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PublicouMarianne Barcellos Alterado mais de 9 anos atrás
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 1 Palestra: ITIL: Convergência TI + Negócio com SLM Palestrante: Uires Tapajós – uires.tapajos@companyweb.com.br Desvendando o Modelo ITIL
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 2 O que o Negócio quer da TI?
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 3 Velocidade na Resolução dos incidentes Qualidade na resolução dos incidentes Fora do acordo de nível de serviço Exemplo de Relatório 3% 1% 95% 85% 95% 97%
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 4 ITIL - Information Technology Infrastructure Library É uma biblioteca desenvolvida no fim da década de 80 pelo Escritório de Comércio do governo do Reino Unido que descreve as melhores práticas de gestão para a área de TI. Atualmente mantida pelo governo inglês e pelos seus usuários em todo o mundo.biblioteca
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 5 Biblioteca das melhores práticas 1. Service Support 2. Service Delivery 3. Application Management 4. ICT Infrastructure Management 5. Security Management 6. Planning to Implement ITSM 7. Business Perspective
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 6 ITIL é orientada por Processo Entradas Processos ITIL Saídas Propriedade Objetivos Indicadores Qualidade/ Performance Recursos Papéis (Q/KPIs)
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 7 Gestão por Processos - Disponibilidade é a satisfação do usuário downtime pessoas processos “80% de downtime não planejado é devido as pessoas e processos.” (Fonte: Gartner Group).
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 8 Top Down Visão Top Down na definição da estratégia ONDE QUEREMOS IR? ONDE ESTAMOS AGORA? COMO CHEGAREMOS LÁ? COMO SABEREMOS SE CHEGAMOS? Visão e objetivos dos negócios Avaliação Métricas Estratégia
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 9 Ciclo PDCA – Deming (W. Edwards Deming. 1900-93) Planejar (Plan)Executar (Do) Auditar (Check) Ajustar (Act) Nível de Maturidade Tempo Consolidação do Nível ITIL.
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 10 Service Level Management CapacityManage-mente FinancialManagement AvailabilityManagementContinuityManagement Incident Management ProblemManagement ChangeManagementReleaseManagement Configuration Management Service Delivery Service Support Service Desk OperaçãoTI OperaçãoTI Processos Táticos Processos Operacionais Foco Serviço.
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 11 Aplicativo Infra- estrutura Serviços Negócio Usuários Estratégico Operacional Serviços processonegócios É definido como um conjunto de componentes relacionados fornecidos no suporte a um ou mais processo de negócios. Exemplo: Serviço de Faturamento; Serviço de E-mail...
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 12 Xxx yyy xxxx @@ ♀≥♫♣╩▒ Xxx yyy xxxx @@ ♀≥♫♣╩▒ ĞüđǼǽǾ Ǜ Ǜ ΓΔǾǽщфЮكك غжЯбђјћφδαΰ Está ponte nunca foi construída Está ponte nunca foi construída Enquanto isso em nossos concorrentes!!! SLA promove: Garantia na Qualidade dos Serviços.
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 13 entre SLA É o acordo por escrito entre o departamento de TI e seus clientes, descrevendo todas as características dos serviços que serão entregues. acordado Serviço que pode ser mensurado e acordado com um cliente SLA - Service Level Agreement (ANS - Acordo de Nível de Serviço)
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 14 SLM - Service Level Management – (Gerenciamento do Nível de Serviço)
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 15 Principais atividades
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 16 Estrutura do SLM SLA SLA SLA OLA OLA UC ERP Internet E-mail Desktop WAN LAN Servidor de E- mail Negócios
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 17 ClienteCliente SLA - Service Level Agreement Contrato ANS - Acordo do Nível de Serviço Serviços TI SLM - Service Level Management (Gerenciamento do Nível de Serviço (SLA)) Serviços TI SLM - Service Level Management (Gerenciamento do Nível de Serviço (SLA)) OLA - Operational Level Agreement (ANO - Acordo do Nível Operacional) UC - Underpinning Contracts (CA - contrato de Apoio) INTERNO Fornecedores de serviços e manutenção INTERNO EXTERNO EXTERNO Estrutura do SLM
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 18 Termos Básicos
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 19 Serviços Cliente
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 20 Catálogo de Serviço. Temos serviços de E-mail e outros Catálogo de Serviço. Temos serviços de E-mail e outros Catálogo de Serviços.
