A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração e Projeto de Redes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração e Projeto de Redes"— Transcrição da apresentação:

1 Administração e Projeto de Redes
Material de apoio Protocolo TCP Cap.5 14/02/2010

2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores da disciplina irão focar alguns dos tópicos da bibliografia assim como poderão adicionar alguns detalhes não presentes na bibliografia, com base em suas experiências profissionais. O conteúdo de slides com o título “Comentário” seguido de um texto, se refere a comentários adicionais ao slide cujo texto indica e tem por objetivo incluir alguma informação adicional aos conteúdo do slide correspondente. Bibliografia básica: KUROSE, James F.; ROSS, Keith. Redes de Computadores e a INTERNET - Uma nova abordagem. Pearson. : , 2004.

3 Introdução ao TCP/IP Transmission Control Protocol/ Internet Protocol (TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados para a troca de dados entre computadores em ambientes de redes locais ou remotas. As especificações dos protocolos TCP/IP são públicas e genéricas, o que permite sua implementação por diversos fabricantes. O Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP) utiliza-se de dois diferentes protocolos: TCP: camada de transporte. IP: camada de rede. O modelo TCP/IP é similar ao modelo OSI.

4 Protocolo TCP/IP Modelo TCP / IP Modelo OSI TCP IP

5 Protocolo TCP/IP Camada 1 – Acesso à Rede
A camada de Acesso à Rede ou Interface de Rede, consiste dos processos de acesso à rede física. Esta camada interage com o hardware, permitindo que as demais camadas do modelo TCP/IP sejam independentes do meio físico ou do hardware utilizado na comunicação. Camada 2 – Internet A camada de Internet ou camada de Rede, é responsável pelo endereçamento dos equipamentos envolvidos na comunicação de rede e pelo roteamento dos dados pelas diversas redes que eles atravessarão. O IP – Internet Protocol é o principal protocolo dessa camada.

6 Protocolo TCP/IP Camada 3 – Transporte
A camada de Transporte fornece serviço de entrega de dados fim-a-fim (host-a-host). São dois os protocolos desta camada: TCP – Transmission Control Protocol: é um protocolo orientado a conexão e garante a entrega dos dados, corretos e na mesma sequência em que foram transmitidos. UDP – User Datagram Protocol: não é orientado a conexão, não garante a entrega dos dados, mas gera menos sobrecarga (overhead) que o TCP.

7 Protocolo TCP/IP Camada 4 – Aplicação
A camada de Aplicação fornece serviços as aplicações e processos que utilizam a rede. Qualquer usuário pode criar suas aplicações, pois o TCP/IP é uma arquitetura aberta. Exemplos de protocolos de aplicação são: HTTP – Hyper Text Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Hipertexto, Internet. FTP – File Transfer Protocol, Transferência de Arquivos. SMTP – , Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Mail. POP – , Post Office Protocol, Protocolo de Correio.

8 Portas TCP - Conceitos O uso do conceito de portas permite que vários programas estejam em funcionamento, ao mesmo tempo, no mesmo computador, trocando informações com um ou mais serviços/servidores. As portas TCP são identificadas entre 1 a (2^16). Cada porta pode ser usada por um programa (processo) ou serviço diferente. Portanto, teoricamente seria possível ter até serviços diferentes ativos simultaneamente em um mesmo servidor, usando um endereço IP válido. As portas TCP de 1 a 1023 são reservadas para serviços mais conhecidos e utilizados. Além do endereço IP, qualquer pacote que circula na rede precisa conter também a porta TCP a que se destina. É isso que faz com que um pacote chegue até o servidor Web e não ao servidor FTP instalado na mesma máquina.

9 Portas UDP Além das portas TCP, temos o mesmo número de portas UDP. Embora seja um protocolo menos usado que o TCP, o UDP continua presente nas redes atuais pois oferece uma forma alternativa de envio de dados, onde ao invés da confiabilidade é privilegiada velocidade e simplicidade. Vale lembrar que, tanto o TCP, quanto o UDP, trabalham na camada 4 do modelo OSI (Transporte). Ambos trabalham em conjunto com o IP, que cuida do endereçamento de rede.

10 Portas UDP O conceito de porta UDP é idêntico ao conceito de portas TCP, embora tecnicamente existam diferenças na maneira como as portas são utilizadas em cada protocolo. A idéia é a mesma, por exemplo, se um usuário estiver utilizando vários programas baseados em UDP, ao mesmo tempo no seu computador, é através do uso de portas, que o sistema operacional sabe a qual programa se destina cada pacote UDP que chega. O lado do host de cada programa que usa UDP “escuta” as mensagens que chegam no seu número de porta conhecido. Todos os números de porta de servidor UDP menores que (e alguns números mais altos) são reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA, autoridade de números atribuídos da Internet).

11 Comparação entre TCP e UDP
Geralmente, as diferenças na maneira como UDP e TCP entregam os dados assemelham-se às diferenças entre um telefonema e um cartão postal: O TCP funciona como um telefonema, verificando se o destino está disponível e pronto para a comunicação. O UDP funciona como um cartão postal — as mensagens são pequenas e a entrega é provável, mas nem sempre garantida. 11

12 Comentário: Portas: Exemplos
Exemplos da portas mais comuns estão na tabela abaixo: Número de porta TCP Descrição 21 – FTP Servidor FTP – File Transfer Protocol 23 – TELNET Servidor Telnet 25 – SMTP SMTP – Simple Mail Transfer Protocol (Envio de ) 53 – DNS Transferências de zona DNS (Domain Name System, sistema de nomes de domínios) 80 – HTTP Servidor da Web (HTTP, Hypertext Transfer Protocol, protocolo de transferência de hipertexto) 12

13 Comentário: Comparação entre TCP e UDP
Portas: de 1 até 65535 Portas: (idem ao TCP) de 1 até 65535 Serviço orientado por conexão; uma sessão é estabelecida entre os hosts. Serviço sem conexão; nenhuma sessão é estabelecida entre os hosts. Garante a entrega através do uso de confirmações e entrega seqüenciada dos dados. Não garante ou confirma a entrega ou seqüência os dados Os programas que usam TCP têm garantia de transporte confiável de dados. Os programas que usam UDP são responsáveis por oferecer a confiabilidade necessária ao transporte de dados. TCP é mais lento, necessita de maior sobrecarga e pode oferecer suporte apenas à comunicação ponto a ponto. UDP é rápido, necessita de baixa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação ponto a ponto e ponto a vários pontos Quando usar o TCP: Banco de Dados; Envio e recebimento de s; FTP; Acesso à internet via HTTP; Quando usar o UDP: Fluxo de Dados em Real Time: Multicasting: Broadcasting; DNS E no geral, serviços que admitem certa perda de dados; Exemplos: E-commerce; (Submarino, Saraiva, etc) Webmail; Jogos on-line; Exemplos de uso: Youtube, e outros serviços de streming tanto de áudio, quando de áudio e vídeo; P2P; Skype, e inúmeros serviços de VOIP; 13

14 Segmentos TCP e UDP TCP UDP


Carregar ppt "Administração e Projeto de Redes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google