A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte (1798-1857), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte (1798-1857), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete."— Transcrição da apresentação:

1 POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete / Geiger, 2004)

2 CONCEPÇÃO TRADICIONAL
1-) Caráter conservador CONVENCIONAL : . Visam o aprimoramento físico . Preocupam-se com o biológico . Rendimento motor . Simples reprodutora de movimentos

3 2-) Caráter Progressista
MODERNIZADORA: . Atender as necessidades psíquicas e espirituais . Preocupação com aspectos psicológicos . Atendem os mecanismos biológicos . Tem o rendimento motor atrelado ao aspecto mental

4 Ao caminhar sob as perspectivas tradicionais – tanto conservadora ou progressista, a E. F. segue cumprindo o seu papel de reproduzir os valores culturais e a ideologia dominante

5 AS NOVAS ABORDAGENS Romper com modelos anteriores – que são:
Biologicista – esportivista e tecnicista As novas abordagens estão respaldadas em teorias psicológicas, filosóficas e sociológicas Procurando uma articulação das múltiplas dimensões do ser humano

6 PSICOMOTRICIDADE Foi uma das primeiras referências pedagógicas a ganhar um espaço significativo á contrapor com os modelos anteriores. A proposta tinha por base o desenvolvimento da criança, o ato de aprender e os processos cognitivos, afetivos e motores da aprendizagem

7 Essa abordagem, conhecida como psicomotora, busca a formação integral do aluno, centrada num repertório de atividades motoras direcionadas para o desenvolvimento e aprimoramento das estruturas psicomotoras de base (conscientização e domínio do corpo, desenvolvimento do esquema corporal, domínio coordenado dos gestos e movimentos, estruturação espacial e temporal)

8 A principal crítica dessa abordagem foi de se transformar a E. F
A principal crítica dessa abordagem foi de se transformar a E. F. Apenas num meio para o ensino de outras disciplinas, havendo um “abandono” do esporte, dança, ginástica e jogos. Porém os pontos positivos foram: Integração com a proposta pedagógica da escola. Valorização o processo de aprendizagem, não apenas os gestos técnicos.

9 HUMANISTA Priorizou uma visão extremamente teórico em relação a cultura corporal. O processo de expansão do conhecimento estava basicamente condicionado ao interesse do aluno (dependia de sua iniciativa espontânea)

10 PSICOCINÉTICA Prioriza os primeiros anos de escolarização
Valorização da E. F. como instrumento de Socialização, centrando no ensino das atividades físicas e esportivas * Pedagogia motora das condutas

11 DESENVOLVIMENTISTA Eficiente nas séries iniciais
Classificação hierárquica dos movimentos

12 CONSTRUTIVISTA INTERACIONISTA
Construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo O professor deve respeitar o universo cultural do aluno Explorar as múltiplas possibilidades educativas das atividades lúdicas Propor tarefas desafiadoras

13 DIALÉTICA Processo e arte de se buscar uma verdade pelo diálogo e pela discussão

14 Os adeptos dessa tendência consideram a Educação física como sendo uma força capaz de provocar mudanças sociais e preconizam o desenvolvimento do espírito crítico e auto-crítico.

15 IDEOLOGIA REVOLUCIONÁRIA
O que ou quem provoca mudanças radicais Os alunos devem estar no centro da formação pessoal e a prática do movimento deve levá-lo a novos comportamentos que correspondam a exigências motoras, afetivas e cognitivas de uma sociedade de transformação.

16 BENS CULTURAIS Como a Educação Física é definida como uma ciência do movimento, entende-se que para isso acontecer o ESPORTE, A RECREAÇÃO, e as ATIVIDADES FÍSICAS EM GERAL devem ser compreendidos como bens culturais, fazendo com que a disciplina seja vista como desenvolvimento social.

17 REVOLUCIONÁRIAS Para Medina (1987) atuação dessa abordagem no sentido de auto-realização do ser humano, em conformidade com a construção de uma nova sociedade.

18 CRÍTICO SUPERADORA Discurso da justiça social como ponto de apoio, levantando questões de poder, interesse, esforço e contestação, além de realizar um resgate histórico dos conteúdos e sua contextualização.

19 Partindo-se dessa visão, surge a necessidade de se localizar nos diversos conteúdos (jogo, esporte, dança, ginástica e lutas), os benefícios que poderão trazer ao aluno, além de perceber as possibilidades de utilizá-las como instrumentos capazes de favorecer, a comunicação, o lazer, a expressão de sentimentos e melhoria da saúde.


Carregar ppt "POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte (1798-1857), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google