Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiuliana Serrao Alterado mais de 10 anos atrás
1
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
2
Inferência, raciocínio, argumento
Inferência é o processo pela qual concluímos algo por meio de um raciocínio. De várias proposições nós inferimos uma conclusão. Inferir é, portanto, chegar a uma resposta a partir de juízos anteriores.
3
Por sua vez, o raciocínio é a operação pela qual o pensamento de duas ou mais relações conhecidas infere uma outra relação que desta decorre logicamente. O raciocínio é, portanto, a ligação das proposições. Por exemplo:
4
Todo metal conduz eletricidade
O ferro é um metal Logo, o ferro conduz eletricidade
5
Nota-se que os juízos estão ligados logicamente formando um raciocínio
Nota-se que os juízos estão ligados logicamente formando um raciocínio. Da ligação dos dois primeiros juízos nós podemos inferir o terceiro que constitui a conclusão.
6
O encadeamento lógico dos juízos compõe o argumento, sendo ele a expressão verbal do raciocínio. Segundo Copi, “um argumento é qualquer grupo de proposições tal que se afirme ser uma delas derivada das outras, as quais são consideradas provas evidentes da verdade da primeira”.
7
Todo argumento tem uma estrutura, não é simplesmente uma coleção de proposições, mas deve possuir premissas como evidência e uma conclusão corroboradora. O argumento, portanto, é uma operação verbal do pensamento que consiste em encadear juízos e deles tirar uma conclusão.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.