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Mudança da Temperatura de Cor de uma Imagem Hildebrando Trannin Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass.

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1 Mudança da Temperatura de Cor de uma Imagem Hildebrando Trannin Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass

2 Definição  Objetivo: implementar um algoritmo para realizar a mudança da temperatura de cor de uma imagem  Entrada: imagem com temperatura atual definida e escolha de uma nova temperatura  Saída: imagem com nova temperatura

3  Objeto que absorve toda luz incidente (preto quando está frio)  Quando quente, emite radiância proporcional a temperatura  Importante propriedade:  Um corpo negro a uma temperatura T, emite os mesmos comprimento de onda e intensidade que estaria presente em um ambiente em T. Corpo Negro 250300350400450500550600650700750800

4 Corpo Negro  Para encontrar a radiância de um corpo negro a uma temperatura T e em um comprimento de onda λ, usamos a lei de Planck.  Utilizamos a fórmula apresentada para encontrar o espectro de luz da nova temperatura da imagem Temos: c 1 = 2πhc 2 c 2 = hc / k Com c = 2.99792458 x 10 8 m.s -1 h = 6.626176 x 10 -34 J.s k = 1.380662 x 10 -23 J.K -1

5 Espectro de radiância  Após encontrar o espectro da nova temperatura, devemos convertê-lo para o sistema sRGB a fim de encontrarmos os seus valores em RGB  Sistema de cores do monitor: mRGB (sRGB)  Etapas de conversão do espectro:  Espectro -> XYZ  XYZ -> mRGB

6 Espectro -> XYZ  nm  0.5 1.0 1.5 2.0 400500600700 * ∫ Utilizamos as fórmulas ao lado para encontrar os valores X, Y e Z a partir de um espectro de luz.

7 XYZ -> RGB  Coordenadas x e y dos fósforos do monitor:  Após alguns cálculos:  Ao final dessa etapa já temos os valores em RGB do espectro da nova temperatura de cor 3.240 -1.537 -0.499 -0.969 1.876 0.042 0.056 -0.204 1.057 RGBRGB = XYZXYZ R G B white x 0.64 0.30 0.15 0.3127 y 0.33 0.60 0.06 0.3290

8 Conversão da Temperatura  Com o RGB da nova temperatura, encontramos um fator de conversão para cada componente do RGB:  Para cada pixel da imagem, foi aplicado o fator em todas as componentes RGB F R = R novo / R antigo F G = G novo / G antigo F B = B novo / B antigo R = F R * R antigo G = F G * G antigo B = F B * B antigo

9 Resultados Esquerda: T original = 2940K T destino = 6500K Direita: T original = 2940K

10 Resultados Esquerda: T original = 5080K T destino = 3500K Direita: T original = 5450K T destino = 3500K

11 Referências  Color Vision and Colorimetry Theory and Applications - Daniel Malacara  http://www.brucelindbloom.com  http://www.graphics.cornell.edu http://www.graphics.cornell.edu  http://www.tecgraf.puc-rio.br/~mgattass http://www.tecgraf.puc-rio.br/~mgattass  http://en.wikipedia.org/wiki/CIE_1931_color_space  http://en.wikipedia.org/wiki/SRGB http://en.wikipedia.org/wiki/SRGB  http://www.brucelindbloom.com/index.html?Eqn_Blackbody.html http://www.brucelindbloom.com/index.html?Eqn_Blackbody.html  http://en.wikipedia.org/wiki/Blackbody


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