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UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES CECAMORAES@GMAIL.COM 14/04/2017.

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Apresentação em tema: "UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES CECAMORAES@GMAIL.COM 14/04/2017."— Transcrição da apresentação:

1 UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES 14/04/2017

2 O que é um Modelo? Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo Um modelo é uma simplificação da realidade Um modelo pode ser estrutural ou comportamental 14/04/2017

3 O que é um modelo? 14/04/2017

4 O que é um modelo? 14/04/2017

5 Por que modelar software?
Ajuda a ter uma visão geral do sistema Permite especificar a estrutura e o comportamento do sistema Proporciona um guia para a construção do sistema Documenta as decisões tomadas 14/04/2017

6 O que é a UML? Unified Modeling Language:
...uma linguagem gráfica para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software. ...resultado da unificação das notações utilizadas nos métodos Booch, OMT (Object Modeling Technique) e OOSE (Object-Oriented Software Engineering). ...adotada por grande parte da indústria de software e por fornecedores de ferramentas CASE como linguagem padrão de modelagem. …utilizada com qualquer processo de desenvolvimento 14/04/2017

7 UML A UML é uma linguagem para visualização
No processo de desenvolvimento de sistemas de software, é quase impossível a visualização de toda a estrutura de um sistema sem o uso de modelos A UML fornece os símbolos gráficos para a representação de artefatos de software. Por trás de cada símbolo empregado na notação da UML, existe uma sintaxe e uma semântica bem-definidas. Assim, o desenvolvedor pode usar a UML para escrever modelos, diminuindo a ambigüidade em sua interpretação 14/04/2017

8 UML A UML é uma linguagem para construção
Os modelos de UML podem ser diretamente ”traduzidos” para várias linguagens de programação É possível mapear os modelos da UML para linguagens de programação tais como, Java, C++ e Visual Basic. Realização de uma engenharia de produção: geração de código a partir de um modelo em UML O processo inverso, a engenharia reversa, também é possível, com a reconstrução de um modelo a partir de sua implementação 14/04/2017

9 UML A UML é uma linguagem para documentação
Cada modelo criado é um artefato de software Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência 14/04/2017 14/04/2017

10 Linguagem de Diagramas
Diagramas de Seqüência Diagramas de Colaboração Diagrama de Casos de Uso Modelos Diagramas de Estado Diagramas de Classe Diagramas de Atividade Diagramas de Objetos Ponto de Vista Dinâmico Diagramas de Componentes Diagrama de Deployment Ponto de Vista Estático 14/04/2017

11 Casos de Uso 14/04/2017

12 Casos de Uso Um caso de uso é uma seqüência de ações realizada por um sistema que produz um resultado de valor observável para determinado ator Todos os casos de uso juntos devem descrever a funcionalidade completa do sistema (requisitos) Atores são fundamentais para a descoberta dos casos de uso 14/04/2017

13 Casos de Uso Cenários para os requisitos
Detalhamento dos requisitos para implementação Interação dos atores com o sistema 14/04/2017

14 Casos de Uso Descrição Narrativa
Este caso de uso é responsável por autenticar um usuário do sistema. Pré-condição: nenhuma Pós-condição: um usuário válido é logado e sua sessão é registrada no sistema. Fluxo de eventos principal 1. O cliente informa login e senha. 2. O sistema verifica se o login e a senha são válidos (verifica-se se o login e senha pertencem a uma conta). 3. O sistema registra o início de uma sessão de uso. Fluxos secundários - No passo 2, se o login ou a senha forem inválidos, o sistema exibe uma mensagem e volta ao passo 1. Descrição Narrativa 14/04/2017

15 Diagrama de Casos de Uso
ATOR CASO DE USO ATOR <<estende>> Solicitar histórico do semestre atual Solicitar histórico de todos os semestres Solicitar histórico Estudante Verificar dependências Matricular aluno <<inclui>> Secretária 14/04/2017

16 Atores – Especialização
É possível definir tipos gerais de atores e especializá-los usando o relacionamento de especialização 14/04/2017

17 Atores – Especialização
Na generalização de ator o filho herda o papel que o pai pode desempenhar em um caso de uso Facilita a leitura do modelo de caso de uso 14/04/2017

18 Diagrama de Classes Modelar o vocabulário de um sistema do ponto de vista do usuário/problema ou do desenvolvedor/solução Ponto de vista do usuário/problema – na fase de captura e análise de requisitos, em paralelo com a identificação dos casos de uso Vocabulário do desenvolvedor/solução – na fase de projeto (design) Construído e refinado ao longo das várias fases do desenvolvimento do software 14/04/2017

19 Diagrama de Classes Também serve para:
Especificar relacionamentos e colaborações Especificar esquemas lógicos de bases de dados Especificar visões (estrutura de dados de formulários, relatórios, etc.) Modelos de objetos de domínio, negócio, análise e projeto Base da implementação 14/04/2017