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 21 Catálogo de Serviços Cliente A Cliente B Cliente C SLA A2 SLA A3 SLA A1 SLA B SLA C OLA 1 OLA 2 OLA 3 UC 1 UC 2 Serviço n Relacionamento
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 22 Componente Componente Component e Componente Componente Rede MainframeServidor Disponibidade = Mainframe * Rede * Servidor * Desktop Cálculo = 0,98 * 0,98 * 0,975 * 0,96 = 0,8989 Total = 89,89% 98% 98% 97,5% 96% Calculo básico da Disponibilidade - Configuração simples
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 23 Fluxo
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 24 Inicio do SLM Implementação dos SLAs Gerenciamento do Progresso do Processo Revisão Periódica Planejamento Implementação Catálogo Serviços Minuta(draft) Negociar Revisar OLA e UC Aceite SLA Monitoramento Relatório Revisão Revisão SLA, UC e OLA Revisão do SLM Ciclo SLM
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 25 Incident Problem Change Release Configuration Financial Availability Capacity Continuity SLM Usuário SLR SLA Service Level Reporting Ambiente de Produção CMDB Relacionamentos
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 27 Conteúdo SLA
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 28 Conteúdo SLA
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 29 Definição Período de Nível de Serviço
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 30 Monitoramento do SLA
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 31 Disponibilidade Total 100% Tempo Patamar Aceitável AlertaCritico SLA Violado Monitoramento do SLA
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 32 Qual é a diferença do Processo para tratar uma FALHA na Guilhotina e um Notebook?
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 33 Informações de serviço Infra-estrutura operacional Negócios Cliente SLM Níveis de qualidade de serviço - definição de expectativas - percepção do nível de serviço Dados operacionais Relatórios de nível de serviço Serviços Fornecedor Gestão do negócio Toda empresa é cliente e fornecedora de SLA
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 34 Meta extremamente ambiciosa SLA não alinhado com o negócio Falta de Monitoramento (antes/depois) Recurso e Prazo não realistas Objetivos não tangíeis Responsabilidade mal definida Falta de ajuda ao cliente Mudança cultural Sem avaliação periódica Sem plano de Comunicação Ausência da política de melhoria contínua Falhas no SLM
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 35 Alguns Indicadores
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 36 Benefícios
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 37 Benefícios – Painel de Controle.
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 38 Benefícios – Painel de Controle
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 39 Qualidade da entrega dos Serviços de TI (SLA) Resolução dos Problemas (SLA) Serviço de E-mail Gestão Indicadores
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 40 Gestor TI Suporte - 2º Nível SLM ClientesClientes FornecedoresFornecedores Suporte - 1º Nível Gerenciar SLASLA Service Desk SLASLA SLASLA Monitoramento Visão Macro
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 41 ITIL Foundation Certificate in IT Service Management ► 40 questões múltipla escolha (65% acerto, 26 questões) ► 1 hora ► www.Prometric.com www.Prometric.com ► US$ 145,00 Certificação Profissional Simulado GRÁTIS: ITIL www.CompanyWeb.com.br/ITIL
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 42 Mais de 30 Artigos sobre ITIL: www.companyweb.com.br/ARTIGOSDownload: www.companyweb.com.br/DOWNLOADS Palestrante Palestrante : Uires Tapajós – uires.tapajos@companyweb.com.br
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www.CompanyWeb.com.br Download: www.CompanyWeb.com.br/DOWNLOADS 43 Referências ITIL – Service Support ISBN: 0113300158 ITIL – Service Delivery ISBN: 0113300174
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