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ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;

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Apresentação em tema: "ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire; Prof.ª Dra.ª Verônica de Azevedo Mazza Introdução: Nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Enfermagem, é sugerido às Instituições de Ensino Superior (IES): “desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional”.(BRASIL,2001), Assim, discutir meios para adequar, melhorar e inovar o ensino em Enfermagem é necessário. Objetivo: Apreender a visão do acadêmico sobre o processo ensino de Enfermagem Pediátrica, no Curso de Enfermagem / UFPR, Curitiba. O perfil dos entrevistados: Resultados: O perfil dos entrevistados: Idade: entre 20 a 25 (70,6%); Formação: quase 30% (10) já possuem curso profissionalizante. DSC: DSC: discursos individuais trabalhados em expressões chaves e ideias centrais e transformados em discursos coletivos na 1ª pessoa do singular. Foram categorizados, de acordo com a essência das respostas. Como foi o aprendizado na Disciplina de EP? Duas categorias: Apresentou qualidades positivas e Apresentou Situações de Insuficiência. Quais eram suas expectativas em EP? Categorias: Aprender (73,5%), Sentimentos negativos (20,6%) e Sentimentos positivos (20,6%). O que contribui para o seu aprendizado? Prática (50%), Professor (29,4%), Teoria (26,5%), O próprio acadêmico (23,5%), Metodologias Ativas (11%), Organização da Disciplina (8,8%). Tecnologias educativas mais utilizadas: aulas práticas, estudos de caso, seminários, aula expositiva, discussão em grupo. O que dificultou o seu aprendizado? Prática (47,5%), Professor (23,5%), Organização da Disciplina (17,6%), Teoria (18,6%), O próprio acadêmico (5,9%), Sem dificuldades (5,9%). O papel do professor é um importante estímulo para a participação ativa do estudante, Considerações Finais: Esta pesquisa trouxe discussões e reflexões a respeito da representação do Ensino de EP para os discentes. O ensino de EP na UFPR foi considerado excelente, mas foram pontuadas situações que podem ser melhoradas, como a aumento de CH (em especial de práticas), campos de prática mais acolhedores, mais estudos de caso e utilização da Plataforma Moodle. Entende-se o processo de formação como dinâmico, contínuo e versátil. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Enfermagem. C.N.E./C.E.S. Seç.1:37; Brasília; 2001. LEVÉFRE, F.; LEVÉFRE, A.M.C. DSC- Discurso do Sujeito Coletivo – Qualiquantisoft® [software de apoio a pesquisas qualiquantitativas, com base na teoria]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo- exploratório. Aplicado instrumento semi-estruturado. O público alvo foram os alunos de Enfermagem da UFPR do 10°, 9° e 8° períodos, no 1º semestre de 2013. O aceite se deu para 52% (34) dos discentes Utilizou-se o Método do Discursos do Sujeito Coletivo, e o software Qualiquantisoft®, para a formatação dos discursos, que tem como base teórica a Representação Social.


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