall International, Londres, 1991. LEONE, G.S.G. Custos: planejamento, implantação e controle. São Paulo, Ed. Atlas, 1985. O’GUIN, M.C. The complete guide to activity-based costing ,New Jersey, Prentice Hall, 1991. SCRAMIM, F.C.L & BATALHA, M. O. Gestão de Custos Agroindustriais. In: Gestão Agroindustrial , Ed. Atlas, 2007. SLACK,N. [et. al.] Administração da Produção São Paulo, Atlas, 1997.
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