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Comércio Internacional: uma visão geral

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Apresentação em tema: "Comércio Internacional: uma visão geral"— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Internacional: uma visão geral
Capítulo 2 (K&O) Comércio Internacional: uma visão geral Disciplina: Economia Internacional I e 1171 DCO/UEM Prof. Gilberto Fraga

2 Prévia Modelo de gravidade: As fronteiras e os acordos comerciais
a influência do tamanho de uma economia no comércio a distância e outros fatores que afetam o comércio As fronteiras e os acordos comerciais Globalização: passado e presente O padrão mutante do comércio Terceirização de serviços

3 Quem comercializa com quem?
Os maiores parceiros comerciais do Brasil na atualidade (tabela a seguir)

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6 Em 2010 o Japão era 6º Parceiro comercial, trocou com Alemanha.

7 Alunos de InterLab atualizar os dados para 2014!

8 Alunos de InterLab atualizar os dados para 2014!

9 O tamanho importa: o modelo de gravidade
Alguns dos maiores parceiros comerciais do Brasil em 2011 eram também as maiores economias; Esses países detêm o maior produto interno bruto (PIB); O PIB mede o valor de bens e serviços produzidos por uma economia; Por que o Brasil comercializa mais com esses países do que com outros?

10 Na realidade, o tamanho de uma economia está diretamente relacionado com o volume de comércio (importações e exportações); As economias de maior porte produzem mais bens e serviços, portanto têm mais a vender no mercado de exportação; As economias de maior porte geram mais renda com a venda de bens e serviços, portanto sua população pode consumir mais produtos importados; Então: se PIBi/PIBw ≈ Participação do gasto mundial em seus produtos

11 Alunos de InterLab: refazer essa figura com dados do Brasil e seu parceiros do Mercosul

12 O modelo de gravidade (gravitacional)
Outros aspectos além do tamanho importam para o comércio: A distância entre os mercados afeta os custos de transporte e, portanto, os de importações e exportações A distância também pode afetar o contato pessoal e a comunicação, o que pode influenciar o comércio; Afinidade cultural: se dois países possuem laços culturais, é provável que também tenham fortes laços econômicos; Geografia: portos marítimos e a ausência de barreiras montanhosas facilitam o transporte e o comércio;

13 Corporações multinacionais: as empresas que se espalham por diversas nações importam e exportam muitos bens entre suas divisões; Fronteiras: cruzar fronteiras implica formalidades (desembaraços) que consomem tempo e até custos monetários, como as tarifas. Esses custos implícitos e explícitos reduzem o comércio; A existência de fronteiras também pode indicar a existência de línguas diferentes (ver item 2) ou moedas diferentes, qualquer dos quais pode restringir o comércio;

14 Em sua forma básica, o modelo gravitacional pressupõe que somente o tamanho e a distância são importantes para o comércio, da seguinte maneira: Tij = A x Yi x Yj /Dij onde Tij é o valor do comércio entre o país i e o país j A é uma constante Yi é o PIB do país i Yj é o PIB do país j Dij é a distância entre o país i e o país j

15 onde se admite que a, b e c sejam diferentes de 1;
Em uma forma ligeiramente mais geral, o modelo de gravidade comumente estimado é Tij = A x Yia x Yjb /Dijc onde se admite que a, b e c sejam diferentes de 1; - linearizando a eq. acima,... Talvez de modo surpreendente, o modelo de gravidade funciona razoavelmente bem na previsão dos fluxos reais de comércio, como sugere a figura anterior (2.2) representando os fluxos de comércio entre EUA e EU;

16 Distância e fronteiras
Estimativas sobre o efeito da distância do modelo de gravidade prevê que um aumento de 1% na distância entre países está associado a um decréscimo no volume de comércio da ordem de 0,7% a 1%.

17 Além da distância, as fronteiras aumentam o custo e o tempo necessários ao comércio;
Os acordos comerciais entre países visam a reduzir as formalidades e as tarifas necessárias para cruzar fronteiras e, portanto, intensificar o comércio; ? O modelo de gravidade pode avaliar o efeito desses acordos sobre o comércio: um acordo comercial leva a um volume significativamente maior de comércio entre as partes envolvidas do que se poderia supor considerando-se seus PIBs e distância um do outro?

18 O que os fatos mostram: Em 1994, os Estados Unidos assinaram um acordo de livre comércio com México e Canadá, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA, do inglês, North American Free Trade Agreement ); Devido ao NAFTA e à proximidade de México e Canadá dos Estados Unidos, o volume de comércio entre esses países em relação ao PIB é maior do que entre os Estados Unidos e os países europeus (de porte similar).

19 O mundo ficou ‘menor’? De acordo com o modelo gravitacional, o efeito negativo da distância sobre o comércio é significativo, mas diminui no decorrer do tempo, devido aos sistemas modernos de transporte e comunicação; Rodas, velas, bússolas, ferrovias, telégrafo, motor a vapor, automóveis, telefones, aviões, computadores, aparelhos de fax, internet, fibra ótica, computadores de mão, satélites de GPS… são tecnologias que intensificaram o comércio; Outras influencias: a história tem demonstrado que os fatores políticos, como as guerras, podem modificar os padrões do comércio muito mais do que as inovações em transporte e comunicação;

20 Houve duas ondas de globalização
1840–1914: as economias baseavam-se no motor a vapor, nas ferrovias, no telégrafo e no telefone. A globalização foi interrompida e revertida por guerras e a depressão; 1945–presente: as economias baseiam-se nos telefones, aviões, computadores, internet, fibra ótica, computadores de mão, satélites de GPS…

21 O padrão mutante do comércio
Atualmente, que tipos de produto as nações comercializam e como essa composição se compara ao comércio no passado? Atualmente, a maior parte do volume do comércio está nos produtos manufaturados (como automóveis, computadores, vestuário e máquinas); Serviços como expedição, seguro, taxas e gastos de turistas respondem por 20% do volume do comércio; Produtos minerais (como petróleo, carvão e cobre) e agrícolas constituem um parcela realtivamente pequena do comércio;

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23 Países de renda baixa e média também mudaram a composição de seu comércio.
2001, cerca de 65% das exportações dos países de baixa e média renda eram de bens manufaturados e somente 10% de produtos agrícolas. Em 1960, cerca de 58% das exportações dos países de baixa e média renda eram de produtos agrícolas e somente 12% de bens manufaturados.

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25 Terceirização de serviços
A terceirização de serviços ocorre quando uma empresa que presta serviços transfere suas operações a uma localidade estrangeira. A terceirização de serviços pode ocorrer em serviços que podem ser executados e transmitidos por meio eletrônico; Por exemplo, uma empresa pode transferir suas centrais de atendimento ao cliente e suas chamadas telefônicas serem transmitidas de modo eletrônico para uma localidade no exterior.

26 Terceirização de serviços
Atualmente a terceirização de serviços não constitui uma parcela significativa do comércio, mas cerca de 19% dos empregos no setor de serviços são ‘comercializáveis’ e, portanto, têm potencial para serem terceirizados Em comparação, cerca de 12% dos empregos no setor industrial são ‘comercializáveis’ e, portanto, têm potencial para serem terceirizados; Contudo, a maioria dos empregos não são comercializáveis porque necessitam ser executados próximos ao consumidor;


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