Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Produção literária no Brasil-colônia
2
Contexto histórico Séc. XVI: a metrópole procurou garantir o domínio sobre a terra, por meio do Governo Geral, do estabelecimento das capitanias hereditárias, do envio de negros da África para povoá-la e de jesuítas da Europa para catequizar os índios.
3
Contexto histórico Séc. XVII: a cidade de Salvador, povoada por aventureiros portugueses, índios, negros e mulatos tornou-se o centro das decisões políticas e do comércio do açúcar. Séc. XVIII: Minas Gerais transformou-se no centro da exploração do ouro e das primeiras revoltas políticas contra a colonização portuguesa.
4
Contexto histórico e literatura brasileira
Embora a literatura brasileira tenha nascido no período colonial, é difícil precisar o momento em ela passou a configurar-se como uma produção cultural independente dos vínculos e da visão lusitana, pois ainda não se haviam solidificado, no Brasil, as condições essenciais para o florescimento da LITERATURA BRASILEIRA.
5
A- existência de um público leitor ativo e influente; B- grupos de escritores atuantes; C- vida cultural rica e abundante; D- sentimento de nacionalidade; E- liberdade de expressão; F- existência de gráficas e da imprensa. Literatura produzida até o final do séc. XVII: manifestações literárias/ecos da literatura do Brasil colonial
6
Produção literária do período colonial criou condições para o nascimento de uma literatura voltada para: A- o espaço brasileiro; B- o homem brasileiro; C- a língua nacional. amadurecimento do espírito da nacionalidade que se evidenciou no século XIX, principalmente após 1822.
8
Nem crônicas, nem memórias, pois não resultavam de nenhuma intenção literária: os escritos dos cronistas e viajantes eram uma tentativa de descrever e catalogar a terra e o povo recém-descobertos. Entretanto, permeava-os a fantasia de seus autores, exploradores europeus que filtravam fatos e dados, acrescentando-lhes elementos mágicos e características muitas vezes fantásticas. Carlos Vogt e José Augusto Lemos - Cronistas e viajantes
9
Literatura de Informação Literatura de Formação
Quinhentismo Literatura de Informação Literatura de Formação Conjunto de relatos de viajantes e naturalistas produzidos de 1500 a 1601. Caráter informativo. Abordagem dos aspectos físicos, étnicos e culturais dos nativos. Referência às atividades colonizadoras. Cartas de viagem, diários de navegação e tratados descritivos. Conjunto de poemas, peças de teatro e cartas escritos por jesuítas com a finalidade de catequizar os gentios. Aspecto didático e doutrinário.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.