A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FMI e Banco Mundial Fundação Armando Alvares Penteado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FMI e Banco Mundial Fundação Armando Alvares Penteado"— Transcrição da apresentação:

1 FMI e Banco Mundial Fundação Armando Alvares Penteado
Finanças Internacionais – 8º semestre Profº Álvaro Roberto L. Bado Gregory Ribeiro Henrique Carvalho

2 Fundo Monetário Internacional
(FMI)

3 História O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 185 países membros; Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra; O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais; O FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

4 Objetivos Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração dos problemas financeiros; Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego, trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; Oferecer ajuda financeira aos paises membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados; Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

5 Dilema de Triffin Criação de uma nova “moeda reserva internacional” para substituir a tradicional dependência com relação a moedas nacionais como reservas internacionais. Moedas Nacionais- Reservas Internacionais- Depósitos em moedas estrangeiras no FMI- Crédito de Depósito. Sugestão de mecanismos para a criação de novas reservas internacionais(DES).

6 Direitos Especiais de Saque (DES)
Foram Criados numa reunião do FMI no Rio de Janeiro em 1967. São uma forma de moeda internacional criada pelo FMI para transações internacionais entre banco centrais. O valor é correspondente à média ponderada das quatro principais moedas internacionais (dólar; euro; iene japonês; libra esterlina).

7 Moeda O ativo financeiro do FMI é o Direito Especial de Saque, criado em 1969, começou a ser utilizado apenas em 1981; Funciona apenas entre bancos centrais e também pode ser trocado por moeda corrente com o aval do FMI; Seu valor é determinado pela variação média da taxa de câmbio dos cinco maiores exportadores do mundo: França (Euro), Alemanha (Euro), Japão (iene), Reino Unido (libra esterlina) e Estados Unidos (dólar estadunidense).

8 Cotas Cada país membro detém no FMI uma cota a ser determinada com base em seus indicadores econômicos, entre eles o PIB. Quanto maior a contribuição ao FMI, maior é o peso do voto nas decisões; O Fundo pode propor um aumento nas cotas de determinado país, mas é necessária a aprovação por 85 % dos votos para qualquer modificação; Os membros que queiram aumentar sua cota devem pagar ao Fundo a mesma quantia em DES correspondente ao aumento;

9 Cotas Os cinco maiores acionistas são: Estados Unidos, Alemanha, Japão, França e Reino Unido; Cada país pode sacar 25 % de sua cota correspondente. Acima deste percentual, é preciso assinar um termo onde se compromete a reduzir o déficit fiscal e promover a estabilização monetária; A partir de 1980, o FMI passa a funcionar como supervisor da dívida externa.

10 Formas de Financiamento
SBA - Acordo Stand-by (Stand-by agreement) - é a política mais comum de empréstimos do FMI. É utilizada desde 1952 em países com problemas de curto prazo na balança de pagamentos. Essa política envolve apenas o financiamento direto de 12 a 18 meses. O prazo de pagamento vai de três a cinco anos. São cobrados juros fixos de 2,22% mais uma taxa variável que pode chegar a 2%; ESF - Programa de Contenção de choques externos (Exogenous Shocks Facility) - Crises e/ou conflitos temporários vinculadas a outros países e que influem no comércio, flutuações no preço de commodities, desastres naturais. Duram de 1 a 2 anos. Foca apenas nas causas do choque. Todos os membros podem pleitear esse empréstimo, mas sob as regras de um Plano de Assistência Emergencial;

11 Formas de Financiamento
EFF - Programa de Financiamento Ampliado (Extended Fund Facility) - Problemas de médio prazo, destinados àqueles países que possuem problemas estruturais no balanço de pagamentos. Procura-se resolver os problemas através de reformas e privatizações. Seu prazo vai de 3 a 5 anos; SRF - Programa de Financiamento de Reserva Suplementar (Supplemental Reserve Facility) - problemas de curto prazo de mais difícil resolução, como a perda de confiança no mercado ou ataques especulativos. Esses empréstimos são pagos em um prazo de até dois anos e, sobre eles, são cobrados juros fixos de 2,22% ao ano mais uma taxa que varia de 3% a 5%;

12 Formas de Financiamento
PRGF - Programa de Financiamento para Redução da Pobreza e Desenvolvimento (Poverty Reduction and Growth Facility) - destinada a países pobres. Está ligada às estratégias de combate à pobreza e retomada do crescimento. É exigido um documento do país membro contendo as estratégias para combate à pobreza. Com taxas de 0,5 % anuais, e podem ser pagos com prazo de 5½ a 10 anos; Assistência Emergencial (Emergency Assistance) - para auxilio a países que sofreram catástrofes naturais ou foram palco de conflitos militares e ficaram economicamente desestabilizados.

13 FMI na Crise Recebeu aportes de recursos que aumentaram a sua capacidade de emprestar dinheiro para países em dificuldades; Antecipação em dois anos da reforma de cotas do FMI – ocorre a cada 5 anos; Reforma do FMI é uma oportunidade para os países emergentes aumentarem a sua participação em um momento em que o papel do Fundo está sendo fortalecido.

14 Banco Mundial

15 Surgiu em 1944 com sua sede hoje em Washington DC
Banco Mundial Surgiu em 1944 com sua sede hoje em Washington DC O Banco Mundial é um provedor de assistência técnica e financeira para países em desenvolvimento. “...Our mission is to fight poverty with passion and professionalism for lasting results and to help people help themselves and their environment by providing resources, sharing knowledge, building capacity and forging partnerships in the public and private sectors.”

16 Braços do Banco Mundial
The International Bank for Reconstruction and Development (IBRD) The International Development Association (IDA) The International Finance Corporation (IFC) The Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA) The International Centre for Settlement of Investment Disputes (ICSID) 186 países membros

17 Robert B. Zoellick

18 Críticas ao Banco Mundial
“Credor de último recurso” Submissão aos critérios do banco Aliança estratégica com Wall Street Interesses políticos e comerciais


Carregar ppt "FMI e Banco Mundial Fundação Armando Alvares Penteado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google