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O AMBIENTE DE MARKETING
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Introdução Atores e forças externas afetam diariamente a capacidade que a empresa tem de manter contato com os consumidores. Tais forças podem ser consideradas como oportunidades ou ameaças, dependerá da empresa como e quando absorvê-las. A mudança deve ser o centro das atenções dos profissionais de Marketing. As forças podem vir de dois ambientes: um macro e outro micro.
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Micro-ambiente e Macro-ambiente
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Fatores que (des)equilibram
As empresas precisam ser flexíveis de forma a conseguir o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado. Esse processo de equilíbrio acontece no ambiente de marketing. Há uma série de importantes fatores que afetam a maneira como o equilíbrio é conseguido. 1. Preferências locais e culturais 2. Políticas governamentais 3. Concorrência 4. Novas tecnologias 5. Mudança nos padrões de distribuição
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Preferências locais e culturais
Alguns consumidores têm preferências ou aversões a determinados produtos por tradição ou razões culturais.
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Políticas governamentais
Os programas econômicos, políticos ou ambientais praticados em determinados locais podem viabilizar investimentos naquela área.
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Concorrência Assim como na física o mercado também é regido por uma das mais importantes leis, a terceira Lei de Newton: “toda ação corresponde a uma reação ...”. A concorrência é um retrato dessa lei.
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Novas tecnologias Com o avanço da tecnologia os produtos vêm melhorando, sendo modificados e até mesmo sendo substituídos.
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Mudanças nos padrões de distribuição
Buscando atender aos clientes mais rápido e de forma menos onerosa, as empresas estão se adaptando às suas necessidades de não-deslocamento por falta de tempo.
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Análise PFOA As Potencialidades e fragilidades referem-se à empresa e aos seus produtos, ao passo que as oportunidades e ameaças comumente são tomadas como fatores externos sobre os quais a empresa não exerce controle. POTENCIALIDADES FRAGILIDADES Aquilo que a empresa possui de melhor para agregar valores ao seu produto. Aquilo em que a empresa precisa melhorar para agregar valores ao seu produto. OPORTUNIDADES AMEAÇAS São fatores externos que podem ser explorados a favor da empresa. São fatores externos que podem representar perigo à empresa, agora ou no futuro.
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Marketing de gerações Baby-boomers Geração X Echo-boomers (geração Y)
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