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Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte Tecnologia Hipermídia e Multimídia Ambientes e Arquiteturas Hipermídia Profa. Rudson
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Ambientes e Arquiteturas
Evolução das arquiteturas Memex HES (Hypertext Editing System) NLS KMS (Knowledge Management System) Xanadu SDE (Symbolics Document Examiner) Hypercard Mosaic
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Evolução das arquiteturas
Memex Vannevar Bush, 1945 Associações Dispositivo desklike
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Evolução das arquiteturas
Xanadu TED Nelsom, 1965 Toda literatura do mundo armazenada e interlidada Ainda é inviavel!!!
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Evolução das arquiteturas
SDE Symbolic Document Examiner 1982 Comercialmente o primeiro Manual eletrônico do Symbolic
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Evolução das arquiteturas
Hypercard Bill Atkinson, 1987 Distribuído nos Mac’s Ambiente gráfico de programação Ligar vários tipos de arquivo
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Evolução das arquiteturas
Mosaic Tim Berners-Lee, 1991 Navegador da Web Consolidação da hipermídia
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Evolução da web No princípio das comunicações on-line haviam as BBS’s
MUD
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Realidade Virtual Ambientes virtuais Avatar
Inserção de pessoas em ambientes sintéticos (Sutherland) Virtualização (Ellis) Espaço virtual Imagem virtual Ambiente virtual Avatar Representação do usuário
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Realidade virtual Evolução dos Ambientes
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Arquitetura dos Sistemas Hipertexto
Nível de apresentação Interface do usuário Nível de HAM (Máquina de Hipertexto Abstrata) Nós e ligações Nível de base de dados Armazenamento, informação compartilhada e acesso à rede de trabalho
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Arquitetura dos Sistemas Hipertexto
Arquitetura multiníveis Apresentação Usuário HAM Base de dados Criador
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Nível do banco de dados Armazenamento de informação
Possibilidade de recuperar um pedaço específico dela num curto espaço de tempo; Controles de acesso Acesso multi-usuário à informação Segurança
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Nível de HAM Nível onde o sistema de hipertexto determina a natureza básica de seus nós e ligações Nível onde é mantido a relação entre eles Há o conhecimento das formas dos nós e das ligações e sabe-se quais atributos são relacionados a cada um Arquiteturas que representam uma estrutura de nós interligados Derivado do conceito de máquina de estados
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Maquina de Estados Finitos
É uma modelagem de um comportamento, composto por estados, transições e ações
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Nivel de HAM Estrutura da página
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Nível de Interface do Usuário
Responsável pela apresentação da informação na HAM, inclui questões do tipo: Que comandos devem estar disponíveis para o usuário? Como mostrar nós e ligações? Incluir diagramas?
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