20 Diagrama de Classes 14/04/2017 itens representante de vendas IPessoa
Pedido Cliente -codigo: Integer -nome: String -dataRecebido  faz 1 -endereco: String 0..* -total: Currency -dataPrimeiraCompra: Date -dataUltimaCompra: Date +confirmar() -totalComprado: Currency +cancelar() #creditoPermitido: Currency -calcularTotal():Currency gerarNovoCodigo: Integer #nivelCredibilidade() itens Cliente pessoa-jurídica Item de Pedido Cliente pessoa-física nomeContato: String -quantidade: Integer nome: String telefones[1..10]: String -preco: Currency CPF: String CGC: String -emEstoque: Boolean numCartaoCredito FAX[1..3]: String colocarListaNegra() * representante de vendas Produto Empregado 14/04/2017 IPessoa

21 Diagrama de Objetos Oferece uma visão estática das instâncias (objetos) das classes Registrar os objetos e seus relacionamentos num determinado instante de tempo 14/04/2017

22 Diagrama de Objetos 14/04/2017 * -matrícula: String -nome: String
Professor -codDisciplina: String -descrição: String -codTurma: String Curso -período: Integer Aluno [0..10] ministra [1..5] * [1..3] p1: Professor p2: Professor matricula: " " nome: "Jaelson Castro" c1: Curso c3: Curso : Curso : Curso c2: Curso codCurso: "IF291" codCurso: "IF185" descrição: "MPS" : Aluno descrição: "AER" : Aluno codTurma: I7 codTurma: I6 : Aluno : Aluno : Aluno :aluno Bill Lewinsky matricula: " " :aluno nome: "Nelson Mandella" : Aluno matricula: " " nome: "John Major" 14/04/2017

23 Diagrama de Objetos 14/04/2017

24 Diagrama de Objetos 14/04/2017

25 Diagrama de Sequência Exibe objetos e as mensagens trocadas entre eles ao longo do tempo Retrata a ordenação temporal das mensagens Descreve a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo registra o comportamento de um único caso de uso 14/04/2017

26 Diagrama de Sequência 14/04/2017

27 Diagrama de Sequência 14/04/2017

28 Diagrama de Colaboração
Ilustra o fluxo de troca de mensagens entre objetos Mostram interação entre objetos sem (muita) preocupação com a seqüência das ações São adequados para especificar um processo na lógica do programa 14/04/2017

29 Diagrama de Colaboração
14/04/2017

30 Diagrama de Colaboração
14/04/2017

31 Diagrama de Estados Exibe os estados e as transições entre estes
Modela uma máquina de estados (seqüência do ciclo de vida de um objeto) Especifica as seqüências de estados pelos quais um objeto passa durante seu tempo de vida em resposta a eventos 14/04/2017

32 Diagrama de Estados 14/04/2017

33 Diagrama de Atividades
É um tipo especial de gráfico de estados Exibe o fluxo de atividades no sistema Atividade: operação que resulta na mudança de um estado do sistema Geralmente é utilizado para modelar uma função do sistema 14/04/2017

34 Diagrama de Atividades
Procurar bebida [achou café] H Pessoa [sem café] [sem Coca] [achou Coca] Pegar lata de Coca Beber Adicionar água à máquina Colocar café no filtro Colocar filtro na máquina Ligar máquina Filtrar café Pegar xícara Colocar café na 14/04/2017

35 Diagrama de Componentes
Exibe as organizações e as dependências de um conjunto de componentes de SW Retrata uma visão estática da implementação do SOFTWARE Relacionado com o diagrama de classes classes e interfaces são mapeadas em componentes 14/04/2017

36 Diagrama de Componentes
FormCadastro.html Cadastro.exe Principal.html FormEntrada.html Autenticacao.exe <<link>> Banco Usuários Senhas 14/04/2017

37 Diagrama de Componentes
14/04/2017

38 Diagrama de Implantação
Exibe a configuração dos nós de processamento e dispositivos Retrata uma visão estática da organização do hardware Relacionado com o diagrama de componentes um nó inclui um ou mais componentes 14/04/2017

39 Diagrama de Implantação
servidorWeb Autenticação.exe Cadastro.exe servidorDeArquivos FormCadastro.html Principal.html FormEntrada.html servidorBancoDeDados SGBD O SGBD a ser utilizado ainda não foi escolhido. PC - G309 Nestscape Communicator 5.0 14/04/2017

40 Diagrama de Implantação
14/04/2017

41 PERGUNTAS ??? 14/04/2017

42 Bibliografia The Unified Modelling Language User Guide (Grady Booch)
The Unified Modelling Language Reference Manual (James Rumbaugh) The Unified Software Development Process (Ivar Jacobson) UML Distilled (Martin Fowler) 14/04/2017


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