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Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)

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Apresentação em tema: "Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)"— Transcrição da apresentação:

1 Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
(Unesp) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja de Santa Croce, está escrito: A História está de luto. Duas figuras aladas, copiadas de um arco-de-triunfo romano, seguram a placa em que foi gravada aquela inscrição. Duas esculturas, representando águias imperiais, símbolos do antigo Império Romano, sustentam o ataúde de Bruni. Completa a decoração a representação, num medalhão, da Virgem Maria com a Criança no colo. A decoração do túmulo de Leonardo Bruni expressa A) a mentalidade renascentista da elite italiana, que enaltece os valores clássicos e a religiosidade cristã. B) a valorização das atividades guerreiras pela burguesia italiana, interessada na unificação política do país. C) a profunda religiosidade cristã dos italianos no final da Idade Média e a sua preocupação com a vida extraterrena. D) o desprezo dos cidadãos das cidades italianas pelo momento histórico em que viviam, conscientes da decadência de sua época. E) o pacifismo inerente ao período da história italiana caracterizado pelas relações de cooperação entre as cidades-estados. Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI) (Unesp) Sobre os humanistas, afirma-se: Eram todos cristãos e apenas desejavam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. Valores esses que exaltavam o indivíduo, os feitos históricos, a vontade e a capacidade de ação do homem, sua liberdade de atuação e de participação na vida das cidades. (Nicolau Sevcenko, O Renascimento.) A partir do texto, caracterize o contexto histórico no qual o humanismo floresceu. Definição: movimento intelectual, artístico e científico que propunha uma retomada dos ideais estéticos e da visão de mundo greco-romano, fazendo uma forte crítica aos ideais medievais.

2 Características retomada da cultura grego romana negação e crítica à Idade Média antropocentrismo valorização do homem racionalismo otimismo individualismo hedonismo naturalismo

3 Itália: o berço do Renascimento
contatos comerciais com Oriente enriquecimento da burguesia cultura urbana herança romana sábios de Constantinopla fogem para a Itália Divulgação invenção da imprensa contatos comerciais papel dos Mecenas (Unicamp Jan07) Em Roma, no século XV, destruíram-se muitos e belos monumentos, sem que as autoridades ou os mecenas se lembrassem de os restaurar. No melhor período desse “regresso ao antigo”, ocorrido durante o Renascimento italiano, não se restaura nenhuma ruína, e toda a gente continua a explorar templos, teatros e anfiteatros, como se fossem pedreiras. (Adaptado de Jacques Heers, Idade Média: uma impostura. Porto: Edições Asa, 1994, p. 111.) a) Segundo o texto, quais foram as duas atitudes em relação à cidade de Roma no Renascimento? b) Explique a importância da cidade de Roma na Antiguidade. c) Por que o Renascimento italiano valorizou as cidades? (Fuvest 07) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à: a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias. b) centralização precoce do poder monárquico nessa região. c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território. d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa. e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

4 Arte Renascentista figuras humanizadas expressão facial ilusão de espaço e movimento individualismo (figuras diferenciadas) tridimensional perspectiva ( figuras com fundo) naturalismo e realismo (ESPM Jul07) As imagens apresentadas devem ser relacionadas a dois grandes artistas renascentistas. A da esquerda foi obra do pintor, arquiteto, escultor, mecânico, urbanista, engenheiro, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, precursor da aviação, da balística, da hidráulica, da ótica e da acústica. A da direita foi obra de um artista dotado de uma versatilidade sem limite, indicado por Bramante para servir ao Papa Júlio II, em Roma, foi imortalizado como um dos maiores pintores da Renascença. Assinale entre as alternativas a que traz, respectivamente, os nomes dos autores das duas obras: a) Rafael e Botticelli. b) Leonardo da Vinci e Rafael. c) Leonardo da Vinci e Masaccio. d) Botticelli e Masaccio. e) Giotto e Pieter Brueghel. (FGV DirNov06) A imagem na página anterior e a imagem acima foram criadas no século XVI, na época do Renascimento, nos estados em que se dividia a Alemanha. Depois de observá-las, em termos gerais e nos seus detalhes, responda as questões. a) Utilizando elementos das duas imagens, explique por que uma das pinturas é representativa do declínio da Idade Média e a outra representa o início dos Tempos Modernos. b) Em relação à Idade Média, que mudanças ocorreram durante o Renascimento nas formas de pensar o corpo humano, o prazer, o lucro, a usura e a ciência? c) Durante o século XVI, o Renascimento, principalmente na Itália, entrou em declínio. Explique as razões desse processo, relacionando-as ao desenvolvimento da Reforma (protestante e católica) e à nova economia criada pelas navegações oceânicas. (Gênios da Pintura) (ESPM Nov06) “Não é propriamente Vênus que nasce no quadro, mas a alma cristã que emerge das águas do batismo.” O texto acima comenta a tela “Nascimento de Vênus”, cuja reprodução apresentamos. Assinale a alternativa que traz o nome do pintor: a) Masaccio. b) Rafael Sanzio. c) Botticelli. d) Giotto. e) Leonardo da Vinci.

5 (Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.)
(Unesp) Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real. (Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.) O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde A) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas. B) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico. C) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja. D) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza. E) à defesa da superioridade da cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais. Renascimento na Ciência (Fuvest 06) Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que a) contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição. b) constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo. c) fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica. d) perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia. e) harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.


